Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

O crescimento da digitalização com a indústria 4.0

Jerry Huang, senior director Global Market Development na Getac

02/03/2022
Assistimos a um crescimento na digitalização da Indústria 4.0, o que teve um impacto significativo no setor da manufatura. A mudança dos métodos tradicionais, baseados em papel, para soluções digitais está a ajudar a indústria a tornar-se mais eficiente em muitas áreas e está também a ajudar a reduzir os custos de produção, tornando-se assim mais eficiente operacionalmente.
Imagen

Um quarto dos fabricantes americanos acredita que a digitalização pode reduzir os custos em 30%. Isto aumentou significativamente a importância de as indústrias utilizarem as ferramentas certas para terem sucesso desta transição. Na Getac, realizámos recentemente um estudo com a Statista para analisar os vários desenvolvimentos da digitalização e como isto está a influenciar o futuro da manufatura.

Inteligência artificial, realidade aumentada e automatização estão entre os processos de digitalização que permitirão uma mudança no setor da manufatura, a fim de enfrentar os desafios de amanhã.

Inteligência Artificial para a Indústria 4.0

A estimativa da utilização da inteligência artificial em todas as indústrias de manufatura deverá crescer a uma taxa anual de 57,2% nos próximos 5 anos e, até 2026, o mercado deverá valer 14,02 mil milhões de euros.

Por conseguinte, os fornecedores de TI devem assegurar que o seu equipamento seja capaz de apoiar aplicações industriais especializadas y de ajudar a integrar mais tecnologias no processo de manufatura.

Uma utilização a cada vez maior da realidade estendida

A realidade aumentada, por vezes denominada realidade XR ou realidade cruzada, refere-se a tecnologias que criam ambientes e objetos gerados por computador. Estas diferentes tecnologias são distinguidas e definidas em primeiro lugar pela relação que criam entre o mundo Real e o Virtual. Enquanto em realidade aumentada o utilizador observa objetos virtuais que complementam o mundo real, a realidade virtual mergulha o utilizador num ambiente puramente virtual. O mercado da realidade aumentada está em expansão a nível mundial e espera-se que atinja um total de 29,39 mil milhões de euros em 2023, um aumento de 170% em apenas 2 anos. Os EUA e a Europa representarão 60% do mercado.

A utilização destas tecnologias avançadas requer tempos de latência muito baixos. É por isso que é imperativo que os fornecedores de computadores portáteis e tablets equipem os seus dispositivos com tecnologias avançadas, como a LiFi. A LiFi (do termo inglês Light Fidelity) é uma tecnologia de comunicação sem fios baseada na utilização de luz visível, ao contrário do Wi-Fi qui utiliza uma parte de rádio do espectro eletromagnético. Esta tecnologia tem muitas vantagens: a luz não interfere com as frequências de rádio, o que garante que a LiFi é compatível com as tecnologias de rádio (Wi-Fi, 3G, 4G etc.). Além disso, a luz, ao contrário das ondas radio, não pode passar através das paredes, o que garante a partição e a segurança dos dados de ambos lados das paredes.

Automatização da indústria de manufatura

A utilização de robôs e automação tornou-se uma realidade em muitos sectores, por exemplo, na Alemanha, estima-se que 59% das indústrias de manufature utilizam estes processos. O mercado mundial da robótica deverá crescer 20% anualmente nos próximos 5 anos e 9% por ano para a automatização, entre 2018 e 2025. Prevê-se que o volume total seja de cerca de 62,13 mil milhões de euros até 2026.

Ao equiparem-se com a ferramentas certas, tais como ferramentas TI robustas, resistentes a ambientes difíceis planeamento de recursos empresariais, gestão de chão de fábrica e sistemas de execução de manufatura, as indústrias de manufatura podem racionalizar as suas operações e assim reduzir significativamente os custos para tirar o máximo partido destes desenvolvimentos tecnológicos.

Cada crise e revolução técnica levou a grandes transformações que forçam e empurram a sociedade para o progresso. Dentro deste novo modelo industrial, a pandemia de coronavírus acelerou a implantação da digitalização e as organizações reconheceram em primeira mão como a sua produtividade e rentabilidade podem ser aumentadas e melhoradas graças à tecnologia. Para concluir, apesar dos diferentes campos de possibilidades oferecidas pela digitalização na indústria de manufatura, a IA ou realidade virtual ainda não expressaram todo o seu potencial no mercado e ainda existem grandes disparidades.

Com o tempo, tecnologias mais eficientes, com meios de transmissão inovadores, permitirão uma comunicação mais eficiente com um nível de segurança mais elevado; tudo isto exprimindo ao mesmo tempo a agilidade necessária para se adaptarem ao seu ambiente. Como resultado disso, veremos mais soluções informáticas a serem utilizadas regularmente dentro do ambiente de fabrico. É também crucial assegurar que o equipamento TI utilizado é robusto e capaz de funcionar bem; os dispositivos Getac fornecem a solução perfeita, com dispositivos que são concebidos para funcionar bem apesar de estarem expostos a influxos de temperatura, entrada de água, choques, quedas e vibrações.

REVISTAS

Walter Tools Ibérica, S.A.U.Siga-nosnorelem

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterMetal

    17/04/2024

  • Newsletter InterMetal

    10/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.intermetal.pt

InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Estatuto Editorial