Atlas Copco Rental: ar comprimido
Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

CHETO aposta em monitorização avançada e manutenção preventiva com apoio do INEGI

06/04/2022
As tecnologias de monitorização avançada e manutenção preventiva são dois dos pilares da indústria 4.0, com enormes benefícios quer para os sistemas de produção quer para os modelos de negócio. Processos mais eficientes, minimização de down-time, e acesso a diversas informações para apoiar a tomada de decisão, são algumas das muitas vantagens.
Imagen

Ciente desta realidade, e da sua importância para a competitividade, a CHETO, fabricante de máquinas de furação profunda, furação, fresagem, roscagem, e mandrilagem, desafiou o INEGI a apoiar a integração de uma plataforma informática central e um módulo de sensores a aplicar nos seus produtos.

Como explica Luís Moreira, responsável pelo projeto no INEGI, “o objetivo é desenvolver as competências e soluções para capacitar os produtos da CHETO - quer novos ou em catálogo - com tecnologias que permitam obter, trabalhar e comunicar informações relevantes à saúde da máquina, sem afetar o seu normal funcionamento”.

Como parceiro tecnológico INEGI vai apoiar integração de tecnologias 4.0

Tendo por base a integração de um módulo de sensorização e processamento local, e uma plataforma de IIoT (Industrial Internet of Things) para gerir os equipamentos a ela ligados, a CHETO conta com o apoio do Instituto para criar uma nova solução de monitorização a integrar nos produtos, mas também de um novo serviço. Verificação do histórico de dados do sistema, alertas automáticos de falhas e análise preditiva dos seus equipamentos, são algumas das funcionalidades que os clientes poderão adquirir, na lógica de Software-as-a-Service, para tomar melhores decisões a nível do planeamento da manutenção.

O projeto arranca com o mapeamento das principais avarias e falhas dos sistemas CHETO, tarefa a cargo do INEGI. A equipa do Instituto vai também apoiar o desenvolvimento de módulo de sensorização para captar fenómenos que originam avaria e necessidade de manutenção, nos domínios da vibração e ruido, movimento linear e/ou angular relativo, temperatura e assinatura térmica, forças e pressões.

Este apoio estende-se também ao estudo e seleção sistemas de edge computing para análise da informação proveniente dos sensores, e da plataforma IIoT e forma de implementação das funcionalidades de manutenção preditiva. Por fim, dará suporte também à construção do sistema piloto.

O projeto CHETO_IIoT é cofinanciado pelo FEDER através do Programa Operacional Regional do Norte 2020, e pela União Europeia através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

REVISTAS

Exponor - Feira Internacional do PortoWalter Tools Ibérica, S.A.U.norelemSiga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterMetal

    24/04/2024

  • Newsletter InterMetal

    17/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.intermetal.pt

InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Estatuto Editorial