Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa
As soluções de motion plastics para melhorar a tecnologia e reduzir os custos estão em alta e podem ser vistas nesta feira real acessível virtualmente

Igus organiza exposição virtual e garante nível de encomendas estável

02/07/2020

Após um aumento de 2% do volume de negócios, no ano passado, a igus regista agora diferentes sinais do mercado. Enquanto as vendas baixaram nos primeiros quatro meses, devido à situação causada pelo coronavírus, a entrada de encomendas manteve-se praticamente estável até à data. O interesse nos motion plastics, que melhoram a tecnologia e reduzem os custos, está a aumentar visivelmente. Por isso, a igus organizou uma feira onde os clientes podem descobrir por eles próprios as inovações digitais. Os primeiros dias já demostraram bastante adesão.

Protegidos com viseiras, os especialistas da igus proporcionam aconselhamento digital no stand da feira com 400 metros quadrados, em Colónia...
Protegidos com viseiras, os especialistas da igus proporcionam aconselhamento digital no stand da feira com 400 metros quadrados, em Colónia. Para além da produção não comercial de tiras, através de moldagem por injeção, a igus também doa viseiras completas a todos os alunos das escolas de Colónia. (Fonte: igus GmbH)

No ano passado, a igus conseguiu aumentar o seu volume de negócios em 2%, para 764 milhões de euros, apesar do difícil ambiente económico. Com a crise atual do coronavírus, as condições gerais intensificaram-se. A empresa sediada em Colónia também está a sentir o impacto. Nos primeiros quatro meses do ano, as vendas caíram 11%, comparativamente com o mesmo período no ano passado. Atualmente, a entrada de encomendas está praticamente estável, com um decréscimo de apenas 2%. “De momento, estamos a receber muitas consultas e a marcar bastantes visitas virtuais”, explica Frank Blase, diretor geral da igus GmbH. “O interesse dos clientes em soluções que melhoram a tecnologia e reduzem os custos está a aumentar visivelmente. Com base em mais de 50 anos de experiência em investigação e na prática, conseguimos oferecer soluções em plástico seguras.” Um exemplo de como isto é possível são as instalações modernas de produção de um fabricante de máquinas de embalagem. Onde dois pães de forma devem ser fatiados, embalados e selados a cada segundo. O cabo em movimento para a rápida montagem da máquina era um ponto fraco. Ao procurar uma solução, a empresa encontrou na Internet a ferramenta de cálculo de duração de vida chainflex para cabos dinâmicos e, por sua vez, o produto personalizado para a sua aplicação muito dinâmica, muito antes da atual crise do coronavírus. Ao adicionar um sistema de monitorização de smart plastics neste cabo, o objetivo foi atingido: a disponibilidade da unidade para o funcionamento contínuo, 24 horas por dia, 7 dias por semana, uma substituição previsível do cabo a cada 18 meses e uma elevada redução dos custos.

Angariação de fundos: tiras para viseiras

Manter um fornecimento rápido e fiável de produtos de tribopolímeros na situação atual é um objetivo importante para a igus. “De momento, a igus está a fazer entregas sem restrições”, afirma o CEO Frank Blase. “Em média, encomendas pequenas e médias são enviadas aos clientes dentro de 2 dias e meio.” A nível internacional, o fornecimento local está garantido graças a 14 unidades de produção. Para manter uma capacidade de entrega fiável, foram implementadas mais de 100 medidas só na localização principal, desde cinco novas cantinas, até um subsídio extra para os funcionários da produção a trabalhar sob condições difíceis de trabalho. Para além disso, a igus produz tiras para viseiras através de moldagem por injeção a partir do material reciclado iglidur A200. Desta forma, é possível uma produção económica, em massa. As primeiras 100000 tiras serão disponibilizadas gratuitamente, sendo as seguintes distribuídas a preço de custo. Também está atualmente em curso uma produção especial de 140000 viseiras completas. Estas serão fornecidas pela igus a todos os alunos das escolas de Colónia, como parte de uma campanha de angariação de fundos da cidade.

Mais de 100 novos produtos: visitas digitais a feira real

Uma vez que, de momento, não são possíveis nem feiras comerciais nem visitas pessoais aos clientes, a igus está a apostar completamente nas vantagens da digitalização: aqui, a peça central é o stand da feira que a igus montou, como parte do serviço de apoio digital oferecido aos clientes. O stand da feira real está acessível virtualmente; também é possível agendar diretamente visitas pessoais e reuniões individuais ou em grupo com os especialistas da igus no stand. Isto sob o lema “Melhorar a tecnologia, reduzir os custos. Esse é o nosso trabalho.“A igus apresenta mais de 100 inovações em plástico numa área de 400 metros quadrados. Um exemplo de como os clientes podem reduzir os custos e melhorar a tecnologia são as calhas articuladas autoglide 5 com um cabo de guia no pavimento, em aço, que podem reduzir o tempo de instalação em 88% em sistemas de gruas e intralogística, com um custo total a partir de 49 € por metro, com cabos incluídos. Outra novidade, são as guias telescópicas em polímero drylin, com as quais se podem produzir e puxar facilmente gavetas, ajustes de assentos e cabeça, entre outros. Também são 64% mais leves do que as guias metálicas. Cruciais para o desenvolvimento de produtos são os testes realizados no laboratório de testes da empresa, com 3800 metros quadrados. Estes permitem à igus oferecer uma garantia única de 36 meses para a gama de calhas articuladas standard e cabos elétricos chainflex. A promessa da marca”garantia de 36 meses para cabos elétricos chainflex e cálculo da duração de vida baseada em 2 mil milhões de ciclos de testes por ano“certificada com sucesso pela UL. Simultaneamente, a igus está cada vez mais focada em integrar os seus motion plastics numa economia circular, com iniciativas como o programa de”reciclagem chainge”, “plastics2oil“e a certificação segundo a norma ISO 14001. No programa de”reciclagem chainge”, a igus recolhe calhas articuladas em plástico descartadas, independentemente do seu fabricante, recicla-as e oferece vouchers mediante os quilos. O investimento de 4,7 milhões de euros na Mura Technology vai mais além. A empresa pretende construir fábricas nas quais, os resíduos plásticos são convertidos em óleo, de uma forma que poupe de energia. O certificado ambiental ISO 14001:25 foi atribuído à igus da Alemanha em meados de abril e à igus da Coreia em maio. O próximo passo é atingir metas de poupança de energia de, pelo menos, 10%.

Reduzir os custos e melhorar a tecnologia – até na igus

Embora a igus esteja ciente de que, de momento, é difícil fazer planos, a empresa vai manter os seus investimentos a longo prazo, como salienta Frank Blase: “As perdas nas vendas e os custos necessários para ultrapassar a crise são acentuados. Atualmente, é difícil prever uma mudança geral para melhor. No entanto, poupamos um grande montante de capital próprio para períodos excecionais como este. E estamos a fazer face a todos os custos.“Em alguns países foi anunciada a redução do período de trabalho, mas não na Alemanha.”Queremos minimizar tanto quanto possível o impacto nos nossos funcionários. E temos de continuar a fazer investimentos decisivos no futuro.“Estes incluem, por exemplo, a atual construção de um túnel e o desenvolvimento do novo espaço para um edifício adicional nas instalações de Colónia. O elevado grau de investimento na digitalização também continua. Só no ano de 2019, a empresa colocou na web mais oito simuladores de duração de vida e ferramentas online, por exemplo, para rodas dentadas, rolamentos e veios, bem como a plataforma RBTX para robótica low-cost. Entretanto, 38 ferramentas online podem ser utilizadas gratuitamente e sem necessidade de registo. Frank Blase salienta:”Ambos os projetos modelo, da nova construção e digitalização, têm o mesmo foco: os clientes devem obter as suas soluções de motion plastics de forma rápida, fácil e fiável. Este é um objetivo importante, particularmente neste momento, que destacamos repetidamente nas nossas reuniões de crise diárias.”

REVISTAS

Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterMetal

    27/03/2024

  • Newsletter InterMetal

    20/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.intermetal.pt

InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Estatuto Editorial