46 FERRAMENTAS Dominar os materiais complexos utilizados na aeronáutica Diversos materiais de engenharia apresentam uma maquinabilidade significativamente inferior à dos materiais comuns. Pelas suas característas, onde se inclui a elevada dureza, mas não só, são muitas vezes denominados 'de baixa maquinabilidade', 'difíceis de maquinar' e até 'maus'. E todos os setores industriais, de uma forma ou de outra, têm de lidar com eles. No entanto, o seu principal consumidor é a indústria aeronáutica, onde são utilizados para fabricar turbinas, componentes de trens de aterragem ou elementos estruturais. Andrei Pretilin, diretor técnico sénior na Iscar Na indústria aeronáutica, as características primordiais dos materiais são: a relação entre peso e resistência, a robustez e a resistência à fadiga, à corrosão e às altas temperaturas. Ora, os materiais que reúnem estas características são difíceis de maquinar, o que representa um sério desafio para a produção. Nestes incluem-se: • Aços de alta resistência e liga • Ligas de titânio • Superligas resistentes ao calor • Compósitos. Os aços de alta resistência são utilizados em elementos sujeitos a cargas mecânicas extremas, como o trem de aterragem. É também o principal material de diferentes elementos de fixação. As ligas de titânio, graças à sua excecional relação entre resistência e densidade e à sua elevada resistência à corrosão e à deformação por termofluência, são ideais para fabricar os principais componentes da secção fria dos motores a reação. Também constituem uma alternativa interessante aos aços e aços inoxidáveis para uma redução de peso. As superligas resistentes ao calor (HTSA), que podem manter a sua resistência em ambientes com altas temperaturas, são comuns nos componentes da secção quente dos motores a reação. Os materiais compósitos têm uma resistência específica impressionante, que ajuda a reduzir o peso da aeronave e abre novas perspetivas para a carenagem aerodinâmica. Na aviação militar, os materiais compósitos contribuem para melhorar as características de invisibilidade dos aviões. No entanto, a maquinagem destes materiais apresenta inúmeras complicações por diferentes motivos. As principais dificuldades são as seguintes: • A elevada resistência do material aumenta significativamente as forças de corte, o que aumenta a carga mecânica sobre a ferramenta. • A grande quantidade de calor gerado e a baixa condutividade térmica do material (por exemplo, na maquinagem de ligas de titânio) provocam uma má transferência de calor. Isto aumenta a carga térmica sobre a ferramenta e aumenta o risco de recrescimento do gume de corte. • O endurecimento dos materiais por deformação (especialmente os HTSA) aumenta a resistência e a dureza da superfície da peça durante a maquinagem, dificultando o processo.
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