Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Tecnologia de medição por coordenadas para variações extremas de temperatura

Zeiss13/10/2023
A Zeiss GageMax é a máquina de medição por coordenadas para o chão de fábrica que garante maior precisão em situações de variação extrema de temperatura. A sua tecnologia de medição por coordenadas para a produção permite realizar medições com exatidão num contexto de temperaturas variáveis de entre +15°C a +40°C. A precisão da Zeiss GageMax para a medição em diferentes temperaturas difere de outras máquinas de medição por coordenadas que apenas alcançam medições exatas em intervalos de temperatura ideais.

Zeiss GageMax, a solução de metrologia para o chão de fábrica

Esta solução de metrologia para o chão de fábrica oferecida pela máquina de medição por coordenadas Zeiss GageMax distingue-se graças à fórmula TVA da Zeiss. Trata-se de um sistema compatível com o pacote de tecnologia VAST Navigator, que permite a geração automática da estratégia de medição ideal através da aproximação tangencial, da digitalização helicoidal e da calibração dinâmica do apalpador com um rack de apalpadores pneumático com 4 ranhuras.

A tecnologia de medição por coordenadas da Zeiss GageMax permite efetuar medições de curvas desconhecidas e formas livres, mediante uma digitalização ativa, com elevada velocidade e precisão.

Sensor de digitalização Zeiss VAST XT gold com digitalização ativa

O sensor de digitalização Zeiss VAST XT gold adota a tecnologia de digitalização ativa para acrescentar um sistema de medição adicional que possa ser configurado de acordo com a tarefa de medição. Esta gama de sondas de digitalização tátil é utilizada tanto para uma série de procedimentos de correção, como para digitalizações ativas ou medições de ponto único. Graças a esta capacidade de digitalização a alta velocidade, o sensor VAST XT gold consegue efetuar praticamente qualquer tipo de trabalho de digitalização.

O Zeiss VAST XT gold oferece uma precisão de medição de 1.9 + L/300 a 20 ºC; uma precisão de medição de 2.2 + L/270 a 26 ºC, uma precisão de medição de 2.4 + L/250 a 30ºC, e uma precisão de medição de 2.9 + L/200 a 40ºC. Erro de medição longitudinal E0 em μm.

O VAST XT gold proporciona a base para entrar no mundo da tecnologia de digitalização ativa
O VAST XT gold proporciona a base para entrar no mundo da tecnologia de digitalização ativa.

Sonda de digitalização por contacto Zeiss VAST XTR gold

A sonda de digitalização por contacto Zeiss VAST XTR gold permite realizar medições sem esforço em espaços de difícil manobrabilidade, e sobre peças grandes e pesadas. Esta particularidade é determinada pela integração das funções VAST Navigator e VAST Performance no sensor. Através destas duas funcionalidades, o apalpador consegue digitalizar contornos contínuos sem sacrificar a velocidade de medição e garantindo a precisão desejada.

A Zeiss VAST XTR gold oferece uma precisão de medição de 2.2 + L/300 a 20 °C; uma precisão de medição de 2.5 + L/270 a 26 °C, uma precisão de medição de 2.7 + L/250 a 30°C, e uma precisão de medição de 3.2 + L/200 a 40°C. Erro de medição longitudinal E0 em μm.

Empresas ou entidades relacionadas

Carl Zeiss Iberia, S.L.

www.intermetal.pt

InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Estatuto Editorial