Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Celsa cria um 'Gémeo Digital' para tomar decisões e corrigir erros antes que estes ocorram

07/07/2020

O Celsa Group irá construir um 'Gémeo Digital' com o qual poderá prever os diferentes fluxos dos processos produtivos, tomar decisões e corrigir erros antes que estes aconteçam. Esta fábrica virtual será possível graças a tecnologias baseadas na Internet das Coisas (IoT), Big Data, Inteligência Artificial e Segurança Cibernética.

A fim de promover continuamente a modernização das fábricas, a União Europeia, no âmbito do programa Horizonte 2020, tem vindo a promover o projeto IoT4Industry, que tem como principais objetivos aumentar a produtividade, rentabilidade e capacidade de inovação das PME, acelerando o seu acesso à Indústria 4.0 e à transformação digital. Além disso, o IoT4Industry visa melhorar o acesso ao mercado de novos produtos e serviços fornecidos pelas PME tecnológicas, reforçando assim a sua capacidade de inovação e crescimento.

Com a fábrica virtual, baseada na Internet das Coisas, Inteligência Artificial e Big Data, a multinacional avança na Indústria 4.0...
Com a fábrica virtual, baseada na Internet das Coisas, Inteligência Artificial e Big Data, a multinacional avança na Indústria 4.0.

Entre os vários projetos financiados pela EU neste âmbito, está o IoT4DigitalTwin, que a Geprom Connecting Industries e a Gefasoft GmbH estão a desenvolver para implementação na Celsa, uma multinacional privada espanhola, com escritório de vendas em Portugal, que é o terceiro maior fabricante de produtos de aço na Europa. O principal objetivo do projeto é fornecer novas ferramentas baseadas em IoT para melhorar e otimizar os parâmetros de produção na indústria do aço, através da implementação de um novo conceito de software de interligação e simulação: o gémeo digital ou ‘digital twin’.

Especificamente, o âmbito do projeto contempla a aquisição de dados e controlo de produção em tempo real através da plataforma MES Legato Sapient. O 'Gémeo Digital' será desenvolvido com base na informação concreta e precisa dos ativos da fábrica e no tratamento de dados em tempo real e históricos relacionados com o processo.

A conclusão do projeto IoT4DigitalTwin está prevista para outubro de 2020 e contempla um conjunto de soluções integradas para aumentar a eficiência das operações, contribuindo assim para o compromisso da empresa para com a indústria 4.0. Especificamente, o projeto IoT4DigitalTwin procura os seguintes benefícios:

  • Aumento da eficiência e produtividade das diferentes operações.
  • Redução dos custos operacionais.
  • Capacidade de agrupar e exibir dados de produção em tempo real.
  • Capacidade de observar o perfil histórico e atual do comportamento do processo.
  • Posicionamento em tempo real dos operadores.
  • Monitorização em tempo real do processo de produção.
  • Virtualização do processo.
  • Tomar decisões evitando paragens de produção.
  • Capacidade de testar modificações sem introduzir alterações na fábrica.
  • Otimizar os parâmetros logísticos e de produção.
  • Redução na utilização de documentação impressa.
  • Melhoria do cálculo dos KPI e dos relatórios em tempo real.
  • Melhoria contínua do processo de produção.

REVISTAS

Siga-nosWalter Tools Ibérica, S.A.U.norelem

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterMetal

    17/04/2024

  • Newsletter InterMetal

    10/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.intermetal.pt

InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Estatuto Editorial