O processo padrão para peças da carroçaria consiste frequentemente na estampagem de chapas metálicas pré-galvanizadas, soldadura e revestimento eletroforético. Tendo a diminuição do peso como um fator-chave, especialmente no caso dos veículos elétricos, a mudança para aço de maior resistência à tração permite reduzir a espessura do metal. Além disso, existem várias questões fulcrais relativas à engenharia de processos e à proteção anticorrosiva das peças, como por exemplo:
A tecnologia de flocos de zinco de base aquosa Geomet, do NOF Metal Coatings Group, é uma nova solução para peças da carroçaria que vai de encontro a todas as questões acima listadas, aumentando significativamente a proteção anticorrosiva com uma camada fina de 10 µm.
A superfície Geomet permite a marcação a laser diretamente na superfície revestida para evitar a rotulagem que requer uma operação extra e coloca o risco de qualidade devido a problemas na colagem (>1500h NSST após a marcação a laser).
Desta forma, a tecnologia Geomet aumenta a vida útil das peças de aço e reduz a complexidade no processo de fabricação.
Braço inferior da suspensão Geomet como parte do eixo dianteiro.
Em termos de benefícios funcionais, um grande fabricante francês de OEM aprovou a aplicação da tecnologia Geomet num braço inferior da suspensão após extensos testes internos de corrosão, fadiga e condução. Os resultados de todos os testes superaram as expectativas e o teste resistência a fatores climáticos ao ar livre na atmosfera marinha como parte de um cenário da ‘vida real’ funciona há mais de 50 meses sem quaisquer sinais de corrosão.
Em estreita colaboração com um fabricante de peças de nível 1, este braço inferior da suspensão é fabricado perto de Saragoça, revestido numa linha de produção totalmente automatizada na Aragonesa de Tratamientos, e enviado posteriormente para o fabricante de automóveis para montagem final. Vários modelos de automóveis de diferentes marcas construídos na mesma plataforma estão equipados com esta peça.
Até hoje, este braço inferior da suspensão tem funcionado com sucesso no terreno durante quase dois anos de produção em série. Mais de 280.000 automóveis estarão na estrada com esta peça até ao final de 2020, com uma procura crescente para os próximos anos.
Com base nesta história de sucesso, outros OEM estão agora convencidos do valor acrescentado comprovado da tecnologia Geomet e o NOF Metal Coatings Group participa atualmente em várias atividades de ensaio com grandes fabricantes de automóveis para potenciais projetos industriais.
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