Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Arranca a produção da quarta geração do Škoda Fabia

13/07/2021

As instalações da fábrica da Škoda em Mladá Boleslav, República Checa, foram amplamente modificadas para acolher a produção da quarta geração do popular utilitário Škoda Fabia, num investimento total que rondou os 110 milhões de euros.

A Škoda Auto investiu 110 milhões de euros na modificação das linhas de produção
A Škoda Auto investiu 110 milhões de euros na modificação das linhas de produção.

Pela primeira vez, o Fabia baseia-se na plataforma MQB-A0 do Grupo Volkswagen, permitindo-lhe não só ser o carro mais espaçoso do seu segmento, mas também oferecer melhores características de conforto e numerosos novos sistemas de segurança e assistência. Desde o seu lançamento em 1999, a Škoda já produziu mais de 4,5 milhões de unidades do pequeno veículo, o que o torna o mais vendido da marca depois do Octavia.

Michael Oeljeklaus, responsável pela Produção e Logística da Škoda Auto, disse: “A fase inicial de produção é sempre um momento muito especial para o qual nos preparamos meticulosamente. Hoje, celebramos o início oficial da produção do novo Fabia. No total, investimos 110 milhões de euros na extensa modernização e maior automatização dos processos de produção. Agora, é fantástico ver tudo a funcionar na perfeição, com cada mecanismo a funcionar em perfeita harmonia. Gostaria de agradecer a toda a equipa pelo seu excelente trabalho. Estou encantado por os nossos esforços nos terem permitido dar um contributo significativo para a história de sucesso do Fabia”.

O Škoda Fabia é fabricado na mesma linha de produção que os modelos Scala e Kamiq. No período que antecedeu o início da produção, o fabricante checo fez ajustes na linha de produção, bem como na área de prensagem e soldadura. Numerosas etapas de produção complexas e fisicamente exigentes são agora realizadas por robôs, o que permitiu um elevado nível de automatização dos processos de fabrico.

A primeira geração Fabia, lançada em 1999, foi um dos pequenos utilitários mais vendidos, com 1,7 milhões de unidades entregues. O modelo de segunda geração, que se seguiu em 2007, também ultrapassou a marca dos 1,7 milhões. Incluindo a terceira geração, que surgiu no mercado em 2014, mais de 4,5 milhões de Fabia foram entregues a clientes em todo o mundo.

O design ‘emotivo’ e as novas proporções fazem deste último Škoda Fabia num modelo muito atrativo. A plataforma MQB-A0 do Grupo Volkswagen, confere-lhe uma melhoria significativa das características de segurança e conforto. Com um comprimento de 4.108 mm, o modelo da nova geração excede pela primeira vez a marca dos quatro metros e, com 1.780 mm de largura, oferece ainda mais espaço do que o seu antecessor. A mala, que, no caso do seu antecessor, já era a maior do segmento, foi aumentada em 50 litros, para 380.

O novo Fabia vem com tração integral e uma caixa de velocidades manual de 7 velocidades ou automática DSG. É oferecido com a opção de cinco motores a gasolina da atual geração EVO do Grupo Volkswagen, que combinam baixas emissões com maior eficiência e dinâmica. O Fabia ostenta um coeficiente de resistência (cd) de 0,28, um novo recorde para o segmento de automóveis pequenos. Combinado com o depósito de combustível opcional de 50 litros, isto permite uma autonomia de 900 km no ciclo WLTP. Também conta com uma vasta gama de sistemas de assistência anteriormente reservados a veículos em segmentos superiores.

REVISTAS

Walter Tools Ibérica, S.A.U.norelemExponor - Feira Internacional do PortoSiga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterMetal

    17/04/2024

  • Newsletter InterMetal

    10/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.intermetal.pt

InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Estatuto Editorial