Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa
Os casquilhos deslizantes isense detetam o desgaste e alertam atempadamente as falhas das máquinas

igus lança a sua primeira gama de catálogo de casquilhos deslizantes inteligentes

28/09/2020

Após apresentação do protótipo no ano passado, a igus desenvolveu a sua primeira série de casquilhos deslizantes isense com cinco materiais iglidur para manutenção preditiva. Seja na indústria alimentar, em máquinas têxteis, empilhadores ou máquinas de construção, com os casquilhos deslizantes isense inteligentes, os utilizadores obtêm uma solução com elevada duração de vida e isenta de lubrificação, que fornece informação sobre o seu desgaste. A manutenção pode ser planeada atempadamente, e as falhas de máquinas e sistemas evitadas.

Os componentes resistentes ao desgaste, como os casquilhos deslizantes, têm de suportar cargas extremas em máquinas e equipamentos. Se um destes casquilhos falhar, poderá causar problemas sérios. Foi por este motivo, que a igus apresentou o primeiro protótipo de um casquilho deslizante inteligente na Feira de Hanôver de 2019. O princípio: a tecnologia integrada no casquilho deteta o desgaste e avisa o utilizador antes de ser atingido o limite máximo. A manutenção pode ser planeada antecipadamente e as substituições desnecessárias e falhas imprevistas das máquinas e sistemas podem ser evitadas.

Após várias séries de testes no seu laboratório de testes, com 3800 metros quadrados, a igus desenvolveu agora a primeira gama standard isense de casquilhos deslizantes iglidur isentos de lubrificação. “A gama de catálogo inclui cinco materiais com os quais conseguimos abranger uma grande parte de aplicações com cargas elevadas”, afirma Stefan Loockmann-Rittich, Gestor da Divisão de casquilhos deslizantes iglidur na igus GmbH.

De empilhadores a máquinas de embalamento...
De empilhadores a máquinas de embalamento: os casquilhos deslizantes isense fornecem informações sobre o seu desgaste e avisam atempadamente o utilizador antes da necessidade de realizar uma paragem na instalação ou máquina. (Fonte: igus GmbH)

Estão incluídos o material iglidur A180 em conformidade com as normas FDA, especificamente concebido para a utilização na indústria alimentar, o casquilho iglidur Q2E para aplicações exigentes, utilizado em máquinas de construção e na engenharia agrícola, o material universal iglidur G, o casquilho como elevada duração de vida iglidur J, assim como o iglidur P210, especializado em aplicações oscilantes e rotativas.

A igus fornece todos os casquilhos deslizantes inteligentes em três dimensões, com um diâmetro interior de 20, 30 e 40 milímetros. De futuro, serão disponibilizados mais tamanhos e materiais.

Ligação do sistema de acordo com os requisitos do cliente

Para ligar os casquilhos deslizantes isense, a gama da igus inclui quatro cabos adequados com um revestimento exterior em PUR resistente a óleos e a ambientes agressivos, em quatro comprimentos standard de um a dez metros. Adicionalmente, o utilizador pode escolher entre dois tipos de conectores. Os dados medidos pelos sensores podem ser integrados pelos operadores das máquinas e equipamentos nos seus sistemas de diversas formas.

A igus disponibiliza três unidades de leitura para este fim: o utilizador pode ler manualmente todos os pontos de desgaste através do plug-in ou instalar no equipamento uma unidade de controlo com um ecrã com um painel vermelho/verde, que fornece informações sobre o estado dos casquilhos deslizantes. Também é possível a ligação ao icom.plus. Neste modo, um módulo de rádio envia os dados dos sensores para o módulo de comunicação via wireless. A partir daí, é possível a integração dos dados na IoT, num sistema de cloud ou na rede do cliente através de uma ligação por cabo. “O cliente pode ler os dados da forma que lhe for mais conveniente”, explica Stefan Loockmann-Rittich.

REVISTAS

norelemWalter Tools Ibérica, S.A.U.Siga-nosExponor - Feira Internacional do Porto

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterMetal

    24/04/2024

  • Newsletter InterMetal

    17/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.intermetal.pt

InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Estatuto Editorial