Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa
Os sistemas HMIS e os novos softwares permitem aumentar a produtividade

Avanços na retificação digital

Departamento de retificação cilíndrica da United Grinding27/03/2020
As operações de retificação cilíndrica verdadeiramente produtivas dependem de soluções digitais, desde HMI (interfaces homem-máquina, ou sistemas operativos) até software. O avanço contínuo destas soluções permitiu um rendimento e uma produtividade excecionais, ajudando os fabricantes a utilizar a sua tecnologia de retificação cilíndrica de última geração em todo o seu potencial.

Um sistema operativo/HMI eficaz simplifica todos os aspetos da retificação cilíndrica, desde a formação até à produção de peças. Os fabricantes de hoje em dia exigem soluções baseadas em conceitos de software aberto e que sejam fáceis de utilizar e intuitivas. Foi para estas exigências que o OEM de retificadoras cilíndricas Studer desenvolveu as suas soluções OS StuderWIN e StuderSIM, que aproveitam uma ampla gama de módulos e funções para diminuir os tempos de preparação, programação e retificação da máquina, assegurando assim as mais elevadas taxas de utilização da máquina.

Os primeiros sistemas operativos e soluções de software

Durante centenas de anos, a retificação foi a forma preferida para dar forma e acabamento aos metais e outros materiais. Os artesãos utilizavam mós rotativas desde o primeiro século, mas as máquinas de retificar no sentido moderno surgiram em meados do século XIX durante a Revolução Industrial. Nessa época, a retificação era verdadeiramente uma arte. Para se conseguirem ótimos resultados era necessário um operador especialista que pudesse manipular cada elemento do processo. Esse esforço incluía o ajuste e a regulação das velocidades e dos avanços através de volantes em máquinas de rigidez questionável.

À medida que as máquinas de retificação se tornavam mais capazes e precisas, o controlo numérico (NC) por meio de fitas perfuradas surgiu nos anos 50 do século XX e fez com que as operações de retificação fossem ainda mais precisas e repetíveis. No final dos anos 70 e início dos anos 80, os controlos numéricos computorizados (CNC) aceleraram o processo de programação. Não obstante, a programação de uma operação de retificação requeria tanto um conhecimento profundo dos numerosos fatores que afetavam os resultados da retificação como a familiaridade com a linguagem e os códigos de programação dos computadores. A tecnologia de programação evoluiu mais tarde até proporcionar ciclos pré-programados predefinidos que podiam ser preparados com antecedência para produzir a peça pretendida. No entanto, estes programas não estavam otimizados para peças ou materiais específicos e careciam de mensagens de erro ou de outros meios para verificar um programa antes de este ser executado.

A retificação bem-sucedida, especialmente em cenários de oficina de trabalho ou de fabrico de alta mistura/baixo volume...

A retificação bem-sucedida, especialmente em cenários de oficina de trabalho ou de fabrico de alta mistura/baixo volume, continua a exigir uma análise cuidadosa de múltiplos fatores para se conseguirem os melhores resultados.

O sucesso da retificação, especialmente em cenários de oficina de trabalho ou de fabrico de alta mistura/baixo volume, continua a exigir uma análise cuidadosa de múltiplos fatores para se conseguirem os melhores resultados. Por conseguinte, o software de retificação é especializado e complexo. À luz das exigências cada vez mais rigorosas de produção e precisão das peças na indústria transformadora, e reconhecendo o número cada vez menor de pessoal de oficina com experiência na retificação, a maximização da eficiência e a facilidade de utilização do software de retificação e dos sistemas operativos tornou-se numa questão crítica.

Os benefícios e a funcionalidade dos sistemas operativos e do software de hoje em dia

Para extrair a máxima produtividade dos seus equipamentos, os construtores de máquinas de retificação desenvolveram os seus próprios sistemas operativos e pacotes de software. A Studer proporciona os sistemas operativos e o software de retificação cilíndrica StuderWIN e StuderSIM que exploram plenamente as capacidades avançadas das versáteis retificadoras da empresa. O StuderWIN é uma solução de programação externa/universal orientada para a peça de trabalho com armazenamento de dados e visualização específica do ciclo da ferramenta de retificação em relação à peça de trabalho. O software multicanal StuderSIM permite uma programação completa de todos os ciclos básicos para a retificação e o reavivamento, com ênfase nas aplicações complexas internas e de raio.

StuderWIN

O software StuderWIN agiliza o processo de programação da retificação cilíndrica. Permite ao operador configurar a máquina de forma eficiente e conseguir uma produção rentável sem ter que consultar repetidamente numerosos menus de opções. Com informação importante disponível num relance, o software orienta as tarefas de retificação detalhadas e precisas através de uma série de funções de fácil utilização. Um ponto central é a redução dos tempos de preparação. A função Quick-Set permite reajustar a máquina em muito pouco tempo com a ajuda de uma sonda de medição eletrónica. A peça de trabalho e os retificadores introduzem-se na mó abrasiva e todos os passos relevantes são registados através de um procedimento de aprendizagem numa janela de ecrã orientadora. Uma característica crucial do software de retificação Studer é a linguagem de programação visual StuderPictogramming. Uma inovação da Studer, a pictogramação permite ao operador programar uma máquina através de um conjunto de pictogramas gráficos ou de sub-rotinas baseados nos resultados pretendidos. Cada ciclo tem o seu próprio símbolo distintivo ou “Picto” que permite consultar os parâmetros do processo numa simples caixa de diálogo. Os pictogramas também proporcionam acesso à ampla biblioteca de aplicações de retificação da Studer na fábrica.

O software executa os ciclos pictogramados para se conseguir a configuração, a definição e gestão de ferramentas, as correções, a criação de programas e a visualização do processo. Também facilita o diagnóstico e a análise. Os utilizadores podem utilizar o software com ou sem um ecrã tátil, e podem criar programas com gráficos visuais nos controlos das máquinas baseadas em PC ou em computadores fora de linha. Do mesmo modo, os operadores podem proceder à resolução de problemas através de ensaios a seco realizados na máquina sem retificar realmente uma peça. As capacidades de simulação permitem aos operadores testar os programas com confiança.

O software de retificação Studer proporciona capacidade de medição para avaliar a peça antes e depois da retificação, mas também permite uma medição em processo que pode iniciar ajustes de parâmetros automatizados em tempo real e eliminar a necessidade de intervenção do operador. Isto dá liberdade ao operador para programar a próxima peça, tratar de outra máquina ou maximizar a sua produtividade.

O software de retificação Studer proporciona capacidade de medição para avaliar a peça antes e depois da retificação...

O software de retificação Studer proporciona capacidade de medição para avaliar a peça antes e depois da retificação, mas também permite uma medição em processo que pode iniciar ajustes de parâmetros automatizados em tempo real e eliminar a necessidade de intervenção do operador.

StuderSIM

O atual software StuderSIM, flexível e fácil de utilizar, é adequado para todas as operações de retificação cilíndrica, com ênfase na retificação interna e especialmente na retificação de raios. O StuderSIM suporta a operação multicanal e o recálculo em processo, o que é necessário para produzir um complexo movimento simultâneo da mó abrasiva. A indexação da mó enquanto oscila simultaneamente ao longo do rebordo da peça produz raios contínuos e suaves. O desgaste da mó é uniforme, maximizando a vida da ferramenta e reduzindo os ciclos de reavivamento. Em muitos casos, a superfície resultante, extremamente lisa, reduz ou elimina a necessidade de polimento posterior à retificação. E quando se dispõe de várias mós, os ciclos de desbaste, intermédio e de acabamento são realizados com uma única fixação, com a peça que sai da máquina completa.

Os ciclos básicos como a retificação de planos, orifícios, cones e roscas, a retificação e a medição definem-se através de janelas de introdução de parâmetros no StuderSIM. A ajuda dinâmica orienta o operador na criação de dados de retificação. Depois da programação, o processo pode ser simulado e otimizado. Isto resulta em tempos de programação curtos e num aumento da eficácia dos custos. Com o StuderSIM, os operadores podem dar origem às definições das peças de trabalho a partir de um desenho e gerar todos os dados geométricos necessários para os ciclos de retificação. Estes utilizadores podem verificar e visualizar o processo de retificação por meio da simulação no HMI StuderSIM ou num PC fora de linha.

Módulos de expansão e pacotes integrados

A natureza modular dos sistemas operativos e do software de retificação Studer permite aos utilizadores acrescentar capacidades e funções personalizadas que se adaptam às suas necessidades específicas de produção através de módulos de expansão e pacotes de funções integradas.

O StuderTechnology Integrated permite aos utilizadores beneficiar da ampla experiência da Studer em fábrica e dos potentes sistemas de software. Em vez de se basear em valores conservadores padronizados que as máquinas e mós de retificação aplicam, muito abaixo das suas capacidades potenciais de rendimento, o módulo determina valores ideais a partir da análise de importantes variáveis do processo, como o material da mó, as características da peça de trabalho e as condições do refrigerante. O operador apenas tem de definir objetivos de produção específicos, e o software calcula com precisão os tempos de maquinagem e outros parâmetros para se conseguir a máxima eficiência económica. Os utilizadores podem simular e verificar os programas para detetar possíveis conflitos no contexto de trabalho da máquina. Os programas de retificação existentes criados manualmente podem ser analisados, comparados com os valores sugeridos e modificados ou substituídos, caso se pretenda.

O StuderDress Integrated utiliza uma estratégia avançada para perfilar as mós abrasivas novas e usadas, que implica a informação adquirida de uma peça de trabalho definida graficamente. Os utilizadores podem arrastar a imagem da mó abrasiva para a peça de trabalho virtual, utilizando um comando de “Arrastar e Cortar”. Os pontos de arrasto existentes facilitam o posicionamento da mó nos pontos de referência pretendidos e, dependendo do perfil previsto da mó, um número otimizado de passagens de corte pode permitir que se retifique 3 a 10 vezes mais rapidamente do que com os métodos convencionais.

O StuderContour Integrated está concebido para a maquinagem de alta precisão dos contornos longitudinais através de um método de desbaste. O software realiza a retificação de desbaste com definição automática de passagens de corte, aplicações de retificação convexa/côncava e retificação de contornos. As trajetórias de ferramentas divididas produzem o curso mais curto e maximizam o rendimento de corte das mós. Os utilizadores podem importar contornos específicos através de uma interface DXF e IGS.

O StuderForm e o StuderFormHSM integrados facilitam a retificação de configurações de peças fora da rede. O software de retificação de formas universal StuderForm permite a maquinagem de curvas e polígonos para aplicações standard em pequenas séries de produção. São proporcionadas macros para formas standard, e as formas livres podem ser retificadas usando o formato DXF. O software StuderFormHSM é uma tecnologia mais especializada, que proporciona uma capacidade de alta velocidade para a retificação fora da superfície e para a maquinagem de formas e polígonos exigentes, tanto na produção de componentes individuais como na de grandes lotes.

O papel do software e dos sistemas operativos tornou-se crítico à medida que a geração de operadores de máquinas retificadoras...
O papel do software e dos sistemas operativos tornou-se crítico à medida que a geração de operadores de máquinas retificadoras, que aprenderam o seu ofício em máquinas manuais, é substituída por operadores mais jovens que, nascidos numa geração digital, não estão familiarizados com os elementos básicos (manuais) da retificação de precisão.

Conclusão

As operações de retificação proporcionam resultados que frequentemente são inalcançáveis com outras formas de polimento ou tratamento de superfícies. Foi este o caso durante séculos, e a longa história da retificação implicou melhorias contínuas nas máquinas e nas mós de retificação. Juntamente com essas melhorias, a quantidade de conhecimentos e a experiência necessária para utilizar o equipamento de retificação também cresceram e evoluíram. O controlo infalivelmente preciso do processo é essencial para se obterem resultados consistentes, e o controlo computorizado assegura um movimento da roda sem erros. Agora, os novos desenvolvimentos centram-se na maximização da eficiência e na facilidade de utilização do software que orienta os comandos do computador. O papel do software e dos sistemas operativos tornou-se crítico à medida que a geração de operadores de máquinas retificadoras, que aprenderam o seu ofício em máquinas manuais, é substituída por operadores mais jovens que, nascidos numa geração digital, não estão familiarizados com os elementos básicos (manuais) da retificação de precisão.

REVISTAS

Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterMetal

    27/03/2024

  • Newsletter InterMetal

    20/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.intermetal.pt

InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Estatuto Editorial