Novas fresas de metal duro para a fabricação de moldes e ferramentas

16/09/2019

A Mapal, marca alemã distribuída em Portugal pela Alamo, Lda., anunciou recentemente o lançamento da nova gama de fresas de metal duro de alto desempenho OptiMill-3D, especialmente desenvolvidas para a fabricação de moldes e ferramentas. Juntamente com o revestimento altamente resistente ao calor e um substrato especial de metal duro, as dimensões e geometrias particulares destas fresas fazem com que sejam especificamente adequadas para a fabricação de moldes.

foto

A Mapal lançou uma gama de fresas de metal duro de elevado desempenho especialmente desenvolvidas para a fabricação de ferramentas e moldes. Da esquerda para a direita: duas variantes de cada uma das OptiMill-3D-CS, a OptiMill-3D-HF Hardened e a OptiMill-3D-HF, à direita: a OptiMill-3D-CR Hardened.

Maquinação de alto avanço com elevada taxa de remoção de material

Com a OptiMill-3D-HF-Hardened de quatro ou seis arestas de corte, adequada para fresagem de peças temperadas com uma dureza de 45-66 HRC, a Mapal anuncia duas novas fresas de alto avanço para maquinação pesada. Para que as ferramentas trabalhem de forma fiável, mesmo em condições de aplicação difíceis, a Mapal desenvolveu uma geometria de face especial.

A fresa com quatro arestas de corte é usada principalmente para desbaste e também para pré-acabamento. Graças ao menor número de arestas de corte e um dimensionamento dos canais mais generoso, garante-se de forma fiável a remoção das aparas. Esta é também a fresa ideal para a maquinação de cavidades profundas.

Por seu lado, a fresa com seis arestas de corte pode ser utilizada de forma otimizada para desbaste e pré-acabamento, bem como para o acabamento de superfícies planas com alta taxa de avanço. Está disponível a versão OptiMill-3D-HF, com três e quatro arestas de corte, para maquinação suave. Neste caso, as dimensões são combinadas com a OptiMill-3D-HF-Hardened.

foto
A OptiMill-3D-HF-Hardened, com quatro ou seis arestas de corte, é adequada para fresar peças temperadas com uma dureza de 45-66 HRC.

Raio de canto altamente preciso para acabamentos de elevada qualidade

A fresa com raio de canto OptiMill-3D-CR-Hardened é utilizada para o acabamento de moldes 3D até uma dureza de 66 HRC. Graças ao raio de canto altamente preciso, esta fresa produz acabamentos de superfície lisos e de alto brilho, com a máxima taxa de avanço. O OptiMill-3D-CR-Hardened está disponível nos diâmetros de 4-12 mm, com diferentes comprimentos e raios de canto.

foto
A fresa de raio de canto OptiMill-3D-CR-Hardened é utilizada para o acabamento de moldes 3D até uma dureza de 66 HRC.

Eficiência no pré-acabamento e acabamento em máquinas de 5 eixos

As novas fresas de raio circular OptiMill-3D-CS são usadas predominantemente na fabricação de moldes de cavidades profundas, com geometrias complexas, bem como na fabricação de pás para turbinas. A principal característica que distingue estas ferramentas é a combinação perfeita de raio e forma, que torna possível um maior espaçamento da trajetória durante o pré-acabamento e acabamento. O tempo de maquinação pode ser significativamente reduzido e a qualidade do acabamento superficial das peças pode ser significativamente melhorada. Para a maquinação de cavidades profundas e de difícil acesso, a OptiMill-3D-CS em forma de gota é a primeira escolha. Grandes superfícies e superfícies com restrições de ferramentas são melhor maquinadas com uma fresa de formato cónico.

Global Industrie 2019Jaba traducción técnica espcializadaInterMetalInterMetal Acompanhe no Facebook

www.intermetal.pt

InterMETAL - informação para a indústria metalomecânica portuguesa

Estatuto Editorial