A ONA apresentou recentemente a nova gama IRIS, com a qual pretende revolucionar o mercado de EDM. Três pontos-chave fazem da IRIS a máquina ONA mais avançada até à data: a integração sem precedentes de ferramentas digitais, um potente motor gráfico juntamente com um ecrã tátil de fácil utilização, e um gerador 100% digital, configurável e programável.
A ONA IRIS proporciona ferramentas digitais concebidas para melhorar a experiência do utilizador. As ferramentas incluem melhorias em termos de transmissão e descarga de dados, ligações externas, segurança, integração com outros softwares e gestão remota de processos.
Além disso, a ONA IRIS pode integrar o Security Pack da marca, um sistema que permite a criação de um administrador, a configuração de diversos perfis, a limitação do apagamento ou modificação de ficheiros, bem como o bloqueio de acessos externos ou o registo de horas em que a máquina está acesa ou a trabalhar. Tudo com o objetivo de gerir de forma segura e simples todas as informações sensíveis de cada projeto.
A nova gama oferece um controlo absoluto de cada projeto e poderá fazer com que o que se vê seja o que se obtém de uma forma simples, intuitiva e prática. O potente motor gráfico integrado permite simular os processos antes de executá-los, verificar os resultados e modificar a configuração conforme for necessário, tudo enquanto a máquina está em plena produção com outro trabalho.
Além disso, o ecrã tátil de grande formato, que pode ser usado no modo tablet, ligado a uma interface amigável e ao gestor digital ‘Jobs’ promete melhorar significativamente a experiência de gestão de cada projeto.
De acordo com a ONA, a IRIS conta com o primeiro CNC existente no mercado que visualiza em 3D a execução real de um trabalho de eletroerosão por penetração. O CNC importa os modelos 3D da peça e dos elétrodos, e o motor gráfico 3D representa a execução.
A ONA IRIS permite a simulação do programa em 3D, verificando as posições de mecanização para cada elétrodo sem necessidade de execução de programas em anticolisão com movimento real. Enquanto a máquina está a trabalhar, o CNC permite simular em 3D um novo trabalho antes de executá-lo.
Tarefas que podem ser executadas em simultâneo:
Além disso, o CNC da ONA IRIS visualiza modelos 3D de peças e elétrodos numa grande variedade de formatos de ficheiro (STEP, IGES, VRML, BREP, etc.).
Graças ao gestor digital ‘Jobs’, de interface amigável, poderá gerir tanto programas simples como ordens de fabrico completas. Todas as informações necessárias para processar um trabalho EDM podem estar contidas no ‘Job’, incluindo a prioridade na fila de ‘Jobs’.
Por outro lado, o ecrã tátil de grande formato e a possibilidade de utilizá-lo no modo tablet facilitará o trabalho de gerir qualquer tarefa. Além disso, graças ao Smart IRIS Desktop, poderá usar comodamente o simulador do CNC no seu computador de mesa.
A ONA IRIS conta com um gerador de 400A, 100 % digital, configurável e programável, que inclui um ‘Sistema Especializado’ para otimizar ao máximo o processo de erosão. Isto traduz-se em grandes melhorias em termos de produtividade, uma precisão perfeita em acabamentos, esquinas e arestas e, como se isto fosse pouco, um aumento da vida útil da máquina, dado que garante um maior aproveitamento e rendimento de cada componente.
O gerador é, além disso, totalmente configurável e pode ser personalizado à medida de cada cliente. A sua tecnologia adapta-se de forma eficaz às diversas aplicações presentes e futuras, sendo também compatível com versões posteriores.
Além disso, o design da gama ONA IRIS é modular e versátil. Pode incluir uma segunda cabeça, o que implica uma redução de 50 % no tempo, ou seja, aumentar a produtividade para 200 %, e tem no total mais de 40 combinações possíveis. Poderá configurar o seu próprio equipamento consoante as necessidades com peças de até 25 toneladas.
www.intermetal.pt
InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa