Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

3 passos para escolher o absorvente ideal

08/03/2023
Quer se trate de recolher fugas por gotejamento em máquinas ou de conter urgentemente um derrame, os absorventes industriais ajudam-no a prevenir riscos incalculáveis. Os absorventes Densorb estão disponíveis em numerosas versões práticas para uma vasta gama de aplicações. Para o ajudar a encontrar rapidamente o produto mais adequado às suas necessidades, compilámos informação e dicas importante que o ajudarão a decidir.
Imagen

1. Que tipo de líquido deve ser absorvido?

Deve primeiro selecionar o absorvente consoante o líquido a ser absorvido. Os absorventes Densorb estão disponíveis em 3 versões:

  • Densorb Universal, para óleos, líquidos refrigerados, solventes e água, bem como ácidos e álcalis não agressivos, de forma rápida e segura. Ver gama de produtos.
  • Densorb óleo. Absorvem óleos, mas sem uma gota de água. Indicados para óleos, gasolina, gasóleo, solventes, petróleo, etc.. Ver gama de produtos.
  • Densorb Especial. Devem ser utilizados para absorver ácidos, álcalis, líquidos agressivos e substâncias desconhecidas. Ver gama de produtos.

2. Para que vão ser utilizados os absorventes?

Imagen

Os mais versáteis para uso diário: rolos e panos

Os rolos e panos Densorb são muito versáteis e podem ser utilizados tanto para absorver manchas durante trabalhos de manutenção, como para limpar, ou conter eficazmente uma fuga. Permitem um uso económico, conforme as necessidades quotidianas, e são também ideais para usar de forma permanente como tapete ou base protetora. Os panos DENSORB são ideias para a absorção rápida de líquidos derramados. Para necessidades maiores, ou, se o seu consumo diário for elevado, pode contar com os rolos DENSORB pré-cortados que lhe permitem utilizar a quantidade absolutamente necessária. Veja a gama completa aqui.

Produtos testados para situações especiais

Os chouriços Densorb são indispensáveis no combate a fugas. Têm uma elevada capacidade de absorção e são fáceis de moldar permitindo-lhe conter fugas em máquinas ou recipientes defeituosos de forma rápida e fácil. As almofadas Densorb são ideais para absorver líquidos derramados ou gotejamentos em locais de difícil acesso. As almofadas são também ideais para uso contínuo, por exemplo, durante a trasfega de produtos.

Como medida de proteção adicional, recomendamos o inovador sistema de aviso de derrames de substâncias líquidas perigosas SpillGuard. Este sensor, extremamente fácil de instalar e pôr em funcionamento, ativa um alarme visual e acústico durante 24 horas quando deteta substâncias perigosas.

3. Quanto tempo é que o absorvente tem de aguentar?

Quanto maior a durabilidade do tecido absorvente, mais resistente e mais tempo pode ser utilizado. Dependendo da aplicação, deve, portanto, considerar a resistência do velo absorvente. Os rolos e panos Densorb estão disponíveis em 3 tecidos diferentes:

Economy Single

Os panos e rolos Densorb Economy Single, são compostos por uma camada de tecido altamente absorvente sem reforço adicional. São adequadas para a contenção rápida de pequenas fugas ou para uso diário em trabalhos de limpeza, manutenção e reparação.

Economy Double

Os absorventes Densorb da qualidade Economy Double têm uma camada superior adicional, robusta, de material não tecido (spunbond) que lhe confere uma elevada resistência ao rasgamento e à abrasão. São ideais para aplicações com elevadas exigências de durabilidade e eficiência, como por exemplo, o uso contínuo para trabalhos de limpeza.

Economy Triple

Escolha absorventes Densorb Economy Triple com a melhor relação preço-desempenho para uma utilização mais duradoura e exigente. O reforço em ambos os lados com uma camada protetora permeável a líquidos assegura a máxima resistência ao rasgamento e à abrasão. Pode até ser pisada por veículos. Os velos absorventes ECONOMY TRIPLE são feitos de material não tecido (sem fios), tornando-os ideais para laboratórios e outras áreas sensíveis à sujidade.

Premium Triple

A qualidade Premium Triple responde às mais altas exigências de durabilidade, limpeza, resistência ao rasgamento e à abrasão. O reforço em ambos os lados com uma camada protetora permeável a líquidos assegura uma elevada capacidade de carga mecânica e permite ser pisada por pessoas ou veículos. Os velos Premium Triple são também não-tecidos, portanto, ideais como tapetes para proteger pavimentos ou como protetores em bancadas e superfícies de trabalho.

A durabilidade e a capacidade de absorção dependem também da espessura do material dos absorventes. Os rolos e panos Densorb estão disponíveis em duas espessuras para que possa utilizar o velo ideal em cada situação.

  • Light = absorção simples

Muito flexível e ideal para absorver pequenas quantidades de líquido durante reparações, pequenas fugas ou durante as operações diárias.

  • Heavy = dupla capacidade de absorção

Material extra-grosso com maior capacidade de absorção. A elevada resistência ao rasgo permite uma utilização a longo prazo e/ou a absorção de maiores quantidades de líquido, por exemplo, em caso de derrames.

Empresas ou entidades relacionadas

Denios

www.intermetal.pt

InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Estatuto Editorial