A medição de massas (pesos), dimensões (comprimentos) e temperaturas (de produtos) são alguns dos campos técnicos de aplicação mais comuns num laboratório industrial de metrologia. Outros processos comuns de medição industrial estão relacionados com eletricidade, magnetismo, acústica, ultrassons, vibração, produtos químicos, tempo, frequência, radiação ionizante, radioatividade e fotometria.
A rastreabilidade metrológica das medições assegura a repetibilidade das peças dentro do setor para alcançar uma elevada fiabilidade e precisão nas medições industriais. Esta rastreabilidade permite relacionar uma referência graças à cadeia ininterrupta e documentada de calibrações efetuadas a partir de um instrumento de metrologia industrial.
Graças a esta cadeia ininterrupta de comparações, a indústria consegue um certificado de calibração objetivo no qual são documentadas todas as variáveis possíveis contempladas em cada fase da cadeia de rastreabilidade, quer sejam valores, erros, correções e/ou incertezas.
É através da rastreabilidade metrológica que a indústria pode relacionar os resultados de uma medição individual com valores-padrão, a nível nacional e internacional, com o menor grau de erro possível.
www.intermetal.pt
InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa