Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa
A colaboração entre as duas empresas facilitará a incorporação dos cobots da empresa dinamarquesa no fabrico de maquinaria complexa

Siemens e Universal Robots desenvolvem uma biblioteca para integrar os cobots UR na plataforma TIA Portal

07/04/2021
A integração de robôs colaborativos da Universal Robots em máquinas e ambientes de fabrico complexos será em breve um processo que os construtores de máquinas e integradores de sistemas poderão realizar sem problemas através de uma das plataformas de automação líderes mundiais: o Portal TIA (Totally Integrated Automation) da Siemens. Com o acordo de colaboração entre as duas empresas, os cobots da Universal Robots tornar-se-ão parte da biblioteca de robôs Simatic dentro do ambiente TIA da Siemens através de uma interface de utilizador que deverá estar concluída no quarto trimestre de 2021.

“Os engenheiros industriais, bem como os fabricantes com grandes instalações fabris, beneficiarão da integração dos nossos cobots no Portal TIA”, explica Bernd Meier, Global Key Accounts Director & OEMS na UR. “Graças à nova interface, em breve poderão aplicar a adaptabilidade, precisão e repetibilidade dos nossos cobots em linhas de produção complexas, beneficiando de todos os aspetos da automatização digitalizada”, acrescenta Meier.

Imagen

Simplificando a integração de robôs em linha

A plataforma TIA Portal ajuda os utilizadores a planear grandes projetos de automatização através de diferentes processos de fabrico. Em novembro de 2020, a Siemens introduziu a Simatic Robot Library como um melhoramento adicional a esta aplicação. Esta abrangente 'biblioteca robotizada' permite aos utilizadores programar os seus 'cobots' diretamente no Portal TIA através de uma interface de utilizador unificada. Agora, também inclui robôs colaborativos da Universal Robots, ampliando assim a gama de empresas que poderão beneficiar da tecnologia colaborativa. Desta forma, utilizadores de todas as indústrias poderão utilizar os robôs colaborativos da empresa dinamarquesa no contexto de soluções completas de engenharia industrial.

“Acolhemos a Universal Robots como um novo parceiro mesmo a tempo para o início do teste piloto da nova biblioteca de robôs Simatic. Estamos muito satisfeitos por podermos oferecer aos nossos clientes uma solução virada para o futuro, em colaboração com o líder de mercado em cobots”, diz Tobias Fengel, diretor de marketing da Siemens Digital Industries.

Os cobots e as novas tecnologias

A conceção integrada do TIA Portal dá aos utilizadores a possibilidade de implementar cobots UR nas principais linhas de produção e permite o movimento manual a partir do próprio HMI da Siemens ou a criação de pontos de passagem. Esta nova e abrangente biblioteca oferece aos utilizadores a possibilidade de descarregar exemplos de programação e utilizá-los para controlar os cobots da empresa dinamarquesa.

“Os nossos cobots sempre se caracterizaram pelo funcionamento intuitivo", explica Bernd Meier. A integração no portal TIA através da Biblioteca Simatic Robot acelera a sua integração e implementação em linhas de produção complexas. Também facilita a combinação dos cobots UR com tecnologias como a análise de dados Edge ou serviços de nuvem, incluindo-os assim nos sistemas de monitorização fabril”, conclui.

REVISTAS

Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterMetal

    27/03/2024

  • Newsletter InterMetal

    20/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.intermetal.pt

InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Estatuto Editorial