Setores como o alimentar, farmacêutico, químico e automóvel consumem mais água que outro tipo de empresas. Esta situação leva a altos custos mensais nas contas da empresa, uma vez que o pagamento da fatura da água potável é essencial para a empresa continuar a operar. Por isso, é extremamente importante saber como as empresas podem poupar água na indústria.
As medidas que adotarem terão um impacto positivo nos custos e também na imagem que querem que os clientes tenham da empresa, pois perante o mundo, esta será uma entidade socialmente responsável.
Para saber como poupar água na indústria, devemos realizar um estudo que mostre a quantidade de água que usamos e consumimos, bem como para que é usada. Isto inclui determinar os horários de maior consumo, quem a utiliza e quais zonas ou departamentos mais precisam deste recurso. Em geral, os locais com maior consumo de água são sistemas de refrigeração, sistemas de aquecimento, manutenção de equipamentos…
Um estudo que indique como poupar água na indústria também pode nos ajudar a determinar a existência de problemas de fugas e infiltrações, bem como uso inadequado ou excessivo de água por parte do pessoal, já que parte da poupança de água se deve a uma contribuição da força de trabalho de todos que deve ser somada a estratégias e equipamentos que permitam a reciclagem.
Outra forma de poupar água na indústria é através da implementação de evaporadores industriais dentro das instalações. Esses sistemas têm capacidade para tratar águas residuais industriais até que se encontrem 95% purificados, o que permite reaproveitá-la para outros processos produtivos com desperdício ‘zero’ nos esgotos, lagos ou rios. Se a empresa usa substâncias tóxicas muito fortes, os evaporadores são uma excelente opção, pois são ideais para lidar com metais pesados e substâncias altamente poluentes presentes nas águas residuais.
A análise da pegada hídrica é um aspeto fundamental em qualquer empresa. O que significa isto? Pois bem, cada entidade deve ter conhecimento do impacto das suas ações no uso que dá à água. E deve agir em conformidade, tendo sempre em mente a poupança deste recurso.
Quanto à parte interna da empresa, são muitos os passos a seguir, do ponto de vista da infraestrutura. Estes são apenas alguns deles:
Existem diferentes formas de promover ações de cuidado com a água de forma mais efetiva, oficial e certificada. Uma delas é a implementação da norma de qualidade ambiental ISO 14001.
Qualquer empresa pode aceder à sua certificação e implica a aprovação de um Sistema de Gestão Ambiental através da aplicação dos requisitos contidos na referida norma reguladora. Esta certificação também é conhecida como “selo verde”.
Vivemos numa era em que a preocupação pela gestão de recursos naturais tem sido um tema que marca a atualidade. De uma forma geral, tanto as empresas de água, energia, e outras que fazem parte da indústria, têm levado a grandes campanhas apelando à redução dos consumos, tanto em casa, como nas empresas. Na verdade, o caminho a percorrer é longo, mas nunca é tarde para aplicar novos hábitos no nosso dia a dia. Por mais insignificante que possa parecer, cada gota de água conta.
www.intermetal.pt
InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa