Uma correta standardização começa na fase de design
Durante o ciclo de vida de uma matriz é importante manter uma visão global dos custos. As opções de poupança deveriam ser ponderadas logo no início de um projeto e a utilização de elementos uniformizados influencia o custo final. Convém fazer perguntas como as que se seguem: os componentes da matriz podem ser uniformizados? Se a resposta for afirmativa, que possibilidades temos de recorrer a peças uniformizadas ou a projetos de matrizes desenvolvidos nas nossas instalações? Ou, é possível que um fabricante externo de elementos uniformizados nos faça esse fornecimento? Se assim for, dispomos de um enorme potencial de poupança que nos assegura uma evidente vantagem competitiva.
Os custos de uma matriz podem variar bastante na fase de desenvolvimento, mas dificilmente podem ser reduzidos no final do processo, durante a fase de produção em série. O designer determina a sequência de maquinação na matriz e decide como se irão dispor as várias estações de maquinação ou o avanço. Nesta fase, os parâmetros de produção com os quais a matriz irá funcionar posteriormente na oficina de corte revelam-se decisivos. Além disso, estabelece se a matriz será composta por placas uniformizadas disponíveis em armazém ou por placas especiais que devem ser encomendadas à medida. Quanto maior for a quantidade de elementos uniformizados, maior será a percentagem de custos fixos calculáveis.
A utilização de elementos uniformizados representa uma poupança em todos os aspetos, que começa com um cálculo preliminar rápido e fiável, através dos assistentes digitais da Meusburger. Com estas ferramentas, todos os componentes necessários são combinados fácil e rapidamente e são guardados para depois. Os dados CAD dos porta-matrizes completos podem ser exportados com apenas alguns cliques a partir da loja online ou do catálogo para instalação da Meusburger para todos os sistemas CAD habituais. Assim, o designer dispõe de mais tempo para se concentrar nos pontos-chave de um porta-matrizes.
A linha de matrizes da Meusburger dispõe de mais de quarenta mil artigos destinados a satisfazer as necessidades específicas dos seus clientes. O material com baixo risco de deformação influencia largamente os custos de fabrico e manutenção da matriz, visto que os aços de qualidade estabilizados e as tolerâncias precisas de forma e de posição permitem reduzir custos derivados. Alguns componentes, como os elementos ativos, também cumprem funções significativas numa matriz. Se o cliente os comprar ao invés de os fabricar nas suas próprias instalações, obtém uma poupança considerável que, a longo prazo, resulta numa vantagem competitiva.
Consiga uma excelente qualidade graças às placas com baixo risco de deformação.
www.intermetal.pt
InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa