Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Blohm Jung apresenta a retificadora Planomat XT com fuso vertical

26/10/2021

A Blohm Jung, empresa do Grupo United Grinding, disponibiliza agora, numa versão especial com fuso vertical, a sua retificadora plana e de perfil Planomat XT, implantada com sucesso no mercado e especialmente destinada à retificação de estatores, perfis interiores e ranhuras anelares de rolamentos. A empresa exibiu este novo desenvolvimento na EMO Milano 2021.

O modelo Planomat XT pode ser utilizado para a retificação pendular e de baixo alcance...
O modelo Planomat XT pode ser utilizado para a retificação pendular e de baixo alcance, assim como para a retificação de percurso rápido com o acionamento direto linear (LDA) opcional no eixo X.

A Planomat XT combina várias tecnologias numa única máquina: pode ser utilizada para a retificação pendular e de baixo alcance, assim como para a retificação de percurso rápido com o acionamento direto linear (LDA) opcional no eixo X. Para além de elementos de máquinas de alta qualidade, como acionamentos de esferas retificados, fundição dúctil otimizada e guias lineares de precisão, esta geração oferece a possibilidade de se contar com ecrãs para o controlo dos processos, do estado e do líquido refrigerante segundo a Indústria 4.0.

Graças a velocidades de eixo mais elevadas, maiores acelerações e elevada rigidez do sistema, a Planomat XT destaca-se como retificadora de perfis, sólida e potente, fruto da experiência e da qualidade da bem-sucedida Planomat HP, acumuladas durante muitos anos.

Numa Planomat HP com fuso horizontal, o fuso e as peças de trabalho devem alinhar-se contrariamente à força da gravidade durante a retificação de perfis interiores dos rotores exteriores (estatores) de motores e bombas GE-Rotor hidráulicas. Como alternativa à retificação, frequentemente têm de se encomendar os perfis interiores e emparelhá-los com os rotores interiores. Este processo é relativamente económico, mas também menos preciso. Muitos clientes querem poupar o esforço do emparelhamento e, ao mesmo tempo, aumentar a qualidade dos componentes. Devido a esta necessidade adicional no mercado, a Blohm Jung desenvolveu a Planomat XT com braço de fuso vertical.

A Blohm Jung desenvolveu a Planomat XT com braço de fuso vertical para satisfazer a procura por parte de clientes que querem poupar o esforço do...
A Blohm Jung desenvolveu a Planomat XT com braço de fuso vertical para satisfazer a procura por parte de clientes que querem poupar o esforço do emparelhamento e, ao mesmo tempo, aumentar a qualidade dos componentes.

Configuração e carga mais simples: maior precisão

Através da rotação de 90° do braço do fuso porta-mós e da utilização de um sistema parcial com eixo vertical, o utilizador pode empilhar as peças umas sobre as outras e deixar que a gravidade trabalhe por si mesma durante a maquinagem. “O ajuste e a carga da máquina é muito mais fácil do que antes graças à rotação do fuso e à conceção um pouco diferente da máquina”, explica Stefan Springer, Head of Product Management da Blohm Jung. A máquina, melhorada em termos ergonómicos, disponibiliza um dispositivo de fixação para carregar e alinhar as peças de trabalho fora da máquina num ambiente limpo. As peças são carregadas na máquina com o dispositivo em tensão. Para isso, a utilização de dois dispositivos tensores permite a carga e a descarga em paralelo à produção.

Para o carregamento da máquina, a Blohm Jung disponibiliza amplas soluções de automatização. Além disso, uma interface otimizada entre o braço do fuso e o cabeçote abrasivo permite uma mudança rápida do braço e, portanto, a adaptação a outras dimensões das peças que tenham de ser retificadas. “Pudemos confirmar todas as vantagens do novo sistema através de amplos ensaios de retificação e reduzimos consideravelmente os tempos de ciclo existentes através da utilização dos novos braços do fuso, assim como dos mais modernos produtos abrasivos”, especifica Springer.

Para o carregamento da máquina, a Blohm Jung disponibiliza amplas soluções de automatização...
Para o carregamento da máquina, a Blohm Jung disponibiliza amplas soluções de automatização. Além disso, uma interface otimizada entre o braço do fuso e o cabeçote abrasivo permite uma mudança rápida do braço.

As vantagens da Planomat XT com fuso porta-mós vertical podem ser referidas de forma sucinta. A maior precisão que se pode conseguir com o novo procedimento, juntamente com a melhor ergonomia para o utilizador, constituem a base do produto orientado para o futuro. A isto há que acrescentar o resultado muito pretendido de uma maior produtividade para os clientes que operam a nível global. O fuso vertical com nova conceção constitui um excelente requisito para todos os clientes orientados para a produção, produtividade e viabilidade futura, e é complementado com tempos de preparação e de descanso mais curtos que, por sua vez, proporcionam um impulso positivo ao utilizador.

“O nosso objetivo é colaborar intensamente com os nossos clientes, de modo a continuarmos empenhados no nosso princípio: conseguirmos que os nossos clientes tenham ainda mais sucesso!”, explica Wolfgang Benz, diretor-geral da Blohm Jung GmbH e, portanto, a primeira pessoa de contacto para os diferentes pedidos dos clientes. O desenvolvimento do fuso vertical é uma continuação coerente com os quase 100 anos de história da tradicional empresa de Hamburgo.

REVISTAS

norelemWalter Tools Ibérica, S.A.U.Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterMetal

    17/04/2024

  • Newsletter InterMetal

    10/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.intermetal.pt

InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Estatuto Editorial