Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Pecol e INEGI criam processo de forjamento a frio que garante qualidade de componentes automóvel e requer menos matéria-prima

13/01/2022

A Pecol Automotive, empresa especializada na produção de peças em aço para a indústria automóvel, aliou-se ao INEGI para dar resposta a um mercado cada vez mais exigente e capacitar a sua unidade de produção para o fabrico de componentes de alta performance, elevada exigência e complexidade de fabrico.

Imagen

A empresa está a apostar em processos de forjamento de aço a frio (uma técnica que consiste em trabalhar o material à temperatura ambiente), e num maior controlo e automatização do processo através de ferramentas digitais e técnicas avançadas de monitorização e autorregulação. O objetivo é garantir a qualidade e exigência técnica dos componentes e, ao mesmo tempo, reduzir o uso de matéria-prima.

Conta, por isso, com o apoio do INEGI para "desenvolver novas metodologias de processamento e controlo de processos, afinar o processo e introduzir capacidades monitorização em tempo-real de modo a reduzir defeitos e taxas de rejeição”, afirma Ana Reis, responsável pelo projeto no Instituto.

Produção tem altos padrões de exigência e rigor

“O carácter inovador desta técnica assenta também na utilização de ferramentas com matrizes móveis, que permitem maior flexibilidade do processo e maior proximidade da forma forjada à geometria final”, explica Ana Reis. ”Desta forma, é possível evitar operações secundarias de elevada complexidade, mantendo as características mecânicas alcançadas no processo de forjamento a frio”.

A par disto, a equipa está a desenvolver metodologias de simulação numérica, o que "se vai traduzir num conhecimento mais aprofundado das variáveis do processo, tornando-se mais fácil diagnosticar falhas e defeitos de produção”.

Estes avanços permitem à empresa posicionar-se como produtor de componentes críticos para a indústria automóvel, conseguindo integrar toda a cadeia de valor da produção e acrescentar valor à sua oferta. Esta parceria segue em linha com a aposta da Pecol na inovação e desenvolvimento para ganhar vantagens competitivas na sua área de atuação, tendo já colaborado com o INEGI no passado para inovar no fabrico de produtos diferenciadores.

O projeto Top 4GED - Desenvolvimento de novos produtos de alto valor acrescentado para a indústria automóvel é cofinanciado pelo Portugal 2020, no âmbito do Compete 2020 – Programa Operacional da Competitividade e Internacionalização, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Fonte: INEGI.

REVISTAS

Walter Tools Ibérica, S.A.U.Siga-nosnorelem

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterMetal

    17/04/2024

  • Newsletter InterMetal

    10/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.intermetal.pt

InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Estatuto Editorial