Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Nanossegurança com nanomateriais nas linhas-piloto

10/05/2022
O projeto ‘LightMe’ pretende estabelecer um ecossistema aberto de inovação autossustentável para o upscaling de processos industriais relativos a ligas metálicas leves (alumínio, magnésio e titânio) compostas de TRL 4, ou de 5 para TRL 7.
Imagen
As propriedades dos nanomateriais (NMs) diferem das suas homólogas micro e macro (bulk). Essas diferenças são decorrentes das características físicas e químicas específicas dos NMs, e que levarão às incertezas quanto ao seu comportamento ao interagir com o corpo humano, ou com o meio ambiente. Embora os NMs estejam a tornar-se uma aplicação promissora e tenham potencial para crescerem muito mais, os riscos associados à saúde e ao meio ambiente ainda permanecem longe de serem conhecidos.

A contribuição do ISQ no projeto ‘LightMe’, explica o Instituto, visa avaliar os potenciais riscos à inalação de nanomateriais pelos operadores durante o processo nas linhas piloto: (LPDC-OGI), (HPDCUBRUN), (GSC-OGI), (MWAM-AIMEN), direto (Borealis-IRIS), (SPS/KOBO-INOP).

Adicionalmente, são recomendadas medidas de controlo visando mitigar os riscos identificados em cada linha-piloto.
A abordagem harmonizada por camadas foi adotada para uma avaliação de risco económica das linhas piloto do LightMe. Na Camada 1, uma avaliação de risco inicial visa reunir informações relacionadas com os perigos dos nanomateriais e ao potencial de exposição associado aos processos de fabricação, locais de trabalho e medidas de controlo local existentes.
Esses dados são, então, usados como uma introdução em ferramentas nano-específicas de Control Banding (ISO/TS 12901-2, 2014, Stoffenmanager-nano) que permitem obter classes de risco e exposição. Essas classes são aplicadas numa matriz de control band para obter recomendações sobre abordagem de controlo. Se a potencial libertação de nanomateriais não puder ser razoavelmente excluída com a implementação das ações de controlo recomendadas, a Camada 2 deve ser executada. Na Camada 2, é necessária uma visita à linha piloto para uma avaliação quantitativa da exposição através da monitorização do processo de fabrico e tarefas associadas e do background (emissão de nanomateriais de fontes externas), utilizando uma abordagem multimétrica.

As recomendações finais de controlo de risco são, então, propostas para cada linha piloto.

As 6 linhas piloto do LightMe foram submetidas a uma avaliação inicial de risco (Camada 1) e foram propostas medidas preliminares de controle de risco. Uma avaliação qualitativa da exposição (Camada 2) deve ser realizada se os resultados da Camada 1 apontarem para uma possível libertação de nanomaterial durante o processo.

REVISTAS

norelemWalter Tools Ibérica, S.A.U.Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterMetal

    10/04/2024

  • Newsletter InterMetal

    03/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.intermetal.pt

InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Estatuto Editorial