Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa
Projeto de desenvolvimento para a nova geração de eletrolisadores PEM

Schaeffler, Johnson Matthey, Bekaert e TNO colaboram para aumentar a eficiência da produção de hidrogénio renovável

14/06/2022

O consórcio internacional da Schaeffler, Bekaert, Johnson Matthey e TNO está a trabalhar num projeto conjunto de investigação no domínio do hidrogénio com o objetivo de acelerar o desenvolvimento da tecnologia de membrana de intercâmbio de protões (PEM, na sua sigla em inglês), otimizando os componentes da célula (stack) do eletrolisador. O programa de investigação terá a duração de três anos e lançará as bases para gerar eletrolisadores de forma altamente eficiente, duradoura e a baixo custo.

Juntamente com os seus parceiros, a Schaeffler investiga componentes que aumentam o rendimento das células de eletrólise PEM...
Juntamente com os seus parceiros, a Schaeffler investiga componentes que aumentam o rendimento das células de eletrólise PEM, para conseguir assim que a produção de hidrogénio renovável seja mais económica. Imagem: Schaeffler.

A Schaeffler, fornecedor global dos setores automóvel e industrial, e a Johnson Matthey, especialista internacional em tecnologias sustentáveis, associaram-se à Bekaert, fornecedor destacado de capas porosas de transporte para eletrolisadores PEM, e ao TNO, instituto independente de investigação líder no campo do hidrogénio, para desenvolver células que disponham de componentes otimizados para trabalhar em conjunto no sentido de aumentar a sua eficiência para utilização na eletrólise. O consórcio reúne as competências individuais mais destacadas de cada empresa para impulsionar tecnologias inovadoras que reduzam o custo nivelado do hidrogénio e melhorem a eficiência dos componentes. O programa de investigação partilhada será desenvolvido ao longo dos próximos três anos.

O hidrogénio renovável desempenhará um papel fundamental em todos os cenários de emissões líquidas zero e é crucial para descarbonizar os setores onde é mais difícil reduzi-las. A eletrólise é uma tecnologia utilizada para produzir hidrogénio renovável a partir da água e a energia de fontes renováveis; por este motivo, supõe uma tecnologia chave para conseguir uma energia com zero emissões. O cenário de 1,5 °C da IRENA (International Renewable Energy Agency, Agência Internacional das Energias Renováveis) prevê aproximadamente 5.000 GW de capacidade através de eletrolisadores em 2050, o que permitirá hidrogénio suficiente para satisfazer 12% da procura total de energia do planeta. Mas para garantir que assim seja, é essencial a inovação tecnológica e que a sua adoção seja acelerada.

O objetivo do consórcio consiste em agilizar o desenvolvimento da tecnologia PEM otimizando os componentes mais importantes da célula (stack) do eletrolisador. Em última análise, promoverá o desenvolvimento da nova geração de eletrolisadores PEM, com o que será possível reduzir o consumo de eletricidade, produzir hidrogénio de forma mais económica e mitigar a pegada ecológica. A equipa irá ainda investigar uma utilização mais eficiente de componentes e elementos vitais, mas escassos, com o que aumentará a eficiência relativamente aos eletrolisadores atuais.

Com este objetivo, os parceiros irão colaborar num programa de investigação partilhada que durará três anos e lançará as bases para gerar eletrolisadores de forma altamente eficiente, duradoura e a baixo custo. Faz parte do programa VoltaChem, um Programa de Inovação Partilhada impulsionado pelo setor privado que apoia a indústria química, o setor energético e os licenciadores e fornecedores de equipamentos para que avancem para um futuro neutro para o clima.

“Estamos muito orgulhosos de poder contribuir para a produção competitiva de hidrogénio verde e apoiar esta equipa de importantes parceiros comerciais internacionais com a nossa experiência e inovações no campo da eletrólise da água PEM”, disse Bernd Hetterscheidt, senior vice president Strategic Business Hydrogen na Schaeffler. “Facilitar e acelerar a transição energética é um dos objetivos principais da nossa estratégia na Schaeffler e constitui uma parte essencial do nosso Roadmap 2025, que inclui uma rápida aceleração de um processo de produção de células altamente competitivo e escalável. Acreditamos firmemente que participar em projetos tão promissores juntamente com parceiros que são líderes mundiais é a melhor forma de promover esta tecnologia”.

As empresas que constituem este consórcio internacional trabalharão, lado a lado, na investigação partilhada. Para avançar ainda mais rapidamente, o programa de investigação está aberto a novos participantes.

REVISTAS

Exponor - Feira Internacional do PortonorelemSiga-nosWalter Tools Ibérica, S.A.U.

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterMetal

    24/04/2024

  • Newsletter InterMetal

    17/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.intermetal.pt

InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Estatuto Editorial