As novas funcionalidades do software NCSIMUL Digital Twin, da Hexagon, garantem-lhe um lugar na vanguarda da tecnologia ‘Smart Factory’, aumentando a qualidade da programação CNC através da análise automática e preditiva. O NCSIMUL constrói virtualmente o ambiente de maquinação real para evitar erros, reduzir tempos de configuração e trocar programas CNC entre máquinas.
A versão 2021 do software Hexagon NCSIMUL Digital Twin tem um novo modo de comparação que deteta o material em excesso durante uma simulação rápida e oculta. Mostra uma comparação sólida entre os modelos CAD/CAM ou o material de corte anterior e o modelo simulado pelo NCSIMUL.
Philippe Legoupi, diretor técnico da Hexagon explica que esta nova funcionalidade é a única forma de detetar restos de material indesejados em grandes peças. O software pode mostrar o material em excesso numa lista ou numa janela 3D. Graças a esta funcionalidade, é possível detetar, por exemplo, a falta de pequenos furos em componentes aeroespaciais de grandes dimensões, em moldes ou em peças hidráulicas.
Integrada no NCDoc, a nova função de ‘Dimensionamento’ cria instruções de controlo para os operadores durante o processo CNC. "Define uma lista de verificação dimensional com tolerâncias definidas pelo utilizador; define automaticamente a dimensão mínima necessária para cada corte; gera uma visão abrangente para o programador e para o operador na simulação 3D; e trabalha com o template NCDoc”. Tudo isto permite poupar tempo e dinheiro, especialmente quando se utiliza o assistente para criar o número correto de medições, mesmo quando se utiliza uma ferramenta de apalpação na máquina.
Além disso, um novo conjunto de opções avalia rapidamente as ferramentas que podem beneficiar de otimização de corte em vazio, com o ‘tempo de trabalho fora de material’ na lista de sequências. Esta funcionalidade utiliza o template NCDoc e personaliza os valores de proximidade de stock para cada sequência. A otimização é automaticamente armazenada para estratégias futuras.
Melhorias na edição do Setup reduzem o tempo de simulação através da fusão de elementos fixos, peças e elementos em bruto de um, ou múltiplos, ficheiros CAD lidos no NCSIMUL. “Cria uma geometria simples do material em bruto e todos os elementos de configuração podem ser movidos para cima ou para baixo”.
Com um novo “ficheiro de interface de configuração” associado a cada gémeo digital, é agora possível definir a atribuição de posicionamento do conjunto de ferramentas - número de estação, torre e orientação - entre o sistema CAM e o NCSIMUL. Isto significa que as interfaces podem classificar os projetos NCSIMUL, prontos para executar a simulação.
Além disso, um ecrã 2D simplificado para peças torneadas melhora a análise do material de desbaste dinâmico. Philippe Legoupi explica: “Mostra rapidamente a ferramenta e o percurso da ferramenta juntamente com o modelo de corte e os perfis da peça de referência”.
O centro de documentos está agora disponível online e inclui descrições adicionais das versões publicadas, incluindo mais pormenores nos separadores “case studies“e”focus on”.
Finalmente, o software permite a simulação do desgaste da ferramenta de corte, tal como definido no carregador de ferramentas, bastando para tal carregar num botão. Os valores definidos pelo utilizador são aplicados a cada ferramenta de corte, e o sistema pode verificar se uma ferramenta desgastada irá gerar alarmes ou colisões com material de stock indesejado. Desta forma, são definidas as regras de afiação e consegue diminuir-se o consumo de ferramentas.
www.intermetal.pt
InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa