A Kennametal apresentou uma nova linha de ferramentas rotativas em PCD para umaquinação de alumínio que garante uma produtividade até 10 vezes superior à de ferramentas de metal duro. Esta nova linha de brocas, alargadores e fresas de topo garante elevada vida útil e resistência ao desgaste, mesmo em ligas de alumínio extremamente abrasivas, e está com prazos de entrega muito curtos.
“A nossa nova linha de ferramentas rotativas em PCD permite que os nossos clientes maquinem alumínio de maneira significativamente mais rápida, o que significa maior produtividade na fábrica”, diz Michael Hacker, gestor de produto da Kennametal. “Nas operações de furação e alargamento, estas ferramentas apresentam um desempenho consistente a velocidades de corte de até 1.000 m/min. As operações de fresagem podem ser realizadas a incríveis 6.500 m/min — uma velocidade muito mais elevada do que a conseguida com ferramentas de outros materiais”.
Com capacidades de refrigeração interna e interface compatível com MQL, essas ferramentas rotativas em PCD são ideais para maquinação de desbaste e de acabamento.
As arestas de corte extremamente afiadas e superfícies de saída de fricção reduzida eliminam as preocupações com arestas postiças. A maquinação de fricção reduzida também produz superfícies de melhor qualidade em operações de acabamento, como alargamento. É possível alcançar uma rugosidade de superfície de 0,6 a 1,2 μm (20 a 47 μ-in) - muito superior à possível com ferramentas convencionais de metal duro.
A classe de PCD KD1410 garante maior vida útil para as ferramentas e é particularmente benéfica no alumínio com elevado conteúdo de silício usado para fabricar peças automóveis como blocos de motor ou cabeçotes de cilindros.
A oferta de ferramentas rotativas em PCD inclui várias opções para furação e acabamento de furos, incluindo cabeças modulares de alargamento com até 42 mm de diâmetro.
A linha de fresas de topo em PCD inclui:
A oferta de brocas em PCD inclui:
O portfólio de alargadores em PCD inclui:
“Muitas destas ferramentas rotativas em PCD também podem ser modificadas para atender a necessidades específicas dos clientes, sempre com a garantia de curtos prazos de entrega”, informa Hacker. “A Kennametal está a tirar partido de décadas de experiência com ferramentas em PCD na indústria automóvel para tornar esta tecnologia amplamente acessível para qualquer fabricante que procure uma solução competitiva em termos de custos e de produtividade para a maquinação de alumínio.”
www.intermetal.pt
InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa