Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa
A estrutura mecânica melhorada e a operação mais intuitiva melhoram a experiência do cliente

Elevada precisão e velocidade de corte com a nova Fanuc Robocut

28/04/2021

Graças a uma série de avanços e desenvolvimentos tecnológicos, a nova série de máquinas de corte por eletroerosão a fio de alta precisão Robocut α-CiC, da Fanuc, oferece níveis ainda mais elevados de fiabilidade, velocidade de corte, acabamento da superfície e precisão dimensional. Entre as melhorias encontram-se uma estrutura mecânica completamente nova, reforçada e com grande rigidez para o corte de alto desempenho e precisão, compensação de erros de pitch em toda a superfície de trabalho, uma função de ajuste de ângulo para cortes cónicos de alta precisão e uma mesa endurecida como standard.

Robocut α-C400iC e Robocut α-C600iC
Robocut α-C400iC e Robocut α-C600iC.

O corte por eletroerosão a fio (EDM) é o processo em que são necessários contornos ou cavidades intrincadas, nomeadamente em metais duros ou em materiais que seria difícil maquinar utilizando técnicas convencionais como a maquinação, furação e roscagem. Desde 1975, quando a Fanuc apresentou a sua primeira Robocut, que a equipa de engenheiros de design e desenvolvimento da empresa nipónica tem trabalhado continuamente em novos desenvolvimentos para garantir que os clientes se mantêm à frente dos seus concorrentes, e como resultado deste trabalho a Fanuc apresenta agora a nova Robocut α-CiC.

“Oferecendo um desempenho de corte integral de alta qualidade, bem como uma grande fiabilidade numa multiplicidade de aplicações, a nova máquina de corte por eletroerosão a fio Robocut α-CiC oferece uma maior competitividade”, refere Stefan Raff, Diretor de Vendas de Robomachine na Fanuc Europe.

A base de várias das melhorias é a alta resistência e rigidez na estrutura mecânica dos principais eixos lineares. Esta reconfiguração do desenho da Robocut elimina a distorção e promove uma melhor estabilidade, o que, por sua vez, conduz a uma maior precisão de corte e fiabilidade da máquina, dois dos pilares da filosofia Fanuc.

A nova Robocut α-CiC proporcionará um aumento de precisão, introduzindo uma funcionalidade de compensação de erros de pitch de alta precisão. Esta compensação calibrada de fábrica garante a correção de erros de pitch em toda a área da mesa X-Y – em vez de um único ponto central – oferecendo uma vantagem significativa ao nível da precisão da peça de trabalho. Não importa onde a peça esteja na superfície de trabalho, o nível de precisão será sempre o mesmo.

As melhorias no desempenho de corte cónico e na facilidade de ajuste representam outro avanço notável graças à função de ajuste de ângulos para corte de alta precisão. O funcionamento tradicionalmente complexo do ajuste do carregador automático de fios é agora mais fácil graças à utilização de um modelo básico guiado por instruções no ecrã.

Os clientes também beneficiarão da inclusão de uma mesa de trabalho endurecida e mais duradoura como standard, evitando assim o aparecimento de riscos.

Melhoria do controlo dos processos

A Fanuc acredita que o controlo do processo é fundamental para o sucesso nas operações de EDM. As melhorias de controlo da Robocut através da mais recente interface de utilizador Fanuc iH Pro focam-se em aproveitar a nova estrutura mecânica para cortar de forma mais eficiente. A nova e melhorada interface de utilizador com o seu ecrã panorâmico de 15 polegadas e LCD multitáctil permite um funcionamento mais intuitivo e é um avanço adicional, mesmo para aqueles que só recentemente começaram a trabalhar com máquinas EDM.

Este elevado nível de funcionalidades práticas estende-se a muitas outras funções da máquina, incluindo a instalação e a manutenção. São necessárias agora 2 horas a menos, em média, para completar a instalação, enquanto muitas opções de manutenção são muito mais rápidas. Por exemplo, a manutenção dos rolos de alimentação demora apenas 5 minutos, em vez de 40. E, de forma a reduzir a já improvável possibilidade de uma avaria, o Fanuc iH Pro pode destacar problemas iminentes antes da avaria, fornecendo mesmo um vídeo ou imagem descrevendo como a retificação pode ser realizada internamente para minimizar o tempo de inatividade.

As máquinas Robocut α-CiC possuem também tecnologia de prevenção de ruturas do fio através da função de ajuste, conseguindo velocidades de corte mais altas sem rutura do fio, especialmente para cortes em desbaste. Em alternativa, os utilizadores podem optar por melhorar o acabamento superficial (para Ra 0,3 m) sem comprometer em demasiado a velocidade. Para ajudar a encontrar as definições ideais de acabamento de velocidade/superfície para uma peça de trabalho específica, a Fanuc introduziu uma função de regulação direta. Agora, em vez de ter que fazer referência a uma tabela complexa de parâmetros, os utilizadores podem ajustar o desempenho de corte através de um simples controlo +/-, mantendo o desvio de descarga para uma maquinação estável.

Robocut α-C600iC
Robocut α-C600iC.

Rápido enfiamento do fio

O novo design da Robocut α-CiC oferece mais espaço para um fácil e rápido enfiamento automático do fio. Em termos de funções relacionadas com o fio, a máquina mantém muitas características populares da geração Robocut anterior, incluindo o enfiamento automático do fio de alta fiabilidade de até 500 mm com tanque cheio, reenfiamento automático do fio em peças de trabalho até 150 mm de espessura, e corte estável através da função de compensação de deslocamento térmico AI.

O software Robocut-Linki, fornecido de série, permite gerir a qualidade da informação e da produção para otimizar o desempenho das máquinas. Os utilizadores podem monitorizar as operações, receber alertas de e-mail, gerir consumíveis e programas de transferência. Com o Linki, os clientes podem conectar até 32 máquinas Robocut α-CiC prontas para IoT.

Outras funcionalidades disponíveis para os clientes incluem: mesa rotativa de alta precisão Robocut-CCR, que oferece ainda mais oportunidades de aplicações (como corte helicoidal e maquinação de ferramentas PCD); carregador automático de fio de 20-30 kg para impulsionar a operação automatizada prolongada sem necessidade de interferência do operador; e a capacidade de conectar um robô/cobot para automatizar uma máquina através de um único cabo Ethernet. Para criar soluções que satisfaçam requisitos específicos, é possível personalizar a máquina, quer na fase de construção, quer em qualquer período da vida útil da máquina.

Design que permite a poupança de espaço

Ocupando menos espaço do que as máquinas de geração anterior, existem dois tamanhos de modelo disponíveis: Robocut α-C400iC e Robocut α-C600iC. Nestas máquinas é possível carregar peças de trabalho com dimensões até 1050 x 775 x 400 mm no eixo X, Y e Z, respetivamente, com um peso máximo de 1000 kg.

É importante destacar que, graças a uma extensa rede europeia de centros de serviços, a Fanuc pode oferecer suporte vitalício às suas máquinas, independentemente das horas/tempo de funcionamento ou da idade do controlo.

“Tal é a fiabilidade da Fanuc e das suas máquinas que os clientes frequentemente usam máquinas Robocut durante várias décadas”, conclui Stefan Raff. “Este desempenho fiável, combinado com a nossa extensa prestação de serviços, permite que os clientes se concentrem no seu negócio de fabrico de peças com total tranquilidade. Onde quer que estejam, temos uma presença local para garantir que a ajuda nunca esteja longe”.

REVISTAS

Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterMetal

    27/03/2024

  • Newsletter InterMetal

    20/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.intermetal.pt

InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Estatuto Editorial