Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

O sucesso atinge-se com os processos digitais corretos

Michael Klose, Manager Media e Relações Públicas do Harting Technology Group04/10/2021

A Harting Applied Technologies GmbH venceu o prémio ‘Toolmaker of the Year 2020’, atribuído pelo instituto Fraunhofer ITP e pelo laboratório de máquinas-ferramentas WZL, parte da RWTH Aachen University (Alemanha). A filial da Harting também foi premiada na categoria ‘Internal toolmaking under 50 employees’. A definição de uma clara estratégia de negócio e a implementação de processos digitais em toda a área produtiva foram determinantes para a decisão do júri.

A equipa da Harting Applied Technologies, premiada como 'moldista do ano 2020'
A equipa da Harting Applied Technologies, premiada como 'moldista do ano 2020'.

Para a atribuição deste prémio, o júri, constituído por membros do Fraunhofer Institute for Production Technology IPT e do Machine Tool Laboratory WZL, considerou determinante "a definição clara de uma estratégica para cada área de negócio, que inclui roadmaps com campos de ação e objetivos bem definidos, assim como a elevada consciência de visão estratégia disseminada por toda a força de trabalho”.

O elevado aproveitamento da capacidade de todas as tecnologias de produção, conseguido graças a uma extensa automatização, máquinas de alto desempenho e soluções inovadoras, também foi avaliado positivamente. A empresa implementou um ‘system landscape’ que lhe garante consistência na aquisição de dados de elevada qualidade, bem como um sistema de cores que lhe transmite informações sobre tolerâncias, tecnologias e características de superfície. “A nossa vitória nesta competição de prestígio deixou-me muito orgulhoso. Os dois prémios são uma conquista de toda a equipa”, afirmou Volker Franke, diretor-geral da Harting Applied Technologies.

Volker Franke, diretor-geral da Harting Applied Technologies
Volker Franke, diretor-geral da Harting Applied Technologies.

A Harting Applied Technologies é uma empresa independente dentro do Harting Technology Group. A entidade desenvolve, concebe e fabrica moldes para injeção de plásticos e fundição de alumínio e zinco, assim como sistemas de montagem e máquinas especiais (em duas subdivisões independentes). Na área do fabrico de moldes, a empresa trabalha exclusivamente para outras empresas do grupo.

A empresa fabrica moldes de alta precisão para uma variada gama de produtos, desde componentes como caixas para conectores, até peças micro-injetadas com peso de menos de uma grama e tamanhos estruturais de menos de 100 micrómetros - em que a qualidade da superfície é essencial. Para além do fabrico de moldes, a empresa desenvolve os próprios processos de moldagem por injeção para o fabrico de componentes compostos por metal-plástico.

A cadeia de processo da Harting inclui o pré-desenvolvimento interno de novos processos de fabrico e conceitos, assim como a consulta abrangente com os clientes numa fase precoce. A produção dos moldes inclui engenharia, design, fabrico e montagem numa bem equipada fábrica-piloto.

Molde para micro-injeção, fabricado pela filial da Harting
Molde para micro-injeção, fabricado pela filial da Harting.
Molde para fundição injetada
Molde para fundição injetada.

O ‘cartão digital do molde’ agrega todos os dados técnicos

O Mapa Digital do Molde é uma ferramenta essencial para o agrupamento de todos os dados técnicos necessários para o processo de fabrico e deve ser completado por todos os departamentos da área de produção. Toda a informação recolhida pode ser acedida a qualquer momento durante a produção do molde, através de um leitor de códigos QR. As hiperligações no ficheiro fornecem acesso rápido e seguro às várias partes do documento.

“Consideramos o Mapa Digital do Molde como algo que proporciona um valor acrescentado considerável ao comparar com o processo de trabalho anterior no qual todos os documentos eram mantidos individualmente, em lugares diferentes, ” diz Reiner Hußmann, responsável pela produção de moldes na Harting Applied Technologies.

O 'cartão digital do molde' agrega toda a informação relevante para o processo de fabricação
O 'cartão digital do molde' agrega toda a informação relevante para o processo de fabricação.

Programação automatizada durante a erosão

O software CAD/CAM utilizado pela Harting Applied Technologies desde 2002 oferece à empresa uma consistência completa de dados na construção de moldes. Esta solução de software disponibiliza o programa para EDM de fresagem por cópia para ser concluído diretamente durante a descarga de elétrodos. Graças a este software CAD/CAM, os elétrodos podem ser derivados diretamente da peça de trabalho, os parâmetros do programa de erosão podem ser pré-definidos e o programa pode ser posteriormente publicado.

Esta consistência e automatização contribuem para atingir tempos de realização de trabalho mais rápidos e uma produção mais segura. Os erros durante a transferência de dados são prevenidos e reduzidos para um mínimo. A atribuição dos elétrodos e os programas de fresagem também se desenrolam de forma automática, para que seja praticamente impossível confundir uns com o outro. Outra vantagem é o uso de tamanhos padrão para elétrodos semiacabados.

Antes de 2002, a filial da Harting trabalhou com outras soluções de software que não ofereciam consistência de dados, o que, normalmente, leva a rejeições na produção devido a erros na transferência de dados entre passos de produção individuais. O novo software permitiu otimizar todo o processo de produção, o que se refletiu na qualidade consistente dos moldes e em tempos de entrega mais curtos.

Reiner Hußmann, responsável pela produção de moldes na Harting Applied Technologies
Reiner Hußmann, responsável pela produção de moldes na Harting Applied Technologies.

Identificar os requisitos do cliente numa fase precoce

Volker Franke identificou os pontos fortes da filial da Harting que lhe garantiram a atual posição no mercado: "A equipa autoconfiante e a determinação em melhorar continuamente são os aspetos mais importantes. Para além disso, estamos a perseguir uma estratégia de longo prazo para identificar e apoiar a mudança dos requisitos dos clientes numa fase precoce”, afirmou.

Franke cita como exemplo um projeto de 2019, levado a cabo em conjunto com o Sennheiser Group, para a produção de componentes miniatura de um transdutor, o elemento central responsável pela qualidade de som em auscultadores. Os componentes fabricados estão a ser usados em auscultadores premium, como os Momentum True Wireless, e auscultadores in-ear, que são normalmente utilizados por profissionais da área do espetáculo.

O design e fabrico de compostos de metal-plástico são também pontos fortes da Harting Applied Technologies. Neste contexto, uma melhoria precoce no processo de desenvolvimento e verificação atempada, com o uso de protótipos, é determinante. As complexidades geométricas e a precisão do molde apresentam importantes desafios, especialmente para moldes com múltiplas cavidades. O pensamento abrangente e holístico, dando a devida consideração a etapas de automatização a montante e jusante, deve ser respeitado desde o início.

Exemplos das peças fabricadas com os moldes da Harting Applied Technologies
Exemplos das peças fabricadas com os moldes da Harting Applied Technologies.

Abordagem de longo prazo

A orientação de longo prazo também foi determinante para o sucesso da Harting Applied Technologies. A empresa desenhou uma estratégia em cascata do processo de desenvolvimento, a começar por um plano de longo prazo (10 anos), passando por três etapas, cada uma com um plano específico (5-3-1 anos). “Os funcionários estão envolvidos no planeamento e processos estratégicos. Eles têm a liberdade e o alcance para desenvolverem as suas próprias soluções nas várias equipas ou em várias equipas, ” explica Reiner Hußmann.

Hußmann enfatiza que, embora não seja possível motivar diretamente as pessoas, é possível criar um ambiente motivacional, uma abordagem para a qual a equipa de gestão viveu durante anos. A responsabilidade é atribuída; ‘erros’ são vistos como ‘tesouros para melhoria’. "Estamos numa jornada contínua e permanente de aprendizagem, por assim dizer”, enfatizou Hußmann.

Franke e Hußmann estão ambos convencidos de que os aspetos ambientais tornar-se-ão cada vez mais importantes no futuro e isto terá repercussões no design dos processos e produtos da própria empresa. "Vamos passar por um impulso de inovação neste contexto. Neste sentido, é vital ter controlo sobre as coisas numa fase precoce, seguir tendências, desenvolver competências e, assim, definir o percurso para estarmos onde queremos estar daqui a três ou cinco anos”, concluiu o diretor-geral da Harting Applied Technologies.

REVISTAS

norelemExponor - Feira Internacional do PortoWalter Tools Ibérica, S.A.U.Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterMetal

    24/04/2024

  • Newsletter InterMetal

    17/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.intermetal.pt

InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Estatuto Editorial