A Sandvik assinou um acordo com a Battery Ventures para adquirir a Cambrio, uma empresa com uma carteira abrangente de softwares CAD/CAM para indústrias transformadoras como a automóvel, de transportes, energia, médica e aeroespacial.
“Esta decisão vai ao encontro da nossa estratégia de crescer organicamente e através de aquisições na área da fabricação avançada, com especial foco no software industrial para a produção de componentes, metrologia industrial e soluções de fabricação aditiva. A Cambrio vai permitir-nos alargar a oferta aos clientes, cobrindo uma parte maior da cadeia de valor de fabricação”, diz Stefan Widing, presidente e CEO da Sandvik.
A ambição estratégica da Sandvik é fornecer aos clientes soluções de software que permitam a automatização de toda a cadeia de valor, desde a conceção e planeamento à preparação, produção e verificação. A fabricação assistida por computador (CAM) desempenha um papel vital no processo digital, criando uma oferta de solução automatizada desde a conceção à maquinação.
Com a aquisição da Cambrio, a Sandvik consegue uma posição importante no mercado CAM que inclui a fabricação de ferramentas, maquinação para fins gerais e processamento de chapa metálica.
A carteira de produtos da Cambrio inclui o software GibbsCAM para operações de fresagem, torneamento e torneamento de produção, o Cimatron para conceção e fabrico de moldes e matrizes, bem como o SigmaNEST para processamento de chapa metálica.
“Com a adição da oferta de produtos da Cambrio, poderemos ajudar os nossos clientes a aumentar ainda mais a produtividade na cadeia de valor. Partilhamos o mesmo desejo de automatizar os fluxos de trabalho e de tornar os nossos clientes mais eficientes e sustentáveis. Estou ansioso por receber a equipa da Cambrio na Sandvik”, diz Mathias Johansson, presidente da divisão de Design & Planning Automation da Sandvik Manufacturing and Machining Solutions.
A Cambrio está sediada em Ohio, EUA, e tem 375 empregados. Em 2020, a empresa teve receitas de cerca de 628 milhões de coroas suecas ($68 milhões). A empresa será integrada como uma unidade de negócio na divisão de Design & Planning Automation dentro da Sandvik Manufacturing and Machining Solutions. Robbie Payne, CEO da Cambrio, explica: "Estamos muito satisfeitos por nos juntarmos à família Sandvik e ansiamos por continuar a nossa missão de fornecer soluções de software poderosas que permitam aos nossos clientes ter sucesso. Existe aqui um alinhamento cultural e estratégico óbvio que nos permite utilizar a vasta experiência da Sandvik para alargar as nossas soluções automatizadas ao processo de fabrico digital”.
Esta transação, sujeita às habituais aprovações regulamentares, deverá ser concluída na segunda metade de 2021.
www.intermetal.pt
InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa