BM12 - InterMETAL

COMPONENTES 57 Figura 4 - Resultados para os diferentes tipos de insertos. a) Lâmina; b) Inserto em T; c) Inserto em duplo T; d) Inserto em evolvente de círculo [6]. a falha em engrenagens poliméricas. Uma vez desvendado o problema, torna-se uma questão de procurar soluções para o ultrapassar. Aqui apresentou-se uma possível solução centrada na introdução de insertos metálicos em engrenagens poliméricas com o objetivo de extrair o calor das zonas críticas. O INEGI tem, nos últimos três anos, vindo a desenvolver modelos e ferramentas de cálculo para a conceção de engrenagens poliméricas com capacidade de carga superior. Neste trabalho apresentou- -se um modelo puramente térmico. Desde então tem sido desenvolvido ummodelo termomecânico onde se procura simular, em simultâneo, o problema térmico e estrutural de modo a obter uma perspetiva integrada e completa dos fenómenos envolvidos. A norma existente para o dimensionamento de engrenagens poliméricas, a VDI 2736, tem limitações que não permitem considerar efetivamente os fenómenos físicos envolvidos na REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS [1] C. M. C. G. Fernandes, D. M. P. Rocha, R. C. Martins, L. Magalhães, and J. H. O. Seabra, “Finite element method model to predict bulk and flash temperatures on polymer gears, ” Tribol. Int., vol. 120, no. October 2017, pp. 255–268, 2018. [2] C. M. C. G. Fernandes, D. M. P. Rocha, R. C. Martins, and J. H. O. Seabra, “Hybrid Polymer Gear Concepts to Improve Thermal Behavior, ” vol. 141, no. March, pp. 1–12, 2019. [3] C. M. C. G. Fernandes, P. M. T. Marques, R. C. Martins, and J. H. O. Seabra, “Gearbox power loss. Part III: Application to a parallel axis and a planetary gearbox, ” Tribol. Int., vol. 88, pp. 317–326, Aug. 2015. [4] A. F. Lourenço, “Testing of Low-Loss Polymer Gears, ” FEUP, 2015. [5] Z. Lu, H. Liu, R. Zhang, C. Zhu, Y. Shen, and D. Xin, “The simulation and experiment research on contact fatigue performance of acetal gears, ” Mech. Mater., vol. 154, no. November 2020, p. 103719, 2021. [6] D. M. P. Rocha, “BULK TEMPERATURE IN POLYMER-METAL HYBRID GEARS, ” FEUP, 2017. problemática das engrenagens poliméricas carregadas e em funcionamento. As ferramentas numéricas desenvolvidas pelos investigadores do INEGI permitem não só estudar o efeito da introdução de insertos dos mais variados materiais em engrenagens poliméricas, mas tambémdimensionar e analisar termicamente o comportamento de engrenagens poliméricas sem qualquer tipo de inserto. n A introdução de insertos metálicos em engrenagens poliméricas permite extrair o calor das zonas críticas

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