Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Automatizar a alimentação dos centros de maquinagem com robots pode aumentar a produtividade até 35%

Redação Induglobal15/12/2021
Além da melhoria da produtividade, também ajuda na flexibilidade operacional e liberta os trabalhadores de tarefas repetitivas.
Imagen

Estes são os principais benefícios identificados pela Motion and Control (M&C Aplicaciones). A empresa, que faz parte da campanha da CSI Integrating Cobots para promover o selo Made in Espanha, realizou a automatização da alimentação de dois centros de maquinação numa empresa industrial do país, com grandes resultados em termos de eficiência e competitividade.

O fator diferenciador que permitiu à M&C Aplicaciones criar instalações altamente eficientes para a automatização dos centros de maquinagem reside na simulação. A solução da empresa inclui o simulador da Universal Robots, que assegura o sucesso das instalações. “A principal vantagem do simulador é que está a testar o que vai acontecer na fábrica”, diz Jabier Patiño, Diretor de Vendas da M&C Aplicaciones, que também destaca a otimização dos movimentos e tempos de ciclo dos robôs.

Desta forma, a automatização dos processos com simuladores permite reduzir acontecimentos imprevistos e encurtar o tempo de instalação. Graças ao simulador, a instalação M&C Aplicaciones pode replicar virtualmente os testes do sistema e depurar o seu funcionamento antes de iniciar todo o processo.

Além disso, a empresa conseguiu pôr o processo de automatização a funcionar em apenas dois dias. “A M&C confiou nos simuladores avançados da Universal Robots para projetar as suas instalações. A virtualização de células automatizadas permite-nos antecipar possíveis problemas na instalação e criar soluções adaptadas às necessidades de produção da empresa, afetando positivamente a sua produtividade”, diz Jordi Pelegrí, Country Manager da Universal Robots para Espanha e Portugal.

Simuladores ajudam a otimizar a programação dos processos automatizados

A aplicação da M&C Aplicaciones tem braços robotizados capazes de recolher peças de um vibrador num ponto fixo, colocá-las na mesa giratória do centro de maquinação e retirá-las para duas bandejas de saída, uma bandeja de peças N0K ou uma bandeja de peças para controlo de qualidade. A comunicação dos cobots com os operadores é feita através de um ecrã tátil, pela qual a aplicação capta sinais tanto dos sensores como do centro de maquinagem.
Desta forma, a utilização de recriações virtuais em processos automatizados liberta os operadores de tarefas pesadas e perigosas, evitando choques físicos e melhorando a interação entre o cobot e a pessoa. Por outro lado, o simulador integrado da Universal Robots nas instalações da M&C Aplicaciones antecipa erros de instalação e programação, otimiza a programação e evita eventos imprevistos de última hora.

REVISTAS

Exponor - Feira Internacional do PortoWalter Tools Ibérica, S.A.U.norelemSiga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterMetal

    24/04/2024

  • Newsletter InterMetal

    17/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.intermetal.pt

InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Estatuto Editorial