Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa
Conceito completamente digital: desde a encomenda até à colocação em funcionamento

myPNOZ: a nova geração de relés de segurança modulares da Pilz

20/01/2021

Em plena era da digitalização, a Pilz dá um passo importante na automação segura ao conceber um processo inovador, no qual o utilizador pode criar, simular, encomendar e instalar os ‘seus’ relés de segurança. O myPNOZ torna-se, assim, no primeiro relé de segurança de tamanho de lote 1.

Imagen

Com a intuitiva ferramenta online myPNOZ Creator, o utilizador pode montar ‘o seu’ próprio myPNOZ: ele recebe um sistema personalizado, pré-montado, configurado, testado, e pronto a instalar. Não é necessário qualquer conhecimento ao nível de programação para utilizar o myPNOZ Creator, já que as ligações lógicas para as funções de segurança estão definidas no myPNOZ através dos módulos selecionados e da sequência na qual são ligados. Assim sendo, a empresa de automatização Pilz desenvolveu um conceito universal e digital para o seu novo relé de segurança modular myPNOZ, desde a seleção até à encomenda: com o myPNOZ a Pilz é capaz de oferecer aos clientes soluções seguras construídas de acordo com os requisitos de tamanho de lote 1 individuais específicos.

O relé de segurança myPNOZ monitoriza as funções de segurança como E-STOP, portões de segurança, cortinas de luz, controlos bimanuais IIIA/C e interruptores de ativação. Consiste num módulo principal com um máximo de 8 módulos de expansão, que podem ser livremente combinados.

Na correspondente ferramenta online myPNOZ Creator poderá montar uma solução de segurança à base das necessidades a partir de uma ampla gama de opções. Os utilizadores poderão alternar entre uma visão lógica e uma visão do hardware. A opção para a visualização e documentação extensiva está também disponível através de uma simulação.

Engenharia lógica e segura

Dependendo do requisito de segurança, os utilizadores interligam as funções de segurança como a E-STOP ou portão de segurança utilizando ligações E/OU lógicas. A ferramenta online myPNOZ Creator utiliza um símbolo para indicar quaisquer erros de lógica na sequência da função de segurança. Os utilizadores podem adicionar quaisquer funções de segurança que desejem e ainda definir detalhes – como o atraso na ligação e atraso no encerramento, por exemplo. Os utilizadores podem imediatamente verificar se um circuito ou design de segurança cumprem com os seus próprios requisitos no myPNOZ Creator, utilizando a simulação na ferramenta online. Em resultado disso, os erros podem ser reduzidos e a colocação em funcionamento acelerada.

Imagen

Basta criar, simular em segurança e encomendar… com tempo de sobra

No myPNOZ Creator é possível definir o número, tipo e ligação lógica entre as funções de segurança, baseadas naquilo de que os clientes necessitam para a sua fábrica. O Creator utiliza estes detalhes para calcular de forma automática quais os módulos necessários e a sequência na qual deverão ser inseridos. A sequência de ligação resulta da lógica de ligação para as funções de segurança. Devido a esta lógica de combinação interna, o processo não necessita de quaisquer conhecimentos em termos de programação. O produto gerado pode ser diretamente encomendado através da ferramenta online e os utilizadores podem encomendar uma configuração anteriormente definida do myPNOZ com apenas um clique do rato. O relé de segurança é entregue pré-montado e pronto a instalar. Cada myPNOZ recebe um código exclusivo, para que, caso seja necessário, a mesma configuração de sistema possa ser encomendada sempre que necessário.

Modularidade abrangente para maior flexibilidade

O relé de segurança myPNOZ monitoriza as funções de segurança como E-STOP, portões de segurança, cortinas de luz, controlos bimanuais IIIA/C e interruptores de ativação. Consiste num módulo principal com um máximo de 8 módulos de expansão, que podem ser livremente combinados. O myPNOZ modular oferece um total de 12 módulos de expansão distintos: quatro módulos de saída, quatro módulos de entrada e quatro módulos de entrada/saída. Cada módulo de entrada é capaz de monitorizar duas funções de segurança, minimizando assim não só os custos de hardware mas reduzindo também a cablagem. Múltiplos sensores de segurança poderão ser monitorizados sem a necessidade da existência de cablagem para múltiplos relés – como era o caso anteriormente. Com o myPNOZ é também possível formar múltiplas zonas de segurança, que monitorizam de maneira independente secções da fábrica que operam de forma separada. Isto ajuda a aumentar a disponibilidade da fábrica já que as máquinas podem ser encerradas de maneira independente umas das outras.

O elegante módulo principal de 17,5 mm possui já uma função de segurança de nível mais elevado. Esta funciona em todas as saídas, quaisquer que sejam as outras potenciais zonas de segurança. Os módulos de saída ou se ligam diretamente ou com um atraso de tempo e estão disponíveis com saídas de relé ou semicondutoras. O myPNOZ permite que as funções de segurança sejam ligadas por E/OU, permitindo assim aplicações personalizadas.

Montagem rápida e simples

Os módulos no myPNOZ são facilmente ligados através de conectores BUS. Além disso, todo o sistema recebe alimentação através do módulo principal. Em resultado disso, apenas o módulo principal tem de estar ligado à fonte de alimentação, reduzindo assim à cablagem. A fábrica pode assim ser mais rapidamente colocada em funcionamento e também otimizada em termos de custos de manutenção: caso apenas tenha de ser substituído um módulo, os módulos individuais podem ser imediatamente substituídos sem necessidade de desmontar todo o sistema.

O myPNOZ possui também diagnósticos expandidos por LED para cada módulo e entrada de segurança. Isto agiliza a resolução de problemas e reduz os tempos de inatividade.

A variedade de módulos e o facto de serem fáceis de manipular significa que os utilizadores podem sempre montar a solução certa para eles. Isto garante aos utilizadores o máximo de flexibilidade ao longo de toda a vida útil, mesmo quando são necessárias as subsequentes substituições.

Amplo leque de aplicações

O myPNOZ representa uma solução eficiente e segura para a engenharia mecânica. Além disso o relé de segurança pode ser utilizado em variadas indústrias. Os utilizadores beneficiam de aplicações de segurança com diferentes complexidades e nas quais poderão monitorizadas entre 2 e 16 funções de entrada de segurança, sem a necessidade de um software de engenharia.

REVISTAS

norelemSiga-nosWalter Tools Ibérica, S.A.U.

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterMetal

    17/04/2024

  • Newsletter InterMetal

    10/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.intermetal.pt

InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Estatuto Editorial