A Okuma, representada em Portugal pela MAQcenter, satisfaz as necessidades especiais da indústria automóvel. Os seus centros de maquinação de coluna dupla proporcionam uma elevada precisão no fabrico de peças de grande dimensão.
Com mais de 50 anos de experiência e uma capacidade de produção de 40 unidades por mês, a Okuma é especialista no fabrico de centros de maquinação de coluna dupla. Atualmente existem mais de 8000 máquinas de coluna dupla Okuma em utilização, das quais aproximadamente 3500 são utilizadas no setor automóvel. Máquinas como a MCR-BIII, ou a recentemente introduzida MCR-S, são utilizadas por quase todos os fabricantes de automóveis do mundo. Isto significa que a maioria dos automóveis que circulam atualmente são fabricados por uma máquina Okuma, pelo menos indireta e parcialmente.
No setor automóvel, os centros de maquinação de coluna dupla da Okuma são utilizados principalmente para o fabrico de matrizes, para o fabrico de carroçarias de automóveis. Este processo apresenta vários desafios, já que as peças de trabalho de grande dimensão requerem uma elevada precisão dimensional. Os cortantes também devem ter superfícies muito lisas e limpas. É difícil atingir os resultados esperados, porque o processo de fabrico pode demorar vários dias. O longo período de maquinação faz com que a peça de trabalho seja vulnerável aos desvios provocados pelas mudanças de temperatura e por outras influências externas durante o processo de fabrico.
Estes problemas são resolvidos através de várias aplicações e características altamente personalizadas. O conceito Thermo-Friendly da Okuma ajuda a minimizar a quantidade de calor gerado e a compensar as deformações térmicas impossíveis de evitar. A solução Premium Hyper-Surface permite uma excelente qualidade da superfície, graças à correção automática dos dados de maquinação, o que melhora a qualidade geral e elimina a necessidade de um acabamento manual. A construção das máquinas em coluna dupla de ferro fundido maciço garante uma elevada rigidez e tolerâncias apertadas. Um apalpador tátil permite a medição de formas complexas na máquina durante o processo. “Os fabricantes do setor automóvel apreciam a alta precisão dimensional das nossas máquinas de coluna dupla, de menos de 20 µm, mesmo no caso de peças com até 2000 de largura e 5000 de comprimento”, afirma Pablo Liechti, diretor de produto DCMC.
A estrutura em coluna dupla proporciona uma elevada rigidez e garante tolerâncias apertadas. Foto: Okuma.
As colunas duplas da Okuma estão equipadas com uma diversidade de aplicações que as tornam o mais produtivas possível. A tecnologia inteligente Servonavi otimiza as velocidades de corte e avanço. “Isto permite-nos reduzir os tempos de produção até 25%”, afirma Liechti. O conceito Thermo-Friendly também aumenta a produtividade, minimizando os tempos de aquecimento. Para satisfazer as necessidades específicas dos fabricantes, os centros de maquinação de coluna dupla da Okuma podem ser configurados de várias formas. Os clientes podem escolher fusos diferentes, uma vasta gama de cabeçotes de fixação e tamanhos das mesas até 4500 mm de largura e 12.000 mm de comprimento. Estão disponíveis muitas características e configurações adicionais.
www.intermetal.pt
InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa