Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa
Para capacitar trabalhadores e apoiar o crescimento sustentável do setor industrial

Schneider Electric revela tecnologia de próxima geração

19/10/2022
A empresa apresentou soluções avançadas centradas no ser humano, incluindo o cobot Lexium e o EcoStruxure Automation Expert, que possibilitam operações industriais mais sustentáveis
Imagen

A Schneider Electric apelou a que o setor industrial não se foque apenas na produção, e adote um modelo que ajude a combater tanto as crises climáticas como as energéticas.

No Innovation Summit World Tour 2022, a série anual de eventos de referência da Schneider Electric para clientes e parceiros, os executivos seniores da empresa salientaram que as abordagens tradicionais ao desenvolvimento industrial não foram concebidas para dar resposta aos desafios colocados pelas alterações climáticas, pela atual crise energética, pela volatilidade do mercado e da cadeia de abastecimento e pelas profundas tensões socioeconómicas.

“Para continuarmos o nosso caminho até às emissões líquidas zero, devemos integrar sustentabilidade, circularidade, resiliência e qualidade de vida em cada passo da tomada de decisões no setor industrial“, afirmou Barbara Frei, Executive Vice President, Industrial Automation da Schneider Electric.

”A digitalização, a Internet Industrial das Coisas (IIoT) e a automação têm impulsionado o crescimento, mas devem também beneficiar a sociedade, conseguir descarbonização e proteger os recursos limitados da Terra. A indústria precisa de adotar tecnologias da próxima geração, onde cada inovação dá poder aos trabalhadores, leva a sociedade a progredir, aumenta o bem-estar e proporciona crescimento económico, de forma sustentável”, acrescenta.

A divisão de Automação Industrial da Schneider Electric revelou várias novas ofertas que se centram na promoção da eficácia da engenharia e na resposta aos desafios da escassez de trabalhadores. O objetivo é permitir à força de trabalho industrial moderna trabalhar mais eficazmente, reduzir o tempo de comissionamento, prolongar a vida útil e a eficiência das máquinas e reduzir a utilização de energia.

Mais automação centrada em software

O EcoStruxure Automation Expert 22.1, a mais recente evolução do primeiro sistema de automação industrial centrado em software do mundo, integra-se ainda mais com a AVEVA System Platform para que os utilizadores possam criar gráficos com a Interface de Gestão de Operações e aceder à vasta biblioteca de ativos da AVEVA com base nos padrões mais recentes de reconhecimento situacional. A conceção de gráficos e aplicações de controlo AVEVA no mesmo ambiente reduz os esforços de engenharia em quase 50%, minimiza o tempo de formação e elimina problemas de qualidade.

A nova versão do EcoStruxure Automation Expert integra agora o Modicon M262d para oferecer um controlador eficiente e económico para um fabrico discreto com maior potência computacional e, agora, combinando com o EcoStruxure Machine Expert Twin para impulsionar a eficiência de engenharia e operacional e uma maior continuidade nos mundos físicos e digitais.

O HMI do EcoStruxure Automatation Expert pode agora ser implementado em PCs com sistema Linux, oferecendo aos utilizadores uma gama mais vasta de hardware e fatores de forma, de acordo com a sua utilização e orçamento. Como o controlador EcoStruxure Automation Expert SoftdPAC já suporta Linux, os utilizadores podem agora configurar aplicações de controlo e HMIs no mesmo hardware com facilidade.

Maior conhecimento e integração na automação de energia e processos

O EcoStruxure Power and Process tira ainda mais partido do AVEVA Unified Operations Center, a interface de colaboração industrial que conecta tecnologias operacionais, de informação e de engenharia para oferecer visibilidade sobre toda a empresa, reduzir o consumo de energia e o tempo de interrupção não planeado e aumentar a rentabilidade.

O EcoStruxure Power and Process integra-se agora com as soluções de software de gestão de energia da ETAP, que projetam, operam e automatizam sistemas de energia. Esta combinação de tecnologias melhora as capacidades de simulação, uma vez que as mudanças de processo podem ser executadas digitalmente para identificar potenciais eficiências sem fazer alterações físicas, e proporciona benefícios de recuperação para que os protocolos para black-outs ou condições instáveis possam ser programados nos sistemas.

A Schneider Electric oferece agora o EcoStruxure Power and Process como um plano de serviço com análises preditivas baseadas no estado do sistema e dos ativos utilizados em energia e processos, incluindo a rotação de equipamentos para reduzir a necessidade de conhecimentos internos e equipas no local e reduzir os custos de manutenção.

Simplicidade e produtividade com o novo cobot Lexium cobot

O novo Lexium Cobot da Schneider Electric faz parte de um sistema robótico avançado que ajuda os operadores a executar tarefas pesadas, repetitivas e complexas. O cobot (robô colaborativo) é fácil de implementar em ambientes industriais existentes e melhora a autonomia e a segurança da força de trabalho.

Pode executar com precisão tarefas altamente técnicas, levantar objetos até 18kg e trabalhar lado a lado com os humanos nas linhas de produção. Os utilizadores podem programar e operar intuitivamente o cobot através de uma aplicação Android.

Empresas ou entidades relacionadas

Schneider Electric

www.intermetal.pt

InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Estatuto Editorial