BM16

24 INDÚSTRIA DE BICICLETAS quatro instituições académicas (Universidades de Aveiro, Universidade de Coimbra, INEGI e PIEP) e uma associação (Abimota) viu aprovada a Agenda Mobilizadora para a Inovação Empresarial do Setor das 2 Rodas (AM2R), integrada no Plano de Recuperação e Resiliência. Liderada pela Polisport, a AM2R contempla 64 projetos, num investimento superior a 210 milhões de euros, cujo objetivo global é "diversificar a estrutura produtiva de produtos e serviços deste setor". Esta iniciativa deverá dar origem a novos modelos de bicicletas; novos materiais para o fabrico de componentes inovadores; processos de fabrico mais sustentáveis em consumo energético e pegada carbónica; maior eficiência da cadeia logística do setor através de introdução de tecA tecnologia de corte a laser oferece elevada precisão, essencial para a qualidade do produto final. nologias digitais e automação. Além disso, o consórcio pretende reforçar a criação de emprego qualificado, aumentar o peso das exportações do setor e diminuir a dependência de fornecedores externos. Para apoiar estes objetivos, foi criada a assocação Bike Value Innovation Center (Bikinnov), cuja principal competência será gerir o Centro de Interface Tecnológico, um espaço equipado com tecnologia de ponta para ajudar as empresas do setor nos seus processos de inovação. ELÉTRICAS: UMA GARANTIA DE TRABALHO PARA OS PRÓXIMOS ANOS De acordo com a consultora Precedence Research, em 2021, o mercado global das bicicletas elétricas foi avaliado em cerca de 16 mil milhões de euros e espera-se que atinja mais de 38 mil milhões de euros até 2030, com uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 9,6% entre 2021 e 2030. Na Europa este é, de resto, o segmento mais dinâmico. Segundo a Confederação da Indústria Europeia de Bicicletas (CONEBI), em 2021, dos 22 milhões de bicicletas vendidas na Europa, cinco milhões eram elétricas. Não falamos apenas de ‘e-bikes’, mas também das ‘cargo bikes’, bicicletas que incluem um elemento para transporte de carga. Para os puristas, uma bicicleta é uma bicicleta, não uma espécie de carro com duas rodas. Mas, existe um público tradicionalmente não utilizador de bicicletas, para o qual ummeio de transporte individual que lhes dê comodidade, sem pesar

RkJQdWJsaXNoZXIy Njg1MjYx