Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa
A empresa esteve envolvida na produção da nova bicicleta de pista da equipa britânica GBCT

Renishaw contribui para o sucesso olímpico do ciclismo britânico

02/11/2021

A Renishaw contribuiu com a sua experiência em fabricação aditiva para a produção da nova bicicleta de pista da equipa de ciclismo da Grã-Bretanha (GBCT), que ganhou sete medalhas nos Jogos Olímpicos de Tóquio. A HB.T supera as versões anteriores com uma construção mais leve, que reduz a resistência aerodinâmica e aumenta a velocidade.

Imagen

A Lotus Engineering, criadora das icónicas bicicletas 108 e 110, utilizadas nos anos 90 pelo campeão olímpico Chris Boardman, colaborou com o fabricante de componentes de ciclismo Hope Technology para construir a HB.T. O principal objetivo de ambas as empresas era melhorar a velocidade da bicicleta para aumentar o desempenho da British Cycling Team.

No início de 2019, a Federação Britânica de Ciclismo (British Cycling) convidou a Renishaw a juntar-se à equipa de desenvolvimento dada a sua experiência em impressão 3D. A ideia inicial era a de que, com esta tecnologia, seria possível fabricar componentes metálicos mais complexos e leves do que utilizando métodos de fabrico tradicionais.

Numa primeira fase, a Renishaw fabricou as peças protótipo de metal e plástico necessárias para a realização de testes aerodinâmicos e para a confirmação da leveza, correta geometria e robustez das mesmas. Após a prova de conceito, a empresa fabricou as peças de alumínio e titânio nos sistemas de FA RenAM 500Q, incluindo o guiador, com peças feitas à medida para cada atleta. Desta forma, a bicicleta foi construída e testada a tempo da fase de prólogo do Campeonato do Mundo de Ciclismo em Pista Tissot UCI 2019/2020. realizado em Minsk, Bielorrússia, em novembro de 2019.

“As normas da UIC (União Internacional de Ciclismo) permitiram que esta inovadora bicicleta se tornasse realidade, contudo, o principal desafio foi fazê-la suficientemente leve para a competição olímpica, pelo que a chave do sucesso consistiu em otimizar a relação força/peso”, explica Ben Collins, engenheiro de design e desenvolvimento do Grupo de Fabricação Aditiva da Renishaw, que esteve envolvido no projeto.

“O apoio da Renishaw, com os seus conhecimentos de fabricação aditiva, foi impressionante e contribuiu para as medalhas de ouro olímpicas que a Grã-Bretanha trouxe de Tóquio”, continua Collins. "A equipa ganhou três medalhas de ouro, três de prata e uma de bronze, o que é uma grande conquista para os ciclistas e uma excelente montra para os benefícios do fabrico aditivo".

Em Tóquio 2020, as bicicletas HB.T fizeram a história olímpica britânica. Laura Kenny é agora a maior campeã olímpica britânica de todos os tempos, tendo ganho uma medalha de ouro em Madison com Katie Archibald e uma medalha de prata com a equipa de perseguição feminina. Jason Kenny tornou-se também o maior campeão olímpico britânico de todos os tempos, ganhando uma medalha de ouro no contrarrelógio e uma medalha de prata com a equipa de sprint masculino.

Tony Purnell, chefe de tecnologia da British Cycling, disse: "Quando se aceitam novos desafios, é preciso ultrapassar muitas dificuldades, e é aqui que a Renishaw tem sido uma grande ajuda. A equipa da Renishaw trabalhou a uma velocidade vertiginosa para alcançar a perfeição. Até agora, podíamos levar meses desde a conceção de uma peça até ao seu transporte para o banco de ensaios ou para o velódromo, agora tudo acontece em poucas semanas.

O vídeo abaixo mostra as várias fases de participação da Renishaw no desenvolvimento da bicicleta HB.T.

REVISTAS

norelemSiga-nosExponor - Feira Internacional do PortoWalter Tools Ibérica, S.A.U.

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterMetal

    24/04/2024

  • Newsletter InterMetal

    17/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.intermetal.pt

InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Estatuto Editorial