Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa
Trata-se do primeiro sistema que permite a captura contínua de imagens de focagem completa em tempo real, graças à tecnologia de inspeção ótica MALS™

ZEISS Visioner 1 revoluciona a metrologia industrial

Zeiss19/11/2021

As soluções de metrologia industrial tradicionais oferecem uma profundidade de campo insuficiente. Isto significa que algumas partes da amostra por medição ótica podem não estar suficientemente focadas, provocando uma omissão das características da própria amostra. Mas também podem provocar fadiga no utilizador, com o consequente risco da ocorrência de falhas na inspeção.

O ZEISS Visioner 1 revoluciona a medição ótica com um sistema de inspeção baseado em microscopia digital com tecnologia MALS™ que garante uma inspeção ótica de focagem completa em tempo real. Isto é possível graças aos milhares de microespelhos incorporados, com um tamanho de 100µm x 100µm, que podem girar, rodar e formar superfícies óticas com curvatura variável a velocidades muito elevadas.

O Visioner 1 tem capacidade de focar rapidamente as superfícies, gerando uma imagem de focagem completa
O Visioner 1 tem capacidade de focar rapidamente as superfícies, gerando uma imagem de focagem completa.

Uma inovadora ferramenta de metrologia industrial, para amostras móveis

O Visioner 1 da ZEISS é um inovador instrumento de metrologia industrial, que permite que os componentes possam gerar movimentos enquanto são inspecionados, ou analisar elementos móveis durante o processo de medição ótica. O Visioner 1 tem capacidade de focar rapidamente as superfícies, gerando uma imagem de focagem completa.

Inclusivamente, a EDoF em tempo real é eficaz para componentes com diferentes níveis de topografia superficial e diferentes alturas, visto que o utilizador pode visualizar a totalidade da superfície (até 69,4 mm de altura e profundidade), assim como as características dos componentes, sem necessidade de voltar a focar ou acumular imagens durante a inspeção ótica.

Uma solução de metrologia industrial eficaz e precisa que reduz o tempo de inspeção

O ZEISS Visioner 1 permite variações da superfície em 3D muito maiores que os sistemas tradicionais, enquanto mantém a imagem totalmente focada. E, para maior ergonomia do operário, inclui um pedal para a recolha de imagens, sem necessidade de utilização de um rato ou teclado, permanecendo assim as mãos libertas para a manipulação da amostra. Assim, garante-se um maior grau de concentração e reduz-se a fadiga durante a medição ótica, melhorando notavelmente o rendimento e a eficiência durante o processo.

O Visioner 1 da ZEISS inclui aplicações adicionais que o posicionam como um instrumento de metrologia industrial único que dá resposta a setores como o da indústria automóvel, engenharia industrial, eletrónica e até tecnologia médica, devido à sua grande capacidade de precisão e recolha de amostras topográficas, inclusivamente para componentes móveis.

Empresas ou entidades relacionadas

Carl Zeiss Iberia, S.L.

www.intermetal.pt

InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Estatuto Editorial