BM11 - InterMETAL

OPINIÃO Alberto Martínez, diretor do Centro de Competência de Serviços de Software, CDO e membro do Comité de Direção da Bystronic 34 Voar em vez de velejar À primeira vista, a navegação e o processamento moderno de chapa metálica têm pouco em comum. E, no entanto, existem paralelos: em ambos os campos, a velocidade está no limite do que é tecnicamente possível, e as tripulações dependem da informação em tempo real. A solução de gestão de fabrico em rede da Bystronic permite que até as pequenas empresas de processamento de chapa metálica possam concorrer na vanguarda da competição por novas encomendas. A navegação à vela tem vindo a assistir a uma autêntica revolução. Em vez de deslizarem pela água nos seus cascos, os modernos veleiros de competição sobem acima das ondas graças aos seus hidrofólios (hydrofoils, no termo em inglês, aindamuito usado na indús- tria náutica). Inicialmente aplicada apenas a catamarãs, a nova tecno- logia foi utilizada pela primeira vez em embarcações monocasco durante a America's Cup 2021 ao largo da costa da Nova Zelândia. Como resultado, a velocidade dos barcos triplicou. Os ‘foils’ permitem atingir velocidades de até 50 nós, quase 100 quilómetros por hora. Paradoxalmente, a aerodi- nâmica é agora mais importante para estes barcos do que a hidrodinâmica. Mas há outra revolução tecnológica na navegação que não é tão óbvia. As tri- pulações que competemna America's Cup têm acesso a uma grande quan- tidade de informação em tempo real: boletins meteorológicos que incluem a velocidade e orientação do vento, o estado do mar, as posições dos seus adversários e dados inteligentes de con- trolo do curso, para citar apenas alguns. Cerca de 1.000 sensores no barco for- necem continuamente informações aos capitães, timoneiros, tripulantes, treinadores e engenheiros. Tal como na Fórmula 1, a ação de corrida émonitori- zada a partir de um centro de controlo onde toda a informação flui. Os dados são, sem dúvida, a chave do sucesso hoje em dia, mesmo na vela. MAIS VELOCIDADE, MAIS DADOS Com o laser de fibra, a indústria da chapa metálica assistiu a uma revolu- ção nos últimos anos, provocada por uma nova tecnologia comparável aos hidrofólios na navegação. A velocidade de corte de uma máquina de corte a laser de fibra é até quatro vezes mais rápida do que a de uma máquina a laser de CO 2 . O fator de eficiência tri- plicou e a eficiência energética quase duplicou. O rápido progresso nas solu- ções de automatização para a carga e descarga de máquinas de corte está a permitir às empresas de processamento de chapa tirar partido de ganhos de eficiência adicionais. Na nossa indústria, estamos também a assistir a uma revolução de dados paralela: tal como na vela, a fábrica inteligente (Smart Factory) é controlada

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