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50 DIGITALIZAÇÃO DA INDÚSTRIA Embora a tecnologia possa formar a pedra angular das estratégias de investimento, o objetivo geral é utilizar dados e informações para alcançar melhores resultados e capacitar os fabricantes para responderem às mudanças do mercado. estão também a ver elevadas taxas de adoção, refletindo a necessidade de extrair dados de sistemas díspares e ganhar conhecimentos valiosos. O INVESTIMENTO EM TECNOLOGIA DEVE SER ACOMPANHADO DE UMA ESTRATÉGIA DE DADOS ROBUSTA De acordo com o estudo, 39% das empresas inquiridas já estão a utilizar dados para melhorar a experiência dos clientes e utilizadores. Trinta e cinco por cento utilizam a recolha de dados para orientar os processos de tomada de decisão, outros 35% para assegurar a conformidade regulamentar, 34% para orientar o desenvolvimento do produto e 32% para a análise preditiva ao longo do ciclo de vida do produto. Contudo, a fim de realizar estes objetivos, é necessária uma estratégia de dados que una todos estes fatores. Apesar da vasta quantidade de dados gerados pela IOT, nuvem e 5G, muitos fabricantes não dispõemde estratégias de dados robustas para realizar um valor real. Por exemplo, apenas 39% dos inquiridos estão a utilizar dados para melhorar a experiência do cliente, e menos de um terço está a utilizar a análise da cadeia de abastecimento. Esta é uma situação preocupante, pois sem identificar uma utilização prioritária dos dados, as empresas terão dificuldade em geri-los, estruturá-los e armazená-los. Para além de utilizarem tecnologias inovadoras como a inteligência artificial (IA) e outras formas de automação inteligente, os fabricantes podem também beneficiar da monetização dos dados que geram. Para muitos, o imperativo estratégico é utilizar dados para abrir novos fluxos de receitas através da conceção de capacidades de suporte premium, baseadas em análises preditivas, ou oferecendo serviços de manutenção preditiva, utilização de ativos ou otimização da produtividade aos clientes a um preço premium. NOVA ABORDAGEM AO DESENVOLVIMENTO DE TALENTOS O inquérito reflete a enorme procura de pessoas com as competências digitais necessárias para o fabrico moderno e, de acordo com os fabricantes, a progressão e promoção na carreira é a melhor forma de reter e alimentar o talento digital num mercado hipercompetitivo. Enquanto 93% dos inquiridos dizem que a construção de talentos é muito importante para o futuro, menos de metade tem estratégias de gestão de talentos em vigor. Sem vias de promoção e formação, os trabalhadores têmmais probabilidades de transferir as suas competências para outros setores. Além disso, os funcionários com competências não estão a ser suficientemente utilizados. Apenas 39% dos inquiridos estão a implementar programas de formação e mentoria. O fabrico é um setor de tecnologia intensiva, mas precisa de fazer melhor uso das suas vantagens nesta área para mudar as perceções. Embora o setor tenha lutado durante muito tempo para atrair talento digital, os fabricantes podem também atrair trabalhadores qualificados, promovendo o seu investimento em tecnologia, os seus esforços no sentido da monetização de dados e o seu enfoque na sustentabilidade. GOVERNANÇA SOCIAL E AMBIENTAL: PARA ALÉM DOS REQUISITOS REGULAMENTARES Embora o fabrico seja uma atividade intensiva em carbono, 92% dos inquiridos compreendem que tornar-se ambientalmente sustentável é crucial para se tornar à prova de futuro. Felizmente, as mesmas infraestruturas em que os fabricantes investiram para promover a eficiência e a resiliência podem ser aplicadas à sustentabilidade. Nesta área, o estabelecimento e a comunicação de objetivos é uma prioridade, muitas vezes mandatada por legislação. Para além disto, porém, ser sustentável tem a ver com eficiência e resiliência.

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