Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Soluções de alta tecnologia Faccin para curvatura de tubos e vigas

Donatella Fumagalli, Marketing Manager do Grupo Faccin

21/02/2024

O crescimento económico de um país está estreitamente ligado ao estado das suas infraestruturas, onde se incluem estruturas físicas e organizacionais básicas e instalações necessárias ao funcionamento de uma sociedade, tais como sistemas de transporte, redes de comunicação, abastecimento de energia, água, saneamento básico e instituições públicas.

Dados divulgados pela Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN) revelam que 2023 foi um ano positivo para o mercado da construção em Portugal, com o valor bruto da produção a crescer 3,4% em relação ao ano anterior. Concretamente, o segmento das obras públicas registou um crescimento significativo: o volume total de concursos de empreitadas de obras públicas promovidos registou um aumento de 65,3%, para 6.048 milhões de euros. E as previsões para os próximos anos são ainda mais animadoras, graças a investimentos como a ferrovia de alta velocidade e as energias renováveis.

Calandra Faccin HAV-2P para a produção de tubos
Calandra Faccin HAV-2P para a produção de tubos.

À medida que a procura de projetos de construção e de infraestruturas continua a crescer, torna-se imperativa a necessidade de expandir a produção e o fabrico de elementos estruturais de metal curvado, tais como tubos, vigas e canais. Esta evolução é crucial para satisfazer os requisitos de desenho arquitetónico destes projetos com o mais elevado nível de profissionalismo.

O Grupo Faccin fabrica uma gama variada de máquinas para curvar metais, que oferecem benefícios como a elevada produtividade, desempenho preciso, repetibilidade consistente e fácil operação, independentemente do nível de habilidade do operador. Estas máquinas de topo garantem um consumo mínimo de energia e custos de produção mais baixos, demonstrando o compromisso do Grupo com a excelência em engenharia e com a sustentabilidade económica.

Desafiando os limites com as máquinas para curvar tubos, perfis e vigas da Faccin

O Grupo oferece soluções de curvatura de última geração, perfeitas para curvar tubos, perfis e vigas de grandes dimensões. As máquinas Roundo R e B, juntamente com a série Faccin RCMI, são opções recomendadas para o setor das infraestruturas.

  • A série Roundo R faz parte da linha premium de curvadoras Faccin. Foi concebida para curvar aço com módulo de secção entre 14 e 20.000 cm3, com garantia de produtividade duradoura e fiável. Possui um controlo independente de cada eixo, assegurando uma capacidade de curvatura ótima a qualquer velocidade, graças ao seu sistema hidráulico avançado e aos seus componentes redutores de ruído. Isto não só melhora o controlo e a ergonomia, como também simplifica o carregamento de perfis ou tubos, aumentando significativamente a produção com um retorno mais rápido do investimento. Além disso, a baixa altura de trabalho torna-a particularmente ergonómica. Para uma precisão ainda maior, está incluído um controlo numérico fácil de utilizar, o wCNC4.
Curvadoras Roundo R, ideais para dobrar perfis, tubos e vigas
Curvadoras Roundo R, ideais para dobrar perfis, tubos e vigas.
  • A máquina Roundo B é uma curvadora de geometria variável que excede as expectativas em termos de qualidade de laminação. A sua versatilidade permite dobrar sem problemas vigas de aço e alumínio, tornando-a a solução ideal para qualquer projeto. Graças à sua conceção particular, com geometria variável e três rolos motorizados, esta máquina garante a máxima precisão na curvatura não só de vigas de grandes dimensões, mas também de pequenas vigas, mesmo de módulos resistentes à curvatura. As máquinas da série Roundo B são indicadas para processamento de metais pesados.
Calandra Roundo B, para curvar vigas XXL

Calandra Roundo B, para curvar vigas XXL.

  • A série RCMI da Faccin oferece uma precisão e fiabilidade excecionais na curvatura de perfis. Estas máquinas de curvar são meticulosamente concebidas e construídas para proporcionar um elevado desempenho de curvatura. A RCMI é a solução ideal para a curvatura de todos os perfis standard, bem como de perfis modulares como vigas e canais I e H. Trata-se de um modelo versátil, capaz de curvar tubos redondos e quadrados, pelo que a série é fornecida com rolos especiais. A Faccin oferece soluções especiais para atenuar as deformações dos tubos durante a curvatura com raios mais pequenos. A RCMI pode ser equipada com um mandril de alta eficiência que preserva eficazmente a integridade dos tubos durante todo o processo de curvatura. Este mandril é amplamente utilizado na construção de montanhas-russas e em várias outras aplicações que requerem curvatura 3D complexa.
Faccin RCMI, para curvar tubos e perfis

Faccin RCMI, para curvar tubos e perfis.

As séries Roundo R e RCMI também podem ser equipadas para a curvatura de tubos em espiral.

Eficiência na calandragem de chapa em aplicações de tubagens e sistemas AVAC

No mundo do fabrico de metais, as calandras de chapa tornaram-se uma ferramenta essencial para laminar chapas de grande espessura e dimensão, sendo suficientemente versáteis para dar forma também a chapas finas.

O Grupo Faccin oferece soluções de calandragem de última geração para a conformação de tubos de grandes dimensões. A série HAV-2P, altamente versátil, atende a uma ampla gama de aplicações, desde a sua utilização na construção de fundações numa fábrica de processamento de GNL até à facilitação do fluxo contínuo de líquidos e gases através de tubagens, incluindo tubagens de esgotos.

Por outro lado, a eficiente série HCU é indicada para o fabrico de peças de sistemas AVAC, filtros, exaustores, pequenos depósitos, extintores de incêndio e depósitos de gás GPL.

  • A série HAV-2P da Faccin, uma gama de calandras de última geração, é capaz de aumentar a produtividade, a repetibilidade e a automatização global do processo de fabrico. Possui uma estrutura robusta eletrosoldada que garante uma elevada durabilidade. Estas máquinas de alta qualidade estão equipadas com três rolos feitos de aço-liga tratado termicamente para melhorar ainda mais o desempenho. O design destas calandras garante uma conformação sem falhas de tubos até 45 mm de espessura. São ideais para a produção de tubos até 18 metros de comprimento.
Calandra Faccin para a conformação de pequenos tubos com elevada repetibilidade
Calandra Faccin para a conformação de pequenos tubos com elevada repetibilidade.
  • A calandra HCU conta com um sistema de construção que se integra perfeitamente numa estrutura robusta e de grandes dimensões. Esta poderosa aliança garante uma precisão e uma fiabilidade impressionantes, resultando num processo de laminagem de chapa simples e na alta qualidade dos produtos finais. Esta série distingue-se pela sua configuração única, caracterizada por um rolo de uretano. Este rolo exerce uma pressão dinâmica para acelerar o processo de formação da chapa, garantindo a eliminação da extremidade reta nos rolos produzidos. Para além disso, esta caraterística simplifica significativamente o processo de pré-curvatura-laminação-pré-curvatura, garantindo aumentos significativos de produtividade. A HCU é fornecida com um sistema hidromecânico único de elevação do rolo inferior (RGS) que garante um posicionamento, repetibilidade e pressões de trabalho contantes. A série HCU da Faccin é adequada para dobrar chapas finas com uma espessura que varia de 0,2 a 5 mm e uma largura que varia de 500 a 2.000 mm, alcançando um diâmetro de dobra menor que 80 mm.

Empresas ou entidades relacionadas

Faccin S.p.A. | Faccin Group

www.intermetal.pt

InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Estatuto Editorial