Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa
Emaf 2021 | Stand 1B08

Nova viradeira dupla 100% elétrica Stefa VEX

10/11/2021

Após cinco anos de desenvolvimento, prototipagem e testes, a Sucorema vai apresentar na Emaf 2021 a nova viradeira dupla Stefa VEX.

foto

A Sucorema desenvolveu um novo conceito de viradeiras duplas longas, totalmente modulares e com integração de tecnologia de acionamento 100% elétrica, dando início a uma nova era nesta tipologia de equipamentos. Com esta abordagem, a empresa pretende apresentar um produto diferenciador, mais fácil de controlar, sem hesitações, com rampas de aceleração e desaceleração mais curtas, sem oscilações por compressibilidade do óleo, menor tempo de ciclo e, por ser dupla, funcionalidades acrescidas a custos competitivos com as atuais soluções de mercado.

Com uma capacidade de dobragem até 270º, proporcionada pelo sistema de avental duplo, a VEX permite produzir perfis com uma menor frequência na rotação de chapa, acrescentado eficiência e rapidez sem precedentes à produção e definindo novos limites no processo de dobragem.

O sistema de movimentação dos eixos é efetuado pela mais recente geração de servomotores e amplificadores, o que se traduz em tempos de aceleração e paragem impressionantes. Os sistemas foram calculados para atingir uma rotação de 90 graus por segundo. Os tempos de dobragem serão significativamente inferiores aos habituais sistemas hidráulicos e independentes da temperatura exterior.

Cada calcador tem o seu acionamento independente que, em conjunto e perfeitamente sincronizados, garantem força e robustez para esmagamentos perfeitos, sejam eles fechados ou abertos. Mas, é possível ajustar cada um deles à décima de milímetro, o que permite o ajuste perfeito e localizado, corrigindo o esmagamento aberto ou na deflexão da chapa.

foto

Os servo-esbarros são equipados com pinças pneumáticas que seguram e movimentam automaticamente as chapas com precisão ímpares, sem a necessidade de intervenção do operador. É possível, também, executar diferentes dobragens cónicas no mesmo ciclo de produção automática, já que cada dedo-pinça é acionado independentemente.

Para posicionar-se para as dobragens positivas e negativas, a excêntrica que move os calcadores é acionada por roda dentada, o que garante uma precisão milimétrica a alta velocidade. Esta tecnologia tem patente submetida.

Dadas as suas características, independentemente da espessura do material, raio, ângulo ou qualidade da chapa, não existe uma necessidade de pré-configuração de ferramentas numa viradeira, sendo os tempos de set-up bastante reduzidos, o que torna a Viradeira Stefa VEX o equipamento ideal para responder ao paradigma da produção atual ao nível da flexibilidade com lotes cada vez mais reduzidos e necessidade de ser rapidamente reconfigurável.

Empresas ou entidades relacionadas

Sucorema, Lda.

www.intermetal.pt

InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Estatuto Editorial