Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

ISQ capacita PME para digitalização

Redação Induglobal01/07/2020
Depois de ter desenvolvido o Programa SHIFTo4.0, um projeto que permitiu diagnosticar e apoiar as empresas na criação de um plano de ação que as tornasse mais competitivas no contexto da Economia 4.0, o ISQ lança agora um inovador Programa designado de SHIFT2Future.
Imagen

“O objetivo é reforçar a consciencialização das PME para uma economia de nova geração no quadro da Indústria 4.0” e capacitá-las com conhecimento e metodologias que permitam acelerar a sua transformação para a economia digital, deixando-as mais preparadas para enfrentar e ultrapassar os novos desafios inerentes ao novo paradigma económico”, explica Pedro Matias, presidente do ISQ.

A aplicação nas empresas da ferramenta SHIFTo4.0 veio demonstrar a necessidade de i) haver um esforço nacional, continuado, no que respeita à sensibilização das empresas para o paradigma da Indústria 4.0 (i4.0), ii) uma ação concertada na capacitação de pessoas (com vista ao aumento de conhecimento tanto ao nível da gestão como ao nível técnico das empresas), iii) a disponibilização de ferramentas facilitadoras de endogeneização de conhecimento e iv) ainda o reforço da capacidade de apoio às PME na implementação de soluções i4.0.

Assim, o SHIFT2FUTURE surge para dar resposta a estas necessidades e desta forma contribuir para acelerar a transição das PME para a economia i4.0. “No fundo, vai gerar conhecimento com ações de sensibilização e capacitação bem como desenvolvimento de ferramentas adaptadas (software, aplicações visuais) a setores de atividade, sensibilizando os vários níveis na empresa (desde o topo à base)”, complementa Pedro Matias.

Imagen

O SHIFT2FUTURE vai incidir em PME (cerca de 300) de dez setores de atividade (desde o IOT a Agroalimentar) nas regiões Norte, Centro e Alentejo, abarcando assim alguns setores não analisados anteriormente no SHIFTo4.0. O programa iniciar-se-á em setembro de 2020 e terá uma duração de 24 meses.

“O SHIFT2FUTURE é, sem dúvida, uma iniciativa da maior relevância na sensibilização e capacitação das PME para a i4.0, logo para o seu futuro e está muito alinhado com aquilo que Portugal e a Europa têm vindo a fazer no quadro da Transição Digital e do Programa Portugal Digital lançado pelo Ministério da Economia e da Transição Digital que apela a uma grande transformação a nível das Pessoas, das Empresas e do Estado”, conclui Pedro Matias.

REVISTAS

Siga-nosnorelemWalter Tools Ibérica, S.A.U.

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterMetal

    17/04/2024

  • Newsletter InterMetal

    10/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.intermetal.pt

InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Estatuto Editorial