O Grupo Ringspann adquiriu a empresa alemã Kempf Universal Cardan Shafts no último trimestre de 2024, acrescentando os produtos desta marca ao seu portefólio de transmissões mecânicas. Com esta transação, a empresa acrescenta uma nova unidade de produção ao Grupo e reforça a sua posição nos mercados internacionais da indústria pesada, em particular dos setores do aço e do papel.
Sediada em Espanha, com atividade em Portugal, a Ringspann especializou-se no fabrico e venda de rodas livres para aplicações industriais. Na sua estratégia, continua a alargar a gama de #OneStopShop com as restantes divisões de produtos de transmissão mecânica para acionamentos industriais. Depois de adquirir o fabricante de acoplamentos norte-americano AISCO em 2023 e de integrar numerosas novas séries de travões industriais na sua carteira, adquiriu a Kempf Universal Cardan Shafts GmbH no final de 2024, uma parte fundamental da sua estratégia de crescimento a longo prazo. A Ringspann implementa assim três projetos importantes:
O diretor-geral da Ringspann, Fabian Maurer, prevê "a criação, num futuro não muito distante, de um centro europeu altamente competitivo para o desenvolvimento, fabrico e fornecimento de acoplamentos articulados, dentados e de lâminas, ... feitos de aço para utilização em acionamentos pesados”.
Esta é uma aquisição amigável. Sob a liderança de Jochen Helfrich, o diretor-geral da Kempf Universal Cardan Shafts, que emergiu da Gebrüder Kempf GmbH, fundada em 1963, tem vindo a crescer de forma estável desde há quatro anos. A empresa tem uma forte base de clientes e uma elevada penetração, especialmente nos setores da engrenagem e da maquinação de metais CNC. Jochen Helfrich, Diretor Geral da Kempf U.C.S., explica que “internamente, a integração nas suas modernas estruturas de vendas. Além disso, o know-how da Rhingspan nos domínios da otimização de processos, da tecnologia da informação e do marketing vai fazer-nos avançar de forma decisiva. Para além disso, nas vendas, beneficiaremos consideravelmente da internacionalização do Grupo Ringspann.
O novo membro do Grupo Ringspann irá operar como Ringspann Kempf GmbH. A gestão da empresa continua nas mãos do diretor-geral Jochen Helfrich, do designer-chefe Matthias Trabert e do diretor de compras Alexander Walter. Toda a força de trabalho, composta por 34 pessoas, também será retomada. “Desta forma, mantemos todas as competências, conhecimentos e experiência dos nossos colaboradores. Isto deverá também acelerar significativamente todos os processos de integração organizacional e técnica no Grupo Ringspann”, afirma o diretor-geral Fabian Maurer.
Com a aquisição da Kempf Universal Cardan Shafts, a Ringspann adquire também uma unidade de produção com uma área de mais de 24.000 metros quadrados, que atualmente só é parcialmente utilizada para produção e armazenamento. Isto oferece à empresa um grande potencial para expandir ainda mais a localização num centro grande e moderno para a produção de juntas de cardan. Além disso, a consolidação da #OneStopShop da Ringspann com produtos da gama Kempf abre novas perspetivas para o desenvolvimento de ofertas de sistemas ainda mais personalizados. Estes elementos de acionamento mecânico podem ser frequentemente combinados com outros componentes do portfólio da Ringspann para formar conjuntos de elementos de acionamento mecânico a partir de uma única fonte.
A aquisição da Kempf Universal Cardan Shafts é mais um passo na estratégia de expansão e crescimento do Grupo Ringspann. A aquisição assegura o know-how adquirido em mais de 60 anos de experiência no desenvolvimento e fabrico de veios cardan da mais alta qualidade e com binários até 284.000 Nm. Estes veios de transmissão são normalmente utilizados em laminadores da indústria siderúrgica, fábricas de tecnologias de energias renováveis, fábricas de papel e de petróleo e gás, em engenharia mecânica, veículos especiais, veículos ferroviários, veículos aquáticos, etc.
www.intermetal.pt
InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa