Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Fumos de soldadura: que riscos acarretam e como evitá-los?

Branco Martins, managing director da Nederman Ibérica, S.A. – Sucursal em Portugal

29/09/2021

A exposição a fumos de soldadura ou de processos térmicos é um risco grave para a saúde dos trabalhadores. Esta certeza foi reforçada há pouco tempo pela International Agency for Research on Cancer (IARC), que publicou novas provas científicas acerca do potencial cancerígeno dos fumos de soldadura de aço-carbono.

Imagen

O que são os fumos de soldadura e porque são perigosos?

Mistura complexa de gases e metais

O fumo de soldadura é uma mistura de metal e gases resultante da fusão do metal de base e dos metais de adição usados. Pode conter metais como crómio, manganês, berílio, chumbo, cádmio, alumínio, zinco e muitos mais.

Fatores que afetam a exposição do trabalhador

São muitos os fatores que influenciam a exposição do trabalhador, sendo os mais comuns a técnica de soldadura, a amperagem, o metal base, os materiais consumíveis, a geometria da peça e o ambiente local.

Partículas extremamente pequenas

Estudos comprovam que mais de 90% do fumo de soldadura tem menos de 1 μm de tamanho, que é 50 vezes menor do que a espessura média de um cabelo humano. A dimensão muito pequena representa um risco significativo para a inalação e requer filtros com alta eficiência para a captura.

Quais os principais riscos para os operadores?

A inalação de fumos de soldadura pode causar um grande número de doenças graves, como:

  • Cancro dos pulmões, intestinos e fígado
  • Danos no cérebro
  • Doenças neurológicas
  • Capacidade pulmonar reduzida
  • Pneumonia
  • Asma
  • Doenças da pele
  • Alergias
  • Problemas de fertilidade

Além dos riscos para a saúde, os fumos de soldadura também afetam as fábricas pois infiltram-se em máquinas, quadros elétricos e armazéns, causando tempo de inatividade, perda de produtividade e exigindo manutenção adicional ou trabalhos de limpeza.

As organizações internacionais de saúde e segurança têm vindo a reconhecer a importância de proteger os trabalhadores dos fumos gerados termicamente e implementaram limites de exposição rígidos. Se bem que as regulamentações sejam mais rígidas para certos materiais, como seja o aço inoxidável, o fumo de soldadura gerado a partir do aço-carbono é, hoje em dia, também considerado cancerígeno.

A melhor maneira de proteger os trabalhadores de vapores, poeiras e fumos comuns em processos de soldadura é capturá-los logo na fonte, para evitar que estes entrem na zona de respiração do trabalhador.

A captura na fonte é o método mais eficiente para apanhar e remover os fumos de soldadura.

Como capturar os fumos

Compreender como o fumo vai ser capturado é a primeira etapa no projeto de um sistema eficaz de extração de fumos.

Determinar a melhor abordagem pode depender de uma variedade de fatores, tais como parâmetros técnicos de soldadura, tipos de peças que vão ser soldadas, limites de exposição, expectativas de desempenho e, potencialmente, outros fatores exclusivos.

Em última análise, deverá haver uma abordagem que se alinhe com a produção e que os soldadores utilizem de forma consistente por forma a se alcançar o desejado ambiente de ar limpo, livre de fumos de soldadura.

Imagen

Soluções Nederman

É possível obter um ambiente de trabalho bom e seguro, reduzindo o número de faltas por doença e prevenindo a reforma prematura. Um bom ambiente de trabalho significa um melhor produto final e uma produtividade mais elevada. Um negócio de sucesso precisa de condições de trabalho seguras e decentes.

A escolha da solução correta depende do tipo e da frequência do seu processo. A Nederman possui diferentes soluções para eliminação de pó, fumos e partículas, quer através de braços de extração posicionáveis de alto volume de ar, quer através de sistemas de extração de alto vácuo para extração junto à tocha. Este último sistema está gradualmente a tornar-se uma solução cada vez mais utilizada devido ao desenvolvimento de tochas de soldadura mais leves e mais fáceis de utilizar, com saídas de extração integradas. Este equipamento pode ser de utilizador único (móvel ou portátil), como o FilterCart e o Fume Eliminator, ou como um sistema de extração estacionário para servir vários utilizadores.

REVISTAS

Siga-nosWalter Tools Ibérica, S.A.U.norelemExponor - Feira Internacional do Porto

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterMetal

    24/04/2024

  • Newsletter InterMetal

    17/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.intermetal.pt

InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Estatuto Editorial