No ranking atual, publicado neste mês de novembro, a Siemens recebeu uma avaliação geral muito positiva e obteve 81 dos 100 pontos possíveis. A empresa também garantiu uma posição global de destaque nas áreas relatórios sociais e ambientais, inovação e cibersegurança, e ainda na proteção do ambiente relacionada com a indústria e os produtos. Para além dos critérios económicos, o DJSI também leva em conta aspetos ecológicos e sociais.
“Para nós, a sustentabilidade é um imperativo de negócio e parte integrante da estratégia da empresa”, disse Judith Wiese, Chief People and Sustainability Officer e membro do Conselho de Administração da Siemens AG. “Este reconhecimento confirma, portanto, que a nossa estratégia está no caminho certo. Através do nosso novo enquadramento DEGREE estamos, mais uma vez, a intensificar consideravelmente os nossos esforços para alcançar uma maior sustentabilidade.”
A Siemens apresentou o DEGREE por ocasião do seu Capital Market Day, em junho de 2021. Este novo enquadramento estratégico irá orientar todo o negócio da Siemens em todo o mundo – com prioridades claramente definidas e metas mensuráveis nas áreas da sustentabilidade ambiental, social e de governança (ESG). Cada letra no nome DEGREE representa uma área na qual a Siemens pretende desenvolver esforços ainda maiores para impulsionar o progresso: “D“significa descarbonização, ”E“significa ética, ”G“significa governança, ”R” significa eficiência de recursos e o duplo “E” no final significa equidade e empregabilidade das pessoas que trabalham para a Siemens.
“Também em Portugal estas áreas são uma prioridade para a empresa. Todos os dias, as nossas equipas ajudam clientes e parceiros de setores como a indústria, infraestruturas, transportes ou saúde a resolverem os seus desafios de sustentabilidade. O nosso compromisso com a sociedade e o planeta é de longo prazo. E damos o exemplo nós próprios, minimizando continuamente o impacto das nossas operações no ambiente” disse Pedro Pires de Miranda, presidente executivo da Siemens Portugal.
Exemplo disso é o Sustainable & Smart Campus, em implementação nas instalações da empresa em Alfragide. Esta iniciativa materializa o compromisso da Siemens Portugal com a sustentabilidade e, ao mesmo tempo, é uma verdadeira montra tecnológica. Deste projeto fazem parte, por exemplo, uma central fotovoltaica, um sistema de armazenamento de energia, um sistema de gestão da microrrede, carregadores para veículos elétricos, uma plataforma inteligente de gestão de edifícios e um sistema de segurança integrado, que irão contribuir para a redução das emissões de CO2 do campus de Alfragide. A descarbonização das operações é outro dos focos da empresa no país. E, para além por exemplo do investimento na eletrificação progressiva da frota automóvel da empresa, é relevante mencionar que 100% da energia consumida pela Siemens Portugal tem já hoje origem em fontes renováveis.
www.intermetal.pt
InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa