Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa
Como a tecnologia antiga se torna um obstáculo num mercado global competitivo e como investir em equipamentos de fabrico de moldes

O custo da propriedade das máquinas-ferramentas

Jordi Aldea, Product Manager na MAQcenter

05/01/2022
A compra da ferramenta certa para a fabricação de moldes e matrizes pode poupar uma quantidade considerável de tempo e dinheiro no futuro, independentemente do custo inicial. Há vários fatores que afetam o custo real de propriedade, que vão desde o financiamento e o valor de revenda, o tempo de funcionamento e a eficiência operacional, até aos custos de ferramentas consumíveis e à redução de operações secundárias para melhorar a precisão. Neste artigo, explicamos como a tecnologia mais antiga pode dificultar o seu negócio num mercado global competitivo.
Imagen

Para ter sucesso, antes de mais, é preciso eliminar o maior número possível de operações. Ter as ferramentas certas, quer sejam ferramentas de corte, a própria máquina e/ou software, são elementos necessários para a velocidade e precisão exigidas no mercado atual. Se conseguirmos tudo isto e, ao mesmo tempo, manter os processos em funcionamento sem supervisão, conseguimos também baixar os custos e aumentar a qualidade do produto que oferecemos ao cliente.

Em poucas palavras, quanto mais antiga for a tecnologia, mais trabalho manual é utilizado, o que, a longo prazo, custa mais dinheiro. Quer a mão-de-obra esteja em operação de máquina, operações secundárias como o polimento ou outro trabalho manual, a melhor forma de reduzir os custos e conseguir que a peça seja entregue mais rapidamente é reduzir o maior número possível de operações.

A tecnologia mais antiga refere-se a máquinas CNC que têm normalmente oito ou mais anos, com revoluções mais lentas e sem software na máquina para controlar a aceleração e desaceleração. Isto não significa que não existam máquinas novas que ainda utilizem esta tecnologia desatualizada. Fazer maquinações grandes e pesadas com taxas de avanço lentas era a norma há anos atrás. No entanto, fusos mais lentos com maior potência diminuem a vida útil das ferramentas e resultam num mau acabamento de superfície. Os porta-ferramentas de estilo mais antigo incluem sistemas de pinças ER e mandris com parafusos de ajuste. A excentricidade e o equilíbrio destes suportes não são benéficos nem para a vida útil da ferramenta nem para o acabamento superficial da peça.

É nesta fase que importa substituir aquele CNC desatualizado por um novo centro de maquinação com características que poupam custos operacionais através da utilização de trocadores de ferramentas, lasers de ferramentas e técnicas de corte adequadas, o que significa mais volume com o mesmo pessoal.

Num ambiente de produção típico, a justificação do custo por peça é bastante lógica: para produzir X peças, uma fábrica compra X equipamentos. Contudo, num ambiente de fabricação de moldes, este cálculo é muito mais difícil porque o produto final passa por muitas áreas diferentes em todo o chão de fábrica.

Se nos concentrarmos apenas na maquinação, a velocidade não é necessariamente rentável. Não são apenas as horas de máquina, mas todas as horas secundárias em operações como EDM ou polimento que precisam de ser contabilizadas. Ou seja, o verdadeiro custo de propriedade de uma máquina-ferramenta inclui também todas as operações secundárias necessárias para o fabrico do molde. Se as reduzirmos, estamos automaticamente a poupar dinheiro.

REVISTAS

norelemSiga-nosExponor - Feira Internacional do PortoWalter Tools Ibérica, S.A.U.

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterMetal

    24/04/2024

  • Newsletter InterMetal

    17/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.intermetal.pt

InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Estatuto Editorial