Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa
Mais de 2.100 expositores de 47 países participam do maior evento mundial dedicado à indústria metalomecânica

Mudanças na tecnologia de produção em mostra na EMO Hannover 2019

Esther Güell

10/07/2019

No início de julho, Hannover acolheu a conferência de imprensa internacional que deu início à contagem decrescente para a feira EMO, a decorrer na Feira de Hannover, de 16 a 21 de setembro. Um evento no qual 38 empresas tiveram a oportunidade de dar à imprensa ‘um cheirinho’ das novidades que vão apresentar na XXIIª edição do certame.

Mais uma vez, a maior feira mundial dedicada ao setor metalomecânico abrirá as suas portas na cidade alemã de Hannover. Um encontro em que “todos os principais fabricantes de tecnologias de produção irão apresentar os seus produtos e serviços”, nas palavras de Wilfried Schäfer, diretor executivo da VDW (Associação Alemã de Fabricantes de Máquinas-Ferramentas) sediada em Frankfurt, que sintetizou os principais números tanto da edição anterior como da próxima. Para a edição de 2019, mais de 2.100 expositores de 47 países já confirmaram a sua presença. Não faltam pioneiros nas diferentes áreas tecnológicas do setor, como as empresas DMG MORI, FFG, Mazak, Heller, Siemens, Grob, Doosan, Fanuc, Okuma, Makino, Index, GF Machining Solutions, Chiron, Trumpf, SLM, Stratasys, Paul Horn, Iscar, Sandvik, Kuka e muitas mais. Algumas delas também estiveram presentes na antevisão do certame. A EMO Hannover é uma “plataforma verdadeiramente internacional para a metalomecânica”, disse Schäfer, acrescentando que “a EMO Hannover atrai profissionais de todo o mundo”. Em 2017, quase 50% dos visitantes e cerca de 64% dos expositores vieram de fora da Alemanha.

Da mesma forma, a EMO Hannover é também uma plataforma onde são apresentadas inovações de última geração. “Em 2017, 72% dos expositores afirmaram ter trazido para Hannover inovações que desenvolveram especialmente para a esta feira", sublinhou Schäfer.

Wilfried Schäfer, diretor executivo da VDW (Associação Alemã de Fabricantes de Máquinas-Ferramentas) apresentou os principais marcos da EMO 2019...

Wilfried Schäfer, diretor executivo da VDW (Associação Alemã de Fabricantes de Máquinas-Ferramentas) apresentou os principais marcos da EMO 2019.

A tecnologia do futuro, hoje

Consciente da necessidade de continuar a impulsionar o desenvolvimento de sistemas de produção inteligentes, o lema da EMO Hannover 2019 é ‘Smart technologies driving tomorrow's production’ (tecnologias inteligentes que impulsionarão a produção do futuro). Um evento onde os visitantes internacionais podem obter informações e orientações sobre estas tecnologias, bem como informações sobre os mais recentes desenvolvimentos de fornecedores de todo o mundo, sobre tendências em automação, eficiência energética, segurança ocupacional, novos processos de fabricação, materiais, etc.

Neste sentido, Wilfried Schäfer anunciou que “a VDW, organizadora da feira, selecionou os temas mais em voga e, juntamente com os seus parceiros, está a organizar uma vasta gama de eventos especiais”.

Com esta abordagem, a EMO Hannover quer enfrentar um dos maiores desafios da indústria: a incorporação de tecnologias inteligentes e como estas podem impulsionar a produção. “O fator mais crítico nas fábricas inteligentes é a ligação em rede de pessoas, instalações e processos ao longo de toda a cadeia de valor”, argumentou Schäfer. O mote da edição deste ano visa incentivar a presença na feira de soluções de ‘smart factory’ e que uma das prioridades dos expositores seja oferecer novas soluções criativas em torno do conceito da Indústria 4.0, que já se aplica hoje a todas as áreas: de máquinas a componentes, controladores, sistemas de medição e fluxos de materiais. “Estamos convencidos de que a EMO Hannover 2019 será um ponto de referência para novas ofertas e soluções para a fábrica inteligente”, concluiu Schäfer.

A imprensa técnica de todo o mundo viajou para Hannover no início de julho para descobrir como será a EMO 2019
A imprensa técnica de todo o mundo viajou para Hannover no início de julho para descobrir como será a EMO 2019.

Área de exposição dedicada à IoT

Esta secção é reservada a expositores individuais na área da tecnologia de controlo, software e automação. Fabricantes de controladores como a Beckhoff, a Bosch, a Fanuc, a Heidenhain e a Siemens, mas também consórcios de engenharia como o Adamos e o Axoom, apresentaram as suas plataformas de IT na EMO Hannover em 2017. “Sabemos que esta área de exposição também oferece um ambiente altamente atrativo para fornecedores de TI como a IBM, HP, GE, SAP, Microsoft Oracle, Telekom e outros, se quiserem estreitar as suas relações comerciais com fabricantes de tecnologia de produção”, diz Schäfer. A EMO Hannover fornece uma plataforma ideal para isso, porque os decisores de todas as áreas da cadeia de valor da tecnologia de produção estão lá - e interessados em tudo, desde o desenvolvimento do produto até à produção, controlo de qualidade e logística. “Hoje, quem planeia a produção quer ver, não só as máquinas, mas também soluções integradas, e nenhuma outra feira oferece isso de forma tão concentrada como a EMO Hannover”, resume Schäfer.

Área de exposição dedicada à Indústria 4.0

Empresas inovadoras e institutos de investigação de renome apresentam soluções inteligentes para impulsionar o sucesso comercial dos seus clientes na área da Indústria 4.0. Nomeadamente, componentes inteligentes para monitorização de processos, soluções que garantem um fluxo de dados suave com a máxima segurança e muito mais. Esta área de exposição contará também com representantes do campo da investigação que apresentarão o estado atual do desenvolvimento científico. Além disso, o fórum de especialistas oferecerá aos participantes a oportunidade de discutir produtos existentes e visões futuras com uma ampla audiência de profissionais.

Industry 4.0 Trend Forum

Adicionalmente, a VDW uniu forças com a VDMA, a Associação Alemã de Engenharia Mecânica, que representa cerca de 3.200 empresas de engenharia mecânica e industrial, o segundo maior setor de clientes para máquinas-ferramentas. Juntos, estão a organizar um fórum sobre as últimas tendências na Indústria 4.0 e em ‘machine learning’, que incluirá apresentações e debates a realizar durante a EMO. Em foco estará também o futuro da organização do trabalho nesta área.

Durante a conferência de imprensa, 38 dos expositores que irão participar na EMO puderam dar uma ideia do que irão mostrar na feira...
Durante a conferência de imprensa, 38 dos expositores que irão participar na EMO puderam dar uma ideia do que irão mostrar na feira.

Umati, a linguagem comum para a Indústria 4.0, em demonstração na EMO 2019

A umati - interface universal de máquinas-ferramentas baseada em OPC UA - fará a sua estreia na EMO Hannover 2019. Cerca de 50 fabricantes de máquinas-ferramentas de todo o mundo unirão esforços para mostrar, ao vivo, como a umati torna os dados da máquina utilizáveis.

Esta nova interface fornece uma conexão neutra e aberta de máquinas a sistemas de TI e é um pré-requisito para o sucesso da Indústria 4.0. Só então os dados de diferentes fabricantes de máquinas com diferentes sistemas de controlo podem ser transferidos para sistemas ERP e MES ou para a nuvem, para posteriormente poderem ser processados, de forma a darem origem a novos serviços e funcionalidades. Esta conectividade é a chave para todo o valor acrescentado que a economia espera que a Indústria 4.0 produza e terá particular impacto na atividade de pequenas e médias empresas. Foi por isso que a VDW, juntamente com oito conhecidos fabricantes alemães de máquinas-ferramentas e todos os principais fornecedores de controladores, lançou a umati, em 2017. A comunidade internacional de máquinas-ferramentas está agora a trabalhar na revisão e disseminação do standard.

Durante a EMO 2019, a demonstração estará a cargo de mais de 50 empresas de sete países. Da Alemanha: Adamos, Alfred H. Schütte, Axoom, Chiron-Werke*, DMG MORI*, DVS Technology Group, Elha-Maschinenbau Liemke, Emag*, Gebr. Heller Maschinenfabrik*, Grob-Werke*, Heinrich Georg Maschinenfabrik, Index-Werke, IT Engineering Software Innovations, K.R. Pfiffner*, Kapp, Liebherr-Verzahntechnik*, MAG-IAS, Maschinenfabrik Berthold Hermle, Peiseler, Profiroll Technologies, Röders, Sauter Feinmechanik, Symmedia, Trumpf Werkzeugmaschinen*, Leibniz University of Hanover - Institute for Manufacturing Technology and Machine Tools, Vollmer Werke; De Itália: Guiseppe Giana, Orchestra; Do Japão: Citizen Machinery, Makino Milling Machine, Murata Machinery Emco Maier; Da Suíça: Agathon, GF Machining Solutions*, Precitrame, Tornos, United Grinding Group*; De Espanha: Danobat, Ibarmina Innovatek, Nicolás Correa, Soraluce, Zayer; De Taiwan, Buffalo Machinery, Leadyang Precision Technology, Selica International (*principal partners). Os participantes contam com o apoio dos principais fornecedores de controladores: B&R Automation, Beckhoff Automation, Bosch Rexroth, Fagor Automation, Fanuc, Heidenhain, Mitsubishi Electric e Siemens. A demonstração é realizada em cooperação com a T-Systems, que fornece um centro de dados para a conexão de máquinas e serviços.

Soluções robóticas e de automação para fabricantes de automóveis

Robótica e automação estão entre as principais tecnologias utilizadas pela indústria automóvel. Os cobots interagem diretamente com os seres humanos e dão aos fabricantes uma vantagem competitiva no mercado. Na EMO Hannover 2019, os visitantes profissionais deste setor encontrarão inúmeras soluções de automação e robôs colaborativos destinados a melhorar a produtividade.

Tanto a automação como a digitalização podem ser usadas para agilizar os processos de fabricação. Neste ponto, os cobots desempenham um papel fundamental. Estes robôs industriais colaborativos trabalham em conjunto com humanos, sem medidas de proteção especiais, tais como estruturas de proteção ou áreas demarcadas. Em que processos já se utilizam cobots? Como podem ser evitadas as colisões e o risco de lesões? Durante o certame, fabricantes de robótica, fornecedores de componentes periféricos para soluções de automação, bem como especialistas em segurança, irão fornecer aos visitantes uma visão geral da situação atual, bem como as suas previsões para desenvolvimentos futuros.

Automação e digitalização podem ser usadas para agilizar os processos de fabricação...
Automação e digitalização podem ser usadas para agilizar os processos de fabricação. Aqui, os cobots desempenham um papel essencial, como será evidente durante a EMO 2019.

Fabricação aditiva em evidência na EMO 2019

A fabricação aditiva é outra das tendências mais faladas na indústria. Desvantagens como o tempo necessário para fabricar uma peça de trabalho, a falta de materiais adequados para uma determinada aplicação, o potencial de automação ou a necessidade de pós-processamento estão a diminuir gradualmente. Como resultado, a fabricação aditiva está a ser cada vez mais integrada na produção industrial. E, paralelamente, setores de clientes exigentes, como a indústria automóvel e aeronáutica ou a tecnologia médica, exigem cada vez mais a impressão 3D e desenvolvem cada vez mais peças com geometrias que só podem ser fabricadas por processos aditivos. Exemplos incluem componentes leves feitos de materiais complexos ou peças de reposição para a indústria automóvel, como o bloco de controlo hidráulico para o Airbus 320 ou as peças T para o sistema de combustível do Airbus 400 M, bem como estruturas biónicas na tecnologia médica, implantes, coroas dentárias, aparelhos auditivos e instrumentos cirúrgicos.

De acordo com um recente inquérito da VDMA, quase metade das empresas do setor da engenharia mecânica, por exemplo, já estão a utilizar o fabrico aditivo. Cerca de metade dos entrevistados utiliza os seus próprios sistemas de impressão 3D para produzir protótipos. No entanto, 44% também imprimem peças sobressalentes, peças de série e ferramentas. Cerca de um quarto das peças impressas são feitas de metal.

Assim, nesta edição da EMO, além dos já conhecidos fabricantes de equipamentos de impressão 3D, como a Renishaw, a Realizer, a SLM, a Stratasys e a Trumpf, que possuem stands próprios, nove outras empresas integrarão um stand coletivo, no pavilhão 9, dedicado a esta tecnologia.

No total, mais de 70 empresas apresentarão as suas máquinas, sistemas, materiais, acessórios, software e scanners ou oferecerão serviços relacionados com o tema. Para muitos clientes, os prestadores de serviços são a primeira porta de entrada para a tecnologia.

No total, mais de 70 empresas apresentarão as suas máquinas, sistemas, materiais, acessórios...
No total, mais de 70 empresas apresentarão as suas máquinas, sistemas, materiais, acessórios, software e scanners ou oferecerão serviços relacionados com a fabricação aditiva. Foto: Trumpf.

Lugar marcado para as startups na EMO 2019

Atualmente, as empresas em fase de arranque já não se limitam aos setores de bens de consumo, mas estão também cada vez mais presentes na indústria. Megatendências como a digitalização e a ligação em rede, mas também novas formas de mobilidade, alterações climáticas, eficiência energética e personalização oferecem grandes oportunidades para novas ideias e, por conseguinte, também para stratups com boas ideias. A fim de promover a cooperação e reunir as partes interessadas, a EMO Hannover 2019 oferece-lhes, pela segunda vez, a sua própria plataforma intitulada 'young tech enterprises @ EMO Hannover 2019'. O formato de 2019 será significativamente ampliado após a resposta positiva dos visitantes do evento anterior, com uma base mais ampla e orientada para o negócio, oferecendo às empresas jovens que participam um maior valor acrescentado.

Primeira edição do prémio para a inovação digital na produção

O prémio especial para a Inovação Digital na Produção será apresentado na feira como parte da Young Tech Enterprises @ EMO Hannover 2019. Este concurso é uma iniciativa do Ministério Federal da Economia e Energia alemão. O prémio, no valor de 10 mil euros, é atribuído a ideias de negócio inovadoras baseadas nas modernas tecnologias de informação e comunicação. O foco está na inovação da nova empresa, na equipa, na sua experiência e competências, e também nas suas ligações com clientes e parceiros. Esta iniciativa é complementada por seminários, workshops e ações de formação, bem como por apresentações ao vivo destinadas a reunir novas empresas com expositores e investidores.

REVISTAS

Walter Tools Ibérica, S.A.U.Siga-nosnorelem

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterMetal

    17/04/2024

  • Newsletter InterMetal

    10/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.intermetal.pt

InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Estatuto Editorial