Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa
A Tornos Technologies rompe alguns dos mitos sobre ambas as tecnologias

Torno multifusos e fresagem: dois conceitos incompatíveis?

11/03/2022
O mundo das máquinas de grande produtividade divide-se em duas grandes famílias: as máquinas de transferência e os tornos multifusos.

Em geral, as máquinas de transferência são mais indicadas para realizar tarefas complexas e, na maioria dos casos, são utilizadas para maquinar peças sujeitas num sistema de fixação, pinça ou prato de garras.

Tradicionalmente, as máquinas multifusos são mais indicadas para maquinar peças menos elaboradas, por exemplo, de material em barra. Mas, ainda é assim? O que acontece caso se unam as capacidades de fresagem de uma máquina de transferência com uma máquina multifusos? A Tornos apostou nesta solução híbrida e explica-nos porquê.

Imagen

MultiSwiss: Flexibilidade como principal vantagem

As máquinas MultiSwiss dispõem de uma zona de maquinação modular que permite equipá-las com distintas opções, incluindo numerosas unidades de ferramentas giratórias utilizadas para realizar tarefas de fresagem. A zona de maquinação é muito espaçosa, ventilada e bastante ergonómica, o que permite ao operador entrar na máquina para realizar os trabalhos de afinação necessários. Graças a estas características, estes equipamentos são, hoje, reconhecidos pela sua elevada flexibilidade.

Tanto na Europa como na América ou na Ásia, cada utilizador chega à mesma conclusão: a máquina pode ser afinada de forma tão rápida como um torno mono fusos. Por outro lado, a sua produtividade é 5, 6 ou até 8 vezes superior. As MultiSwiss permitem um maior nível de produção, melhorando ao mesmo tempo de forma drástica a qualidade da peça. Devido ao seu sistema de rolamentos hidrostáticos, o fuso é extremamente estável, independentemente da carga.

Esta estabilidade tem um efeito positivo na vida útil das ferramentas: quanto mais duro for o material, de melhor forma a máquina pode provar a sua eficácia. O transportador de peças e os dispositivos periféricos fornecidos com a máquina permitem levar a cabo uma produção ininterrupta durante horas. A máquina pode ser equipada com um número impressionante de opções para satisfazer todas as necessidades. As soluções oferecidas vão desde um carrossel para descarregar peças em diferentes células de automatização e robôs de carga até um armazém de barras com o qual é possível carregar várias toneladas de material.

A máquina MultiSwiss pode ser equipada com um grande número de porta-ferramentas e é extremamente flexível

A máquina MultiSwiss pode ser equipada com um grande número de porta-ferramentas e é extremamente flexível.

Para além disso, permite montar ferramentas giratórios frontais e radiais...
Para além disso, permite montar ferramentas giratórios frontais e radiais. As bases estão equipadas com um sistema de substituição rápida, pelo que é possível reconfigurar completamente a máquina em menos de 4 horas.

Um sistema cinemático económico

Graças à cinemática, em particular à cinemática da MultiSwiss 8x26 com os seus 6 eixos Y, é possível ir mais longe. Como os carros estão instalados nos eixos X e Y correspondentes, é possível executar operações de maquinação em conjunto com o eixo Z do fuso. Desta forma, elimina-se a necessidade de desenhar as ferramentas adequadas para realizar operações de fresagem num torno multifusos. Isto é possível com o novo sistema de fresagem de cabeçote múltiplo desenhado exclusivamente para as máquinas MultiSwiss.

Com este sistema é possível instalar até três ferramentas de fresagem por carro. Deste modo, a máquina pode ser equipada com 15 ferramentas giratórias de perfuração ou fresagem transversais e cinco ferramentas de perfuração ou fresagem para operações de maquinação frontal. Assim, é possível realizar um grande número de operações de fresagem num torno MultiSwiss que, de outro modo, teriam de ser realizadas numa máquina de transferência.

Além disso, a máquina mantém as vantagens de maquinação em barra, o que simplifica a logística de fornecimento contínuo de material.

Para além da sua elevada produtividade e qualidade de processos, a máquina é extremamente precisa. Graças à sua tecnologia de alta precisão por controlo numérico, o posicionamento de cada eixo tem uma precisão de aprox. 0,015 mm.

O vídeo abaixo mostra uma MultiSwiss 8x26 em pleno funcionamento.

A peça ideal para um torno MultiSwiss

A Tornos oferece uma solução de elevada produtividade, flexibilidade e facilidade de utilização para o acabamento completo de uma ampla gama de peças como, por exemplo, cilindros de fecho. O resultado final: peças de elevada qualidade, sem necessidade de realizar operações secundárias. Tempo de ciclo: de 12 a 20 segundos, dependendo da peça.

REVISTAS

norelemWalter Tools Ibérica, S.A.U.Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterMetal

    17/04/2024

  • Newsletter InterMetal

    10/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.intermetal.pt

InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Estatuto Editorial