Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Funcionamento perfeito com as buchas deslizantes da norelem

07/04/2021

Graças à sua capacidade de armazenar óleo, as buchas deslizantes da norelem garantem aos engenheiros o funcionamento suave e eficiente dos dispositivos. Esta gama inclui buchas deslizantes de material composto e buchas deslizantes com flange de material composto, desenvolvidas para utilização em aplicações de funcionamento a seco e com lubrificação devido ao facto de serem autolubrificantes e não necessitarem de manutenção.

Imagen

As buchas deslizantes prontas a instalar estão disponíveis numa combinação de aço, bronze e plástico ou em bronze sinterizado. As buchas deslizantes em bronze sinterizado da norelem são adequadas para dispositivos em funcionamento contínuo, como motores elétricos, ventiladores e eletrodomésticos.

Marcus Schneck, CEO da norelem, afirmou: “A combinação de materiais usada nas nossas buchas deslizantes garante um deslizamento ideal e virtualmente sem desgaste, além de elevada capacidade de carga e capacidade condutiva. Estas buchas foram concebidas para utilização em diversos setores, nomeadamente os setores industrial, automóvel, da saúde e doméstico, entre outros.”

As buchas deslizantes sinterizadas também são embebidas em óleo e autolubrificantes: o óleo é transferido para o eixo rotativo a partir do sistema capilar absorvente, sendo depois absorvido a partir da bucha deslizante quando o eixo está parado. Em condições de funcionamento normais, não é necessária lubrificação adicional.

As buchas deslizantes em material composto da norelem são adequadas para aplicações com lubrificação, bem como para aplicações que exijam movimentos rotativos e oscilatórios. Estas buchas deslizantes não apresentam dificuldades de deslizamento (sem efeito stick-slip) nem absorvem água, garantindo movimentos livres e precisão durante o funcionamento.

As buchas deslizantes com flange de material composto feitas a partir de aço e bronze sinterizado são particularmente adequadas para condições de funcionamento a seco. Com uma base de cobre e estanho, a placa portadora está protegida contra a corrosão; no interior, o bronze sinterizado em combinação com camadas de PTFE e lubrificante, garantem uma rotação suave.

As buchas deslizantes apresentam elevada resistência química e respeitam a Diretiva 2011/65/UE do Parlamento Europeu e do Conselho relativa à restrição do uso de determinadas substâncias perigosas em equipamentos elétricos e eletrónicos. Esta gama da norelem inclui buchas e buchas com flange com diâmetros interiores de 3 a 50 mm e arruelas de pressão.

Os engenheiros podem encontrar os componentes no catálogo essencial da norelem, o The Big Green Book. Também estão disponíveis online fichas técnicas e desenhos CAD, que podem ser encomendados diretamente a partir da loja online da norelem.

Empresas ou entidades relacionadas

Norelem Ibérica, S.L.

www.intermetal.pt

InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Estatuto Editorial