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5 Planimolde desenvolve conjunto pedaleiro inovador A Planimolde utilizou a sua capacidade de I&D para desenvolver um conjunto pedaleiro com características inovadoras no mercado de acessórios para bicicletas. Fabricado em ligas de alumínio e titânio, o BestCrank tem um peso de até 500 g e é adequado para utilização tanto emmontanha, como em estrada. Está preparado para suportar até 50 mil ciclos (com 1800 N de carga) de acordo com a norma ISO 4210: 2014. Segundo Horácio Silva, do departamento de I&Ddaempresa, a ideiadedesenvolver e maquinar internamente um pedaleiro, aproveitando o conhecimento técnico e a tecnologia deponta instaladana Planimolde, “surgiu do desafio lançado por um colega, na altura proprietário de uma empresa de venda de bicicletas e acessórios de elevada qualidade vindos do exterior”. A empresa aceitou o repto e, para desenvolver o BestCrank, estudou diferentes materiais, geometrias, processos e metodologias que garantissem a máxima resistência e leveza. O resultado: um conjunto ultraleve para bicicletas de montanha e de estrada, facilmente adaptável e totalmente personalizável. O estudo de novas estratégias e métodos de fresagem, juntamente com a análise de diferentes materiais e a futura implementação de sistemas de paletização na produção para maximizar as taxas de ocupação e eficiência das máquinas foram igualmente forças motrizes por detrás deste projeto. De acordo com Horácio Silva, o BestCrank foi testado por ciclistas profissionais, que “ficaram muito agradados pelo peso do conjunto, resistência e elevado desempenho do mesmo”. EDITORIAL Durante décadas, o automóvel foi a principal força motriz de várias indústrias nacionais, nomeadamente, da metalomecânica. Apesar de continuar a ocupar um lugar de destaque, diversos fatores têm vindo a contribuir para umabrandamento destemercado, que passa agora por uma fase de adaptação às medidas regulatórias de combate às alterações climáticas e de independência dos combustíveis fósseis. Neste cenário, a atenção dos consumidores e do poder político vira-se para os meios de transporte alternativos, como as bicicletas elétricas de transporte individual ou de carga. No final de fevereiro, o Parlamento Europeu adotou a resolução histórica de duplicar o uso de bicicletas na Europa até 2030. Desta iniciativa deverão resultar medidas concretas de apoio à indústria, e de incentivo à mobilidade suave emmeios urbanos, o que é uma excelente notícia para Portugal, principal fabricante de bicicletas da Europa. Não faltem os materiais, e as empresas do cluster das duas rodas podem contar com bastante trabalho pela frente. Razão mais que suficiente para que os (poucos) que ainda não o fizeram invistam agora na modernização dos seus processos produtivos. Tecnologias como a soldadura ou o corte a laser, abordadas nesta edição da InterMetal, são umexemplo de soluções já utilizadas por alguns fabricantes nacionais para otimizar a produção e entregar um produto de qualidade. Por outro lado, iniciativas como o Centro de Interface Tecnológico, criado no âmbito da Agenda Mobilizadora para a Inovação Empresarial do Setor das 2 Rodas (AM2R), prometem ajudar as empresas neste caminho, por exemplo, através do desenvolvimento de novos materiais, como explica Gil Nadais, secretário geral da Abimota, na entrevista que concedeu à InterMetal e que reproduzimos na página 18. Nesta edição, abordamos também temas transversais, interligados, e cada vez mais relevantes para a indústria transformadora: a digitalização e a cibersegurança. A primeira é a base para a criação de uma fábrica inteligente e a segunda é essencial para mitigar os perigos da IIOT. Quer saber como proteger a sua empresa e o que fazer em caso de ataque? Leia a opinião dos especialistas na página 45. Sendo este o primeiro número da InterMetal de 2023, aproveitamos para desejar a todos os nossos leitores um ano feliz, commuitos e bons negócios! Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades

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