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ENTREVISTA 19 rança e qualidade do produto. Começamos por testar a bicicleta e, posteriormente, cada um dos componentes individuais, para termos a certeza que cumprem os requisitos impostos pelas normas europeias e mundiais. Atualmente, temos também a possibilidade de efetuar ensaios específicos para as bicicletas elétricas, como os testes elétricos, ou de compatibilidade eletromagnética, realizados com parceiros nacionais. De salientar que o nosso laboratório está também disponível para os setores das ferragens e do mobiliário metálico. Na verdade, testamos uma gama muito variada de produtos. Costumamos dizer aos nossos clientes: Traga-nos o problema que nós procuramos uma solução! Neste momento, é possível montar uma bicicleta apenas com componentes fabricados em Portugal? Se for uma bicicleta de pista, sim. Mas, para os outros segmentos, há componentes que ainda não são fabricados em Portugal, nem sequer na Europa, como é o caso das cassetes de mudanças ou dos travões hidráulicos. Todos os outros, sim, já se fabricam cá. Já fazemos, por exemplo, quadros em carbono… Exatamente. Hoje, podemos dizer que a indústria portuguesa de bicicletas está no topo da indústria europeia e mundial das duas rodas. Não estamos no mercado de entrada de gama, de preços mais baixos. Embora a maior empresa de montagem de bicicletas da Europa esteja em Portugal, estamos muito mais vocacionados para o mercado de gama média e alta. Daí a existência de fábricas como a que se referiu, a Carbon Team, que fabrica quadros em carbono, mas também temos quem faça selins, espigões, guiadores, cranks ou rodas em carbono. Além disso, produzimos componentes como as rodas pedaleiras maquinadas numa peça única ou com os eixos em titânio. Mas não só. Temos, por exemplo, a única fábrica da Europa a fabricar quadros em alumínio num processo robotizado, a Triangles; a maior fábrica mundial de cadeiras para transporte de bebés, a Polisport; o maior fabricante europeu de correntes para bicicletas, a SRAM; já para não falar na maior fábrica de rodas da Europa, a RODI, e da Miranda, que faz sobretudo cranks para bicicletas e que é uma das mais inovadoras empresas europeias deste setor.

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