Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Milão acolhe 'o mundo mágico da metalurgia'

14/07/2021

Este ano, a EMO volta a Milão (Itália), mais concretamente à Fieramilano Rho, entre 4 e 9 de outubro. Promovida pela Cecimo, a associação europeia das indústrias de máquinas-ferramentas, e organizada pela Ucimu-Sistemi per produrre, a associação italiana de fabricantes de máquinas-ferramentas, robôs e sistemas de automação, a EMO Milano 2021 conta com expositores de todo o mundo e promete alavancar a recuperação económica do setor.

Imagen

Máquinas-ferramentas para a conformação e corte de metais, sistemas de produção, tecnologias avançadas, robôs e automação, soluções para fábricas digitais e fabricação aditiva são alguns dos produtos e soluções em destaque na EMO Milano 2021, que volta a realizar-se em Itália depois do suceeso da edição de 2015.

De 4 a 9 de outubro, os pavilhões da Fieramilano Rho acolhem mais de 700 expositores, dispostos por uma área de 110 mil m2, e uma variada gama de tecnologias para o processamento de metais, cada vez mais ligadas ao tema da conectividade, capazes de permitir todas aquelas funções de elevado valor acrescentado que a indústria transformadora já não pode dispensar.

A ligação entre as tecnologias de produção e os sistemas IoT é a principal atração para os operadores de indústrias como a automóvel, aeroespacial, aeroespacial, ferroviária e metalomecânica.

A EMO tem a particularidade de conseguir interpretar o ‘espírito da época’, no que respeita à atividade industrial e, ao mesmo tempo, apresentar as tecnologias mais futuristas para o desenvolvimento e bem-estar da sociedade, ao ponto de poder ser considerado o lugar que mostra 'o mundo mágico da metalurgia', como sublinha o slogan escolhido para a edição deste ano.

Expositores de todo o mundo

Itália, Alemanha, Taiwan, Espanha, Japão, Suíça, China e Coreia estão entre os países mais representados na lista de expositores deste certame internacional de caráter itinerante. Nos últimos meses, a lista cresceu rapidamente, ao ritmo da campanha mundial de vacinação em curso. Depois de Itália, a Alemanha é o país com maior número de expositores presente, mais de 100, e com maior espaço de exposição ocupado.

Luigi Galdabini, comissário geral da EMO Milano 2021, considera que "as expectativas dos operadores do setor são muito elevadas, o que mostra a firme intenção do mundo industrial de regressar à normalidade”, referindo que “a vacinação generalizada da população foi determinante para a elevada adesão dos expositores”.

A feira beneficiou também de outos fatores favoráveis, como o crescimento da procura em todas as principais áreas, a nível mundial, e as importantes medidas de incentivo ao investimento em novas tecnologias de produção em Itália.

De facto, segundo previsões elaboradas pela Oxford Economics, após a grande queda da atividade económica verificada em 2020, 2021 deverá registar uma recuperação do consumo de máquinas-ferramentas a nível mundial, que deverá atingir os 62,7 mil milhões de euros, (Ásia: 35 mil milhões de euros, +16,2%; Europa: 16 mil milhões de euros, +13,3%; Américas: 11 mil milhões de euros, +14,5%). Olhando para os vários países individualmente, todos eles devem experimentar uma recuperação da procura, que provavelmente continuará também em 2022 e 2023. Centrando-nos na Europa, em 2021, tanto a Itália (3,1 mil milhões de euros, +10,1%) como a Alemanha (4,9 mil milhões de euros, +8,7%) deverão voltar a um ciclo positivo no que respeita a investimentos em tecnologias de produção. As previsões apontam para a manutenção desta tendência de crescimento no biénio 2022-2023.

Além disso, o Governo italiano lançou um programa especial de incentivos fiscais, que oferece até 50% de crédito fiscal, para empresas italianas que invistam em novas máquinas-ferramentas, robôs, sistemas de automação, 4.0 e tecnologias digitais, entre 2021 e 2022. Esta é uma grande oportunidade de negócio para os expositores de todo o mundo que tenham relação comercial com empresas italianas.

A EMO Digital merece atenção especial...
A EMO Digital merece atenção especial: uma área de exposição dedicada a ilustrar o potencial das tecnologias digitais para o mundo da fabricação, enquanto a Start Up Area destaca o papel das start-ups num setor cujo ponto forte é a inovação.

A EMO Digital merece atenção especial: uma área de exposição dedicada a ilustrar o potencial das tecnologias digitais para o mundo da fabricação, enquanto a Start Up Area destaca o papel das start-ups num setor cujo ponto forte é a inovação.

O ‘The Speaker Corner’, uma espécie de arena criada dentro de uma das salas de exposição, está reservado para a análise temática e cultural aprofundada, desenvolvida através de um programa de conferências sobre temas específicos e eventos paralelos, que acolhem debates com líderes de opinião e apresentações de tecnologias relacionadas com o setor. Os protagonistas dos eventos, destinados principalmente aos visitantes, são os expositores, que utilizam o palco para partilhar conhecimento em áreas relacionados com o mundo da metalurgia e da produção industrial.

A ligação entre as tecnologias de produção e os sistemas IoT é a principal atração para os operadores de indústrias como a automóvel, aeroespacial, aeroespacial, ferroviária e metalomecânica.

REVISTAS

norelemSiga-nosExponor - Feira Internacional do PortoWalter Tools Ibérica, S.A.U.

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterMetal

    24/04/2024

  • Newsletter InterMetal

    17/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.intermetal.pt

InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Estatuto Editorial