Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Academy Smart Factory da Zoller: portas abertas para a fábrica do futuro

Esther Güell e Luísa Santos

11/11/2021

A Academy Smart Factory da Zoller, localizada em Pleidelsheim, um dos principais polos industriais emergentes da Alemanha, foi inaugurada em 2020, ano do 75º aniversário da empresa, tornando-se o centro nevrálgico para o contacto entre a companhia e os seus clientes. Depois de um período dedicado apenas a eventos virtuais, o espaço voltou a abrir portas e, hoje, complementa as novas instalações da empresa, numa área total de mais de 30.000 m2.

Novas instalações da Zoller em Pleidensheim, a cerca de 30 Km da cidade alemã de Estugarda

Novas instalações da Zoller em Pleidensheim, a cerca de 30 Km da cidade alemã de Estugarda.

Além de um espaço de formação, a Zoller concebeu a Smart Factory para ser um centro completo de exposição e demonstração, onde serve os seus clientes e os desafia a testar, in situ, a capacidade de medição das suas soluções. Foi também a partir deste espaço que a empresa realizou apresentações virtuais e formação online durante os longos meses em que a Covid nos obrigou ao distanciamento físico.

Hoje, porém, a Academy Smart Factory da Zoller está novamente de portas abertas e é o complemento perfeito para as instalações que a Zoller inaugurou em plena pandemia e que ocupam mais de 30.000 m2, o triplo do espaço anterior. Além do centro de demonstração, as novas instalações contam com uma área de I&D, produção, montagem, preparação de encomendas e, claro, desenvolvimento de protótipos para os próximos lançamentos.

A expansão da empresa foi a forma perfeita de celebrar os 75 anos de atividade da Zoller. No evento de reabertura de portas realizado no início de outubro, Christoph Zoller, diretor-geral da empresa, mostrou-se particularmente satisfeito por poder contar com o triplo do espaço, em relação ao edifício anterior, sem necessidade de relocalização, já que conseguiram adquirir o terreno adjacente à fábrica existente. “Neste edifício, temos tudo o que é necessário para demonstrar o potencial dos sistemas de medição Zoller”, afirmou.

Swen Hamman, CEO da Zoller Ibérica, junto à maqueta da nova fábrica
Swen Hamman, CEO da Zoller Ibérica, junto à maqueta da nova fábrica.

A Smart Factory está organizada por tecnologias, para que os visitantes possam ver as soluções mais adequadas às suas necessidades nos campos da automatização e carregamento automático de ferramentas, torneamento, retificação ou medições especiais, ou todas as possibilidades de presseting que a empresa tem para oferecer. Mas, a oferta vai muito além das soluções standard. Como Swen Hamann, CEO da Zoller Ibérica, afirmou, "a medição no torneamento, por exemplo, é diferente de caso para caso e, por isso, estamos preparados para oferecer soluções à medida”.

É o caso das soluções em exposição ThreadCheck, para medição de machos; Genius para verificações finais na fabricação de ferramentas - equipada com o software mais avançado, Pilot4; ou MyFocus, exposta em três versões e concebida para medir o arredondamento ou a rugosidade. Também estão em exposição no mesmo espaço o sistema robótico Cora, a Venturion 450, o Tool Organizer, as Hyperion 300 e 500, a SmartCheck 450 e vários modelos da gama Pom, particularmente útil para os fabricantes de ferramentas durante o processo de produção. De assinalar que as soluções de inspeção e medida são as mais procuradas nos mercados espanhol e português.

A Academy Smart Factory, onde estão localizados o showroom, a área de demonstração e as salas de formação
A Academy Smart Factory, onde estão localizados o showroom, a área de demonstração e as salas de formação.

Os que precisam de otimizar o seu presseting, encontram as soluções mais adequadas na área de Präsentation, que a Zoller usou para organizar as visitas e apresentações virtuais durante a pandemia e onde agora estão expostos os modelos MyFocus e várias versões da gama Smile e Venturion, que cobrem (quase) todas as necessidades que um utilizador possa ter: Screwmatic, concebida para abrir portas hidráulicas; Torquematic, para fixação de torque muito elevado (adequado para empresas do setor aeronáutico); ou Redomatic, para fixação térmica e máxima precisão, muito interessante para empresas do setor automóvel, entre outros.

Na sua organização interna, a Zoller definiu duas tipologias claras de clientes: os que realizam operações de maquinagem e os que fabricam ferramentas e máquinas. Para os primeiros, o presseting, bem como o investimento em I&D e em inovação interna, representam “melhorias tecnológicas que os tornam mais competitivos”, explica Swen Hamann.

A área de demonstração permite aos clientes conhecer a máquina mais adequada para cada tecnologia e trabalho a ser realizado...
A área de demonstração permite aos clientes conhecer a máquina mais adequada para cada tecnologia e trabalho a ser realizado.

Rumo à fábrica 100% automatizada

Ao entrar na área da Smart Factory dedicada à automação, os visitantes conseguem ter um vislumbre do que será o futuro da produção. Neste espaço, é possível ver ao vivo todos os equipamentos instalados pela Zoller numa empresa norte-americana do setor aeronáutico, no âmbito de um projeto de automatização de uma fábrica completa. Trata-se de uma instalação que simula todos os movimentos que um operador teria de fazer numa oficina para mover, medir, verificar e limpar as ferramentas. O objetivo é automatizar totalmente o movimento das ferramentas numa fábrica de produção. Para tal, a empresa conta com a Load Box, uma nova solução robótica que carrega o carro de ferramentas que, por seu lado, graças ao sistema Cora de veículos AGV, se move autonomamente pelo chão-de-fábrica.

Neste sistema também intervém o Robobox, um sistema robótico que monta, limpa e mede automaticamente as peças. Ou seja, recebe os componentes e extrai a ferramenta de trabalho completa. Também aqui entra em jogo o software TMS (Tool Management Solutions), que controla a enorme variedade de ferramentas e suportes de ferramentas disponíveis no mercado.

O equipamento Robobox tem uma estrutura padrão, mas conta com 6 módulos laterais configuráveis de acordo com as necessidades do cliente e com base nas ferramentas utilizadas. Além disso, está equipado com um robô Fanuc.

A Zoller tem uma solução cada necessidade. Uma visita à Smart Factory mostra-nos uma parte do seu extenso catálogo
A Zoller tem uma solução cada necessidade. Uma visita à Smart Factory mostra-nos uma parte do seu extenso catálogo.

Mais do que controlo de stocks

Ao visitar o centro, os interessados são convidados a descobrir as vantagens do software e hardware Zoller-TMS para a gestão de ferramentas, que, de acordo com a Zoller, vão além da gestão de stocks. Esta é uma solução que permite o controlo total das ferramentas existentes, quer estejam no armazém, nas máquinas ou em movimento no chão-de-fábrica, partilhando informação entre ferramentas, CAM e máquinas. Uma solução cada vez mais necessária, considerando que as ferramentas são talvez um dos custos variáveis mais importantes no chão-de-fábrica.

Com o TMS Tool Management Solutions, a Zoller oferece três pacotes modulares adaptados às necessidades de cada cliente, fáceis de instalar e de expandir, que permitem gerir as ferramentas a partir do escritório ou diretamente no dispositivo de ajuste e medição, com a possibilidade de integração de sistemas externos. Os dados obtidos são armazenados na base de dados central e ficam disponíveis para otimização do processo de gestão de ferramentas.

À esquerda, Christoph Zoller, diretor-geral da empresa, com um grupo de clientes durante uma visita às novas instalações...
À esquerda, Christoph Zoller, diretor-geral da empresa, com um grupo de clientes durante uma visita às novas instalações.

Mais espaço para montagem e logística

O aumento significativo do espaço disponível nas novas instalações da Zoller permitiu à empresa repensar e redesenhar todo o seu espaço de trabalho. Não só na área de produção e de demonstrações, mas também nos bastidores. A área de montagem de equipamentos, por exemplo, foi redesenhada para otimizar ao máximo esta tarefa. As máquinas maiores têm uma única estação de montagem, onde todos os componentes são integrados e o equipamento completo sai da fábrica. As unidades mais pequenas, por outro lado, seguem um circuito de montagem linear.

Em ambos os casos, a área de montagem está exclusivamente dedicada a equipamento vendido. A Zoller produz para stock, já que a grande maioria dos equipamentos vendidos são montados à medida do cliente.

Todas as peças são rastreáveis, através do sistema de recolha integrado na área do armazém, onde cada encomenda tem um carrinho de peças, evitando assim qualquer possível cruzamento.

Finalmente, existe uma zona na área de montagem dedicada ao desenvolvimento de novas máquinas para a indústria metalomecânica que está, naturalmente, vedada aos visitantes. Portanto, já sabemos que podemos esperar por novidades da Zoller para os próximos tempos. Aguardemos.

As máquinas Zoller têm acreditação DAKKS relativa ao cumprimento da norma DIN EN ISO/IEC 17025:2018
As máquinas Zoller têm acreditação DAKKS relativa ao cumprimento da norma DIN EN ISO/IEC 17025:2018.

REVISTAS

norelemSiga-nosWalter Tools Ibérica, S.A.U.

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterMetal

    17/04/2024

  • Newsletter InterMetal

    10/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.intermetal.pt

InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Estatuto Editorial